Avançar para o conteúdo principal

Santa Maria Maior: Devido às obras na escola 220 alunos do secundário vão para o "superior" um ano antes

Mais de 220 alunos do 12º ano de escolaridade da Escola Secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, vão antecipar em um ano o seu ‘acesso’ ao ensino superior. Tudo porque devido às obras profundas que vão arrancar naquele estabelecimento, os alunos vão começar as aulas, em Setembro, na vizinha Escola Superior de Educação. Nesta altura ainda falta definir a empresa vencedora do concurso, pelo que as obras deverão arrancar até ao final do ano.
O objectivo desta medida, apresentada como pioneira, passa por reduzir as consequências do stress gerado nos alunos, fruto de obras e aulas por vezes em contentores e da redução do espaço livre. “Foi uma solução que começou a ser estudada há algum tempo, muito antes de assistirmos aos problemas registados noutras escolas, fruto desses problemas de espaço”, explicou Benjamim Moreira, director da Escola de Santa Maria Maior. As aulas na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo vão abranger cerca de um terço do total de alunos, todos do 12º ano. No edifício da secundária permanecerão 310 alunos do 10º e 230 do 11º ano. “Qualquer pessoa sabe que uma casa em obras fica reduzida e um jovem precisa de respirar, de espaço. Por isso chegamos a entendimento com a Parque Escolar sobre esta solução”, acrescentou o director. Em causa estão “profundas” obras de modernização, num investimento de cerca de 11 milhões de euros e que deverão decorrer durante um ano e meio. Além de uma recuperação total do interior e do exterior da escola, a empreitada inclui ainda a construção de três novos blocos.

Fonte: Rádio Geice (11.08.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

“Fábrica de Louça da Meadela” a fazer história desde 1947

A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em1855.  Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objectivo de retomar a tradição da cerâmica artística vianense.  Produzida em porcelana, distingue-se por ser totalmente pintada à mão e cozida a uma temperatura de 1400º, que lhe dá uma resistência que outras não possuem.  Tendo nos últimos anos adoptado a denominação de “Louça Regional de Viana”, produz peças não só decorativas mas também utilitárias e funcionais que podem ser utlizadas no dia a dia.  A louça regional utilitária e decorativa que esta fábrica produz baseia-se em três motivos distintos: motivos religiosos, florais e brasões de famílias antigas que tiveram a sua história na cidade de Viana. Produz igualmente reproduções ...

VIANA BATE FORTE está de volta: três palcos, 15 artistas

A Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva voltam a acolher nas noites de 11 e 12 de setembro, o VIANA BATE FORTE. Nesta 9ª edição, o Festival vai acolher 15 espetáculos sempre de entrada livre. Destaque para nomes consagrados da música portuguesa, como Santos & Pecadores, UHF, David Fonseca, Lena d’Água e Expensive Soul. 11 DE SETEMBRO  PALCO DA LIBERDADE  20h30 Santos & Pecadores 22h30 Expensive Soul 00h30 Agir PALCO DA REPÚBLICA  21h30 Diana Vilarinho  23h30 Souls of Fire PALCO DA ERVA  23h00 O Abominável 01h00 Youth Yard  12 DE SETEMBRO PALCO DA LIBERDADE   20h30 Paulo de Carvalho  22h30 UHF  00h30 David Fonseca PALCO DA REPÚBLICA 21h30 Lena D’Água 23h30 Motherflutters  01h30 O Simples Mente  PALCO DA ERVA  23h00 Malaboos  01h00 Rufia Terno

Já começou a Mostra Gastronómica na Ribeira de Viana

Durante dois dias, 28 e 29 de agosto, a Mostra Gastronómica vai acontecer no Largo de Santa Catarina, celebrando os saberes, os sabores e as tradições da Ribeira de Viana. Entre as 12h00 e as 24h00, vai poder saborear a típica gastronomia daquela zona ribeirinha, acompanhada de muita animação musical  📸 28 agosto 2026 | @olharvianadocastelo

Hoje há cascata de fogo na ponte Eiffel

Adiada devido às condições meteorológicas, a Serenata da Romaria d’Agonia realiza-se este sábado (24h00), em Viana do Castelo. Com uma duração prevista entre 20 e 23 minutos, a Serenata reúne mais de 700 mil efeitos pirotécnicos, distribuídos por mais de 25 posições de lançamento no rio Lima e na Ponte Eiffel, numa operação que envolve mais de 50 profissionais. O rio Lima será o grande palco flutuante da Serenata, enquanto a Ponte Eiffel receberá um dos momentos mais emblemáticos da noite. A monumental cascata de fogo em toda a sua extensão, este ano acompanhada por novos elementos multimédia. O adiamento obrigou a uma operação logística exigente. Toda a estrutura que se encontrava instalada no rio e na ponte teve de ser desmontada por razões de segurança e novamente preparada para este sábado, mantendo-se intacto o desenho artístico inicialmente previsto.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)