Avançar para o conteúdo principal

''Nova'' Monserrate abre portas em Setembro

Mais de 75% dos 14 mil metros quadrados da obra que estava prevista para a Escola Secundária de Monserrate vai estar pronta para a estreia no arranque do próximo ano lectivo, avançou à Geice FM a direcção daquele estabelecimento escolar. Segundo o subdirector da Secundária de Monserrate, Manuel Vitorino, nos próximos dias será entregue o principal edifício, que nasceu junto à Avenida do Atlântico e que passa a oferecer as novas valências de cantina, bar, pavilhão gimnodesportivo, biblioteca, administração, secretaria e arquivo. Até ao arranque do ano lectivo o edifício das aulas normais e das aulas das tecnologias da informação também estará concluído.
As obras de remodelação da Escola Secundária de Monserrate estavam orçadas em 14 milhões de euros e permitirão duplicar o espaço escolar, passando dos anteriores 7000 para 14 mil metros quadrados. As obras, com um prazo de execução de 18 meses, obrigaram a escola a recorrer a 15 contentores para funcionarem como salas de aula no último ano lectivo. . A escola é frequentada por cerca de 1800 alunos e a forte redução do espaço para convívio, reconheceu a direcção do estabelecimento, levou ao aumento dos conflitos em ambiente escolar. Com 45 anos, a Secundária de Monserrate, antiga escola técnica, recebe assim a primeira "intervenção de fundo" da sua história.“Tivemos que fazer mudanças no decurso do ano lectivo e, claro está, houve constrangimentos de espaço. Obras e ensino a decorrer em simultâneo não é a situação mais desejável mas foi por uma boa causa”, acrescentou Manuel Vitorino. O projecto foi desenhado pelo arquitecto Marques Franco, também professor naquela escola, e durante o ano lectivo anterior foram já entregues os laboratórios, oficinas e salas de arte.

Fonte: Rádio Geice (15.08.2010)

Escola Secundária de Monserrate (maquete), Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Intervenção na ponte móvel da marina de Viana, entrou na fase final

A ponte móvel pedonal localizada na margem direita do rio Lima, na entrada da marina de Viana do Castelo está inoperacional há mais de 2 anos. Presentemente, está em fase final a intervenção na ponte (e respetivos acessos) que teve início há cerca de seis meses. Inaugurada em 2007, esta travessia tem sofrido avarias constantes ao longo da sua existência. Espera-se que esta intervenção garanta a operacionalidade da infraestrutura a longo prazo.  A ponte está dotada da possibilidade de rotação de forma a permitir não só a passagem de peões (em posição fechada) mas também das embarcações (em posição aberta).  📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo

O segundo espaço verde mais antigo da cidade

Criado em 1888, de forma triangular com 5.500m2 Jardim D. Fernando  Praça General Barbosa Monserrate, Viana do Castelo 📸 14 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Já visitou a Feira do Vinil?

Começou hoje nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), com a presença de oito expositores. A entrada é livre! 18 de abril, das 14h00 às 20h00 e das 21h00 às 24h00 19 de abril, das 11h00 às 18h00  Hoje, 18 de abril, entre as 22h00 e as 24h00 a animação estará a cargo do DJ Victor Coutinho. Esta 1ª edição da Feira do Vinil em Viana do Castelo contará também com uma “Street Food” na Porta Mexia Galvão (traseiras dos Antigos Paços do Concelho). 📸 18 abril 2026 | @olharvianadocastelo