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Espanhóis começam a gerir marinas de Viana em Setembro

A partir de Setembro o grupo espanhol MarePuertos deve assumir a gestão das duas marinas de recreio da cidade de Viana do Castelo e uma terceira, para embarcações de recreio de maior dimensão, que vai nascer no actual local de acostagem dos barcos de pesca, anunciou na Geice FM o presidente da administração do Porto de Mar de Viana do Castelo. “Esperamos assinar o contrato de concessão até ao final de Setembro e no dia seguinte as duas marinas próximas da Ponte Eiffel começam logo a ser geridas pelo concessionário. A terceira, a maior, só depois de concretizada a obra”, explicou Matos Fernandes.
Para já, as construções previstas para o espaço entre a marina e rio pelo plano de pormenor para aquela zona da cidade, como um hotel, um aparthotel e um espaço comercial “não vão avançar”, explicou ainda. Entretanto já foi aprovado o lançamento do concurso público para a construção do novo porto de pesca de Viana do Castelo, que “permitirá o ordenamento do estacionamento da frota de pesca em melhores condições de segurança e operacionalidade”. Assim, será libertada a ex-doca comercial para a construção da futura marina Atlântica, a terceira estrutura da cidade, numa empreitada global estimada em dois milhões de euros. “Tem adjudicação prevista para o final do corrente ano, data em que se iniciarão as obras, cuja conclusão se concretizará em finais de 2011”, explicou a administração portuária. Por resolver fica a concessão da gestão das marinas, depois da vitória, no concurso público, de um grupo de empresários locais. No entanto a administração portuária foi confrontada com o direito de preferência, exercido por um grupo espanhol, que resultou das regras estabelecidas na primeira fase do concurso, em que se apresentaram os espanhóis da MarePuertos. Este contrato de concessão, que estipula uma renda anual de 90 mil euros e um investimento de 5,2 milhões, deverá ser assinado em breve, mas os responsáveis pelo Real Iate de Viana, o grupo de empresários que venceu inicialmente o concurso, não se conforma e admite recorrer para os tribunais. “Portugal é um estado de Direito. Mas em absoluto temos a certeza de toda legalidade do processo”, defendeu ainda Matos Fernandes.

Fonte: Rádio Geice (08.08.2010)

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Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

Caos de cabos de energia e comunicações

Ao caminhar pelas ruas da cidade de Viana do Castelo, não é difícil encontrar fachadas de edifícios com uma imensidão de cabos elétricos e de telecomunicações colocados de forma desordenada e pendurados entre prédios. Não haverá maneira de pressionar as operadoras a arranjarem melhores soluções quando instalam os cabos? Não deveriam ser obrigadas a retirar os cabos “mortos”, e transferir para o subsolo os que ainda estão ativos, preservando fachadas e a imagem da cidade? É preciso limpar estas manchas da paisagem e valorizar o património. 📸 fev 2025 | Olhar Viana do Castelo

Um ano depois, o gradeamento continua por arranjar

A 1 de fevereiro de 2024, um automóvel despistou-se e caiu da ponte Eiffel de Viana do Castelo, derrubando o gradeamento. O gradeamento continua ainda por arranjar. Solução provisória já dura há doze meses. 📸 fev 2025 | Olhar Viana do Castelo

Os Parques de Estacionamento Grátis, mais Baratos e mais Caros de Viana

Se reside em Viana do Castelo ou é um visitante ocasional mas tem dificuldades em encontrar lugares de estacionamento na rua (gratuitos ou a pagar), a solução passa por recorrer a parques. Comparámos os tarifários de alguns desses parques de estacionamento públicos ou privados (tanto à superfície como subterrâneos) perto do centro da cidade (entenda-se por centro, a Praça da República). Veja na tabela abaixo quais os mais baratos e os mais caros. NOTA:  O Parque do Gil Eannes e o Parque da Marina/Cais Viana são à superfície os restantes são subterrâneos. O Parque da Estação Viana Shopping é grátis de 2ª a 5ª feira a partir das 20:00 (DIAS ÚTEIS)

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.