Avançar para o conteúdo principal

Romaria D'Agonia 2010: Procissão e cortejo esgotados


Não faltam interessados em tomar parte em alguns dos principais quadros das Festas da Agonia, em Viana do Castelo, romaria que arranca depois de amanhã, prolongando-se até domingo. As inscrições para o cortejo histórico e procissão estão já encerradas.
A três dias do arranque das festas, a azáfama era, ontem, grande nos espaços da Casa de S. José, firma de Viana do Castelo que há muito disponibiliza os trajes para alguns dos principais quadros da romaria, casos do cortejo e da procissão. As inscrições, divulgadas mesmo pelas paróquias do concelho, estavam já encerradas.
“A afluência foi superior à do ano passado, com as mulheres à cabeça”, revela, sem se poupar a um sorriso, a responsável pelo estabelecimento, Adelina Nunes, justificando a ocorrência com “a vaidade” da mulher minhota: “Os homens serão mais tímidos. Não serão todos”, graceja, afiançando que “muitos, porém, são os que preferem ver a envergar os trajes”.
Para cada uma das manifestações da romaria vianense, são disponibilizados pelo estabelecimento cerca de quatro centenas de fatos históricos e religiosos, destinando-se a maioria das criações a adultos e as restantes às crianças, o que não sucedia até recentemente. “Até há bem pouco tempo, a procissão contava apenas com crianças, que nela tomavam parte vestidas de anjinhos. Porém, devido a uma crescente diminuição do número de crianças, a procissão passou, há cerca de uma década, a integrar adultos, que serão, actualmente, em número superior”, vaticina. O mesmo sucede, afiança, no cortejo histórico, onde os adultos são em maior número que as crianças.
Para a romaria deste ano, Adelina Nunes garante que “há mais gente nova” que nas festas do ano passado, bem como visitantes, pessoas essas que escolhem Viana como destino de férias e não se poupam a envergar um traje e tomar parte na romaria. “Alguns fazem-no há já algum tempo. E tem muito gosto nisso”, garante.
Refira-se que, para tomar parte nos quadros da romaria, os interessados nada desembolsam pelo aluguer dos trajes, cabendo esses custos à organização das festas.

Fonte: Jornal de Notícias (18.08.2010)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Está escolhido o rosto do cartaz da Romaria d’Agonia de 2025

Acaba de ser escolhida a Mordoma do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2025, num evento que teve lugar hoje 07 de março, no Teatro Municipal Sá de Miranda. Trata-se de Bruna Torre, de 17 anos de idade, natural de Viana do Castelo. A mordoma do cartaz, foi escolhida por um júri, entre 20 finalistas selecionadas (Contudo, devido a imprevistos de última hora, duas das jovens tiveram que desistir). Agora que está escolhido o rosto do cartaz da Romaria de 2025, a VianaFestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vão convidar 3 fotógrafos, que apresentarão cada um, uma proposta, na qual figura a jovem mordoma. A Romaria d'Agonia vai decorrer este ano, durante nove dias, de 12 a 20 de agosto.

Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Chegada da faina

A embarcação de pesca artesanal NOVA SRA. DA BONANÇA a chegar de mais um dia de trabalho no mar, ao Portinho de Pesca de Castelo do Neiva. Com a ajuda de um guincho, o barco é puxado pela rampa até ao varadouro. No concelho de Viana do Castelo, Castelo do Neiva, localidade rica em histórias e tradições, do polvo ao sargaço, foi elevada a vila no passado dia 13 de março de 2025, por aprovação unânime da Assembleia da República. 📸 14 mar 2025 | Olhar Viana do Castelo