Avançar para o conteúdo principal

Igreja da Matriz (Caminha)

A Igreja da Matriz de Caminha esteve encerrada ao público desde o ano de 2001 até 16 de Dezembro de 2007. Durante este período sofreu obras de requalificação, orçadas em cerca de 3 milhões de euros, que incluíram a reabilitação de fachadas, com tratamento da pedra, recuperação da cobertura, remodelação do pavimento, entre outros trabalhos.
Depois desta reabertura, voltou novamente a encerrar por razões técnicas, reabrindo novamente no passado dia 10 de Julho.

"A cenográfica, imponente e sobranceira Matriz de Caminha é o resultado da "riqueza e do querer desta póvoa marítima" que, nos finais da Idade Média, patrocinou a construção de uma das mais importantes obras do tardo-gótico português (ALMEIDA, 1987, p.150). Quer a qualidade da construção, quer a extrema rapidez com que foi executada, quer, ainda, a relevância artística e económica dos acrescentos (enriquecimentos) posteriores, provam bem a importância deste templo no contexto da História da Arte portuguesa na viragem para a época moderna.
A sua construção iniciou-se em 1488, sob orientação dos mestres biscaínhos Tomé de Tolosa e Francisco Fial. Este processo deu-se em perfeita actualidade com a entrada, no nosso país, de numerosos arquitectos formados em Espanha, em particular nos grandiosos estaleiros das Catedrais de Burgos e de Sevilha, e de que Júlio de Castilho foi o expoente máximo (PEREIRA, 1995, vol.2, pp.68-69). No Norte de Portugal, vamos encontrá-los a dirigir obras em Caminha, Vila do Conde, Braga, Lamego, etc., progredindo depois para o Sul.
Ao que tudo indica, a igreja foi concluída escassos vinte e cinco anos depois, pois logo em 1511 estaria colocado o provável tecto de alfarge, devido ao mestre galego Fernão de Muñoz (PEREIRA, 1995, p.89) e os dois portais certamente encontravam-se em fase de acabamento, se não estivessem já terminados.
Nesse quarto de século, assistimos a duas fases fundamentais: nos primeiros tempos, o risco e direcção de mestres biscaínhos; depois, à medida que estes foram sendo atraídos pelo Sul, vamos encontrar um português de Viana à frente das obras, Pero Galego, a quem se atribui a conclusão da igreja e a Capela dos Mareantes. Entre estes nomes, observa-se um lento abandono do vocabulário tardo-gótico de ascendência plateresca e uma progressiva abertura ao Renascimento, sobre um fundo volumétrico tradicional, aspectos que, combinados, colocam este templo num estádio de excepção face à generalidade da arquitectura nacional".

Ler mais...
Texto retirado do site do IGESPAR





MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Está escolhido o rosto do cartaz da Romaria d’Agonia de 2025

Acaba de ser escolhida a Mordoma do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2025, num evento que teve lugar hoje 07 de março, no Teatro Municipal Sá de Miranda. Trata-se de Bruna Torre, de 17 anos de idade, natural de Viana do Castelo. A mordoma do cartaz, foi escolhida por um júri, entre 20 finalistas selecionadas (Contudo, devido a imprevistos de última hora, duas das jovens tiveram que desistir). Agora que está escolhido o rosto do cartaz da Romaria de 2025, a VianaFestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vão convidar 3 fotógrafos, que apresentarão cada um, uma proposta, na qual figura a jovem mordoma. A Romaria d'Agonia vai decorrer este ano, durante nove dias, de 12 a 20 de agosto.

Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Chegada da faina

A embarcação de pesca artesanal NOVA SRA. DA BONANÇA a chegar de mais um dia de trabalho no mar, ao Portinho de Pesca de Castelo do Neiva. Com a ajuda de um guincho, o barco é puxado pela rampa até ao varadouro. No concelho de Viana do Castelo, Castelo do Neiva, localidade rica em histórias e tradições, do polvo ao sargaço, foi elevada a vila no passado dia 13 de março de 2025, por aprovação unânime da Assembleia da República. 📸 14 mar 2025 | Olhar Viana do Castelo