Avançar para o conteúdo principal

Espanhóis começam a gerir marinas de Viana em Setembro

A partir de Setembro o grupo espanhol MarePuertos deve assumir a gestão das duas marinas de recreio da cidade de Viana do Castelo e uma terceira, para embarcações de recreio de maior dimensão, que vai nascer no actual local de acostagem dos barcos de pesca, anunciou na Geice FM o presidente da administração do Porto de Mar de Viana do Castelo. “Esperamos assinar o contrato de concessão até ao final de Setembro e no dia seguinte as duas marinas próximas da Ponte Eiffel começam logo a ser geridas pelo concessionário. A terceira, a maior, só depois de concretizada a obra”, explicou Matos Fernandes.
Para já, as construções previstas para o espaço entre a marina e rio pelo plano de pormenor para aquela zona da cidade, como um hotel, um aparthotel e um espaço comercial “não vão avançar”, explicou ainda. Entretanto já foi aprovado o lançamento do concurso público para a construção do novo porto de pesca de Viana do Castelo, que “permitirá o ordenamento do estacionamento da frota de pesca em melhores condições de segurança e operacionalidade”. Assim, será libertada a ex-doca comercial para a construção da futura marina Atlântica, a terceira estrutura da cidade, numa empreitada global estimada em dois milhões de euros. “Tem adjudicação prevista para o final do corrente ano, data em que se iniciarão as obras, cuja conclusão se concretizará em finais de 2011”, explicou a administração portuária. Por resolver fica a concessão da gestão das marinas, depois da vitória, no concurso público, de um grupo de empresários locais. No entanto a administração portuária foi confrontada com o direito de preferência, exercido por um grupo espanhol, que resultou das regras estabelecidas na primeira fase do concurso, em que se apresentaram os espanhóis da MarePuertos. Este contrato de concessão, que estipula uma renda anual de 90 mil euros e um investimento de 5,2 milhões, deverá ser assinado em breve, mas os responsáveis pelo Real Iate de Viana, o grupo de empresários que venceu inicialmente o concurso, não se conforma e admite recorrer para os tribunais. “Portugal é um estado de Direito. Mas em absoluto temos a certeza de toda legalidade do processo”, defendeu ainda Matos Fernandes.

Fonte: Rádio Geice (08.08.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo