Avançar para o conteúdo principal

Santa Maria Maior: Devido às obras na escola 220 alunos do secundário vão para o "superior" um ano antes

Mais de 220 alunos do 12º ano de escolaridade da Escola Secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, vão antecipar em um ano o seu ‘acesso’ ao ensino superior. Tudo porque devido às obras profundas que vão arrancar naquele estabelecimento, os alunos vão começar as aulas, em Setembro, na vizinha Escola Superior de Educação. Nesta altura ainda falta definir a empresa vencedora do concurso, pelo que as obras deverão arrancar até ao final do ano.
O objectivo desta medida, apresentada como pioneira, passa por reduzir as consequências do stress gerado nos alunos, fruto de obras e aulas por vezes em contentores e da redução do espaço livre. “Foi uma solução que começou a ser estudada há algum tempo, muito antes de assistirmos aos problemas registados noutras escolas, fruto desses problemas de espaço”, explicou Benjamim Moreira, director da Escola de Santa Maria Maior. As aulas na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo vão abranger cerca de um terço do total de alunos, todos do 12º ano. No edifício da secundária permanecerão 310 alunos do 10º e 230 do 11º ano. “Qualquer pessoa sabe que uma casa em obras fica reduzida e um jovem precisa de respirar, de espaço. Por isso chegamos a entendimento com a Parque Escolar sobre esta solução”, acrescentou o director. Em causa estão “profundas” obras de modernização, num investimento de cerca de 11 milhões de euros e que deverão decorrer durante um ano e meio. Além de uma recuperação total do interior e do exterior da escola, a empreitada inclui ainda a construção de três novos blocos.

Fonte: Rádio Geice (11.08.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

As senhas da Revolução

Hoje celebramos os 50 anos do 25 de Abril, a Revolução dos Cravos. Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade e Democracia! Viva Portugal! As senhas da Revolução Foram duas as canções utilizadas como senhas do 25 de Abril. A primeira divulgada pela rádio como sinal para o início da Revolução foi a música “E depois do adeus”, de José Niza, interpretada por Paulo de Carvalho, transmitida (22h55 do dia 24 de abril 1974) pelos Emissores Associados de Lisboa. A segunda foi a música “Grândola, vila morena” de José Afonso, que a Rádio Renascença tocou (00h20 do dia 25 de Abril de 1974). O primeiro sinal destinava-se a preparar as tropas para a saída, e o segundo servia para confirmar o arranque das operações. Na imagem seguinte é apresentada a letra da 1ª estrofe de “E depois do adeus”, canção que serviu como primeira senha da Revolução.

A tradição das “Maias”

Hoje, dia 1 de maio, cumpriu-se uma tradição que ainda se mantém bem viva na cidade de Viana do Castelo, é as varandas dos edifícios da Praça da República aparecerem enfeitadas com as tradicionais “Maias”, ou coroas de flores. A exposição é promovida pela Câmara Municipal e hoje, como em todos os anos, lá estão as “Maias” a embelezar aquela que é considerada a “sala de visitas” de Viana do Castelo. Transcrevo um texto retirado do site da RTAM, que explica o porquê desta tradição das "Maias".  A Maia, chamada, também, "Rainha do Maio", ou "Rosa do Maio", era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia descantes toda a noite (1.º de Maio); outras vezes, uma menina coroada com flores, que se enfeitava com o vestido branco, jóias, etc., sendo colocada num trono florido, e venerada todo o dia com danças e cantares.  Esta festa, sem dúvida com reminiscências pagãs (celtas-romanas), foi proibida várias vezes (caso de Lisboa onde em 1402, p...

Construção do novo mercado municipal prossegue em paralelo com os trabalhos arqueológicos

A empreitada de construção do novo mercado municipal de Viana do Castelo e a requalificação da sua envolvente, começou em setembro de 2025. O início da obra pôs a descoberto vestígios arqueológicos do antigo convento de São Bento (século XVI). Após uma curta paragem, agora a obra prossegue normalmente, em paralelo com os trabalhos arqueológicos. 📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.