Avançar para o conteúdo principal

Romaria D'Agonia 2010: Procissão e cortejo esgotados


Não faltam interessados em tomar parte em alguns dos principais quadros das Festas da Agonia, em Viana do Castelo, romaria que arranca depois de amanhã, prolongando-se até domingo. As inscrições para o cortejo histórico e procissão estão já encerradas.
A três dias do arranque das festas, a azáfama era, ontem, grande nos espaços da Casa de S. José, firma de Viana do Castelo que há muito disponibiliza os trajes para alguns dos principais quadros da romaria, casos do cortejo e da procissão. As inscrições, divulgadas mesmo pelas paróquias do concelho, estavam já encerradas.
“A afluência foi superior à do ano passado, com as mulheres à cabeça”, revela, sem se poupar a um sorriso, a responsável pelo estabelecimento, Adelina Nunes, justificando a ocorrência com “a vaidade” da mulher minhota: “Os homens serão mais tímidos. Não serão todos”, graceja, afiançando que “muitos, porém, são os que preferem ver a envergar os trajes”.
Para cada uma das manifestações da romaria vianense, são disponibilizados pelo estabelecimento cerca de quatro centenas de fatos históricos e religiosos, destinando-se a maioria das criações a adultos e as restantes às crianças, o que não sucedia até recentemente. “Até há bem pouco tempo, a procissão contava apenas com crianças, que nela tomavam parte vestidas de anjinhos. Porém, devido a uma crescente diminuição do número de crianças, a procissão passou, há cerca de uma década, a integrar adultos, que serão, actualmente, em número superior”, vaticina. O mesmo sucede, afiança, no cortejo histórico, onde os adultos são em maior número que as crianças.
Para a romaria deste ano, Adelina Nunes garante que “há mais gente nova” que nas festas do ano passado, bem como visitantes, pessoas essas que escolhem Viana como destino de férias e não se poupam a envergar um traje e tomar parte na romaria. “Alguns fazem-no há já algum tempo. E tem muito gosto nisso”, garante.
Refira-se que, para tomar parte nos quadros da romaria, os interessados nada desembolsam pelo aluguer dos trajes, cabendo esses custos à organização das festas.

Fonte: Jornal de Notícias (18.08.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já é conhecido o rosto do cartaz da Romaria d'Agonia 2026

Mafalda Brandão, de 21 anos, natural de Areosa, Viana do Castelo, foi a Mordoma escolhida entre as 20 finalistas das 46 participantes no concurso da edição deste ano da Romaria d'Agonia.  Agora que está escolhida a “Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026”, a VianaFestas convidará três ilustradores a desenvolver propostas para o cartaz oficial, tendo como figura central a jovem selecionada. Entre as propostas apresentadas será escolhida a imagem que irá promover a Romaria de 2026 pelo mundo. A apresentação pública do cartaz oficial da Romaria d’Agonia 2026 está agendada para o dia 30 de maio. A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026 realiza-se de 15 a 23 de agosto, em Viana do Castelo.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Bem-vinda, primavera!

A primavera, a estação mais colorida e florida do ano, começa esta sexta-feira, 20 de março. Começa com céu encoberto e alguns chuviscos em Viana do Castelo. Mas há boas notícias, está prevista uma melhoria do estado do tempo já a partir de amanhã. É durante esta estação do ano que jardins e espaços verdes da cidade ganham um colorido especial. 📸 20 março 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Farol de Montedor faz hoje 116 anos

Localizado no lugar de Montedor, na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo, é composto por uma torre de 28 metros de altura e a sua luz tem um alcance luminoso de 22 milhas náuticas, aproximadamente 40 quilómetros. Está situado a uma altitude de 103 metros acima do nível médio das águas do mar. Entrou em funcionamento no dia 20 de março de 1910. Parabéns ao Farol de Montedor que guarda mais de um século de história e que todos os dias ilumina o caminho de quem anda no Mar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo