Avançar para o conteúdo principal

Igreja da Matriz (Caminha)

A Igreja da Matriz de Caminha esteve encerrada ao público desde o ano de 2001 até 16 de Dezembro de 2007. Durante este período sofreu obras de requalificação, orçadas em cerca de 3 milhões de euros, que incluíram a reabilitação de fachadas, com tratamento da pedra, recuperação da cobertura, remodelação do pavimento, entre outros trabalhos.
Depois desta reabertura, voltou novamente a encerrar por razões técnicas, reabrindo novamente no passado dia 10 de Julho.

"A cenográfica, imponente e sobranceira Matriz de Caminha é o resultado da "riqueza e do querer desta póvoa marítima" que, nos finais da Idade Média, patrocinou a construção de uma das mais importantes obras do tardo-gótico português (ALMEIDA, 1987, p.150). Quer a qualidade da construção, quer a extrema rapidez com que foi executada, quer, ainda, a relevância artística e económica dos acrescentos (enriquecimentos) posteriores, provam bem a importância deste templo no contexto da História da Arte portuguesa na viragem para a época moderna.
A sua construção iniciou-se em 1488, sob orientação dos mestres biscaínhos Tomé de Tolosa e Francisco Fial. Este processo deu-se em perfeita actualidade com a entrada, no nosso país, de numerosos arquitectos formados em Espanha, em particular nos grandiosos estaleiros das Catedrais de Burgos e de Sevilha, e de que Júlio de Castilho foi o expoente máximo (PEREIRA, 1995, vol.2, pp.68-69). No Norte de Portugal, vamos encontrá-los a dirigir obras em Caminha, Vila do Conde, Braga, Lamego, etc., progredindo depois para o Sul.
Ao que tudo indica, a igreja foi concluída escassos vinte e cinco anos depois, pois logo em 1511 estaria colocado o provável tecto de alfarge, devido ao mestre galego Fernão de Muñoz (PEREIRA, 1995, p.89) e os dois portais certamente encontravam-se em fase de acabamento, se não estivessem já terminados.
Nesse quarto de século, assistimos a duas fases fundamentais: nos primeiros tempos, o risco e direcção de mestres biscaínhos; depois, à medida que estes foram sendo atraídos pelo Sul, vamos encontrar um português de Viana à frente das obras, Pero Galego, a quem se atribui a conclusão da igreja e a Capela dos Mareantes. Entre estes nomes, observa-se um lento abandono do vocabulário tardo-gótico de ascendência plateresca e uma progressiva abertura ao Renascimento, sobre um fundo volumétrico tradicional, aspectos que, combinados, colocam este templo num estádio de excepção face à generalidade da arquitectura nacional".

Ler mais...
Texto retirado do site do IGESPAR





MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana do Castelo acende as luzes de Natal a 7 de novembro de 2026

Foi, esta terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, por unanimidade, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um investimento financeiro na iluminação de Natal semelhante ao dos anos transatos, 200 mil euros, mas com um reforço do número de ruas iluminadas. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. A proposta integra “significativos incrementos”, nomeadamente com implementação dos espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a colocação da árvore multimédia no Largo de São Domingos, com vista à promoção de uma maior distribuição das pessoas pelas atrações e pelo centro histórico, bem como a inclusão da Rua de Viana, para a dinamização do comércio tradicional neste local. Serão iluminados cerca de quarenta arruamentos do centro histórico. Na A...

Loja da Fábrica da Louça Regional de Viana volta a abrir este fim de semana

Desde junho de 2026, que centenas de pessoas já passaram pela loja da Fábrica da Louça Regional de Viana, situada na Rua da Fábrica, Meadela, Viana do Castelo, para adquirir peças desta emblemática louça. Recorde-se que esta fábrica encerrou e deixou de produzir desde 2006, tendo em stock ainda cerca de um milhão de peças que os atuais proprietários estão a tentar vender. Para o efeito, desde junho deste ano que abrem a loja um fim de semana por mês, até esgotar o stock. Este fim de semana, volta a abrir portas este sábado, dia 3, das 14h00 às 19h00 e no domingo, dia 4, das 10h00 às 13h00. Aproveite o fim de semana e passe por lá!  📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Sexta-feira é dia de Feira Semanal!

Campo d’Agonia  Viana do Castelo  📸 2 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo de Outros Tempos. Reconhece estes lugares?

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam. Estas fotografias antigas de Viana do Castelo mostram-nos como eram as ruas e as vistas de algumas zonas da cidade. A cidade transformou-se, cresceu, ganhou novos contornos. Consegue encontrar as diferenças? 

"VIANA À MESA: 1920-1970". Exposição nos Antigos Paços do Concelho

Uma exposição que nos leva numa viagem pela mesa dos vianenses entre 1920 e 1970. Uma oportunidade para ver como comíamos, onde comíamos, onde nos abastecíamos, em Viana do Castelo durante aquele período, numa iniciativa do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. A inauguração da exposição terá lugar no dia 2 de outubro de 2026, às 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), e contará com a presença de José Pacheco Pereira. Pode ser visitada de 2 a 31 de outubro. Nos dias 3 e 17 de outubro, às 11 horas, há visitas guiadas. Uma exposição a não perder. A entrada é livre!