Avançar para o conteúdo principal

Romaria D'Agonia 2010: Procissão e cortejo esgotados


Não faltam interessados em tomar parte em alguns dos principais quadros das Festas da Agonia, em Viana do Castelo, romaria que arranca depois de amanhã, prolongando-se até domingo. As inscrições para o cortejo histórico e procissão estão já encerradas.
A três dias do arranque das festas, a azáfama era, ontem, grande nos espaços da Casa de S. José, firma de Viana do Castelo que há muito disponibiliza os trajes para alguns dos principais quadros da romaria, casos do cortejo e da procissão. As inscrições, divulgadas mesmo pelas paróquias do concelho, estavam já encerradas.
“A afluência foi superior à do ano passado, com as mulheres à cabeça”, revela, sem se poupar a um sorriso, a responsável pelo estabelecimento, Adelina Nunes, justificando a ocorrência com “a vaidade” da mulher minhota: “Os homens serão mais tímidos. Não serão todos”, graceja, afiançando que “muitos, porém, são os que preferem ver a envergar os trajes”.
Para cada uma das manifestações da romaria vianense, são disponibilizados pelo estabelecimento cerca de quatro centenas de fatos históricos e religiosos, destinando-se a maioria das criações a adultos e as restantes às crianças, o que não sucedia até recentemente. “Até há bem pouco tempo, a procissão contava apenas com crianças, que nela tomavam parte vestidas de anjinhos. Porém, devido a uma crescente diminuição do número de crianças, a procissão passou, há cerca de uma década, a integrar adultos, que serão, actualmente, em número superior”, vaticina. O mesmo sucede, afiança, no cortejo histórico, onde os adultos são em maior número que as crianças.
Para a romaria deste ano, Adelina Nunes garante que “há mais gente nova” que nas festas do ano passado, bem como visitantes, pessoas essas que escolhem Viana como destino de férias e não se poupam a envergar um traje e tomar parte na romaria. “Alguns fazem-no há já algum tempo. E tem muito gosto nisso”, garante.
Refira-se que, para tomar parte nos quadros da romaria, os interessados nada desembolsam pelo aluguer dos trajes, cabendo esses custos à organização das festas.

Fonte: Jornal de Notícias (18.08.2010)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.

Bom Caminho

São vários os caminhos que vão dar a Santiago de Compostela, na Espanha, sendo um deles, o Caminho Português da Costa. Viana do Castelo é um ponto de passagem obrigatório para milhares de peregrinos que, cada ano, escolhem rumar a Santiago de Compostela pelo litoral português.

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.