Avançar para o conteúdo principal

''Nova'' Monserrate abre portas em Setembro

Mais de 75% dos 14 mil metros quadrados da obra que estava prevista para a Escola Secundária de Monserrate vai estar pronta para a estreia no arranque do próximo ano lectivo, avançou à Geice FM a direcção daquele estabelecimento escolar. Segundo o subdirector da Secundária de Monserrate, Manuel Vitorino, nos próximos dias será entregue o principal edifício, que nasceu junto à Avenida do Atlântico e que passa a oferecer as novas valências de cantina, bar, pavilhão gimnodesportivo, biblioteca, administração, secretaria e arquivo. Até ao arranque do ano lectivo o edifício das aulas normais e das aulas das tecnologias da informação também estará concluído.
As obras de remodelação da Escola Secundária de Monserrate estavam orçadas em 14 milhões de euros e permitirão duplicar o espaço escolar, passando dos anteriores 7000 para 14 mil metros quadrados. As obras, com um prazo de execução de 18 meses, obrigaram a escola a recorrer a 15 contentores para funcionarem como salas de aula no último ano lectivo. . A escola é frequentada por cerca de 1800 alunos e a forte redução do espaço para convívio, reconheceu a direcção do estabelecimento, levou ao aumento dos conflitos em ambiente escolar. Com 45 anos, a Secundária de Monserrate, antiga escola técnica, recebe assim a primeira "intervenção de fundo" da sua história.“Tivemos que fazer mudanças no decurso do ano lectivo e, claro está, houve constrangimentos de espaço. Obras e ensino a decorrer em simultâneo não é a situação mais desejável mas foi por uma boa causa”, acrescentou Manuel Vitorino. O projecto foi desenhado pelo arquitecto Marques Franco, também professor naquela escola, e durante o ano lectivo anterior foram já entregues os laboratórios, oficinas e salas de arte.

Fonte: Rádio Geice (15.08.2010)

Escola Secundária de Monserrate (maquete), Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

A época da lampreia está aí

No rio Lima, em Viana do Castelo, a faina faz-se entre o estuário e a freguesia de Lanheses, numa extensão aproximada de 10 quilómetros. A época legal da pesca da lampreia no rio Lima ainda agora está no início, prolongando-se até ao mês de abril. Faça sol ou faça chuva, durante este período é habitual ver a azáfama dos pescadores a lançar e recolher redes, na esperança de que alguma lampreia se tenha enredado. Uns têm mais sorte que outros. Cada lanço é sempre uma surpresa, já que tanto podem pescar uma ou mais lampreias, como nenhuma.

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo