Avançar para o conteúdo principal

Terceira obra na Eiffel resulta de ''má administração'' acusam utentes

Afinal, a Ponte Eiffel de Viana do Castelo poderá vir a sofrer uma nova intervenção no piso do tabuleiro rodoviário da estrutura, depois de última obra que levou ao encerramento de trânsito durante uma semana no mês de Junho. Tudo porque o piso está de novo a ceder, apresentando já novos buracos, pelo que o próprio presidente da Autarquia já confirmou que a Refer está a estudar numa nova intervenção técnica. “Vemos a situação com preocupação porque provavelmente vai implicar um novo fecho da ponte, ou seja criando mais constrangimentos à população e comércio”, apontou Rocha Neves, da Comissão de Utentes da Ponte, que fala mesma em “má administração”, à Geice FM.
“Não havia lugar para experimentações, deveria ser um piso testado e usado em outras situações idênticas. É um caso de má administração, situação que vai contra os interesses dos cidadãos e da economia local”, acrescentou. Isto porque, lembra, a ponte esteve fechada durante 21 meses para profundas obras de reabilitação que custaram 14 milhões de euros, mas logo após a sua reabertura em Outubro de 2007 constatou-se a falta de consistência do piso. Em Junho a Refer promoveu nova empreitada, para corrigir as várias aberturas no piso com o corte da circulação durante uma semana, mas a obra voltou a não ficar totalmente correcta e o piso já começou a levantar de novo. Com a perspectiva de uma nova intervenção, os utentes dizem-se preocupados com os prováveis novos cortes na circulação e falam nas consequências para quem utiliza a ponte diariamente e numa “clara falta de programação” de toda a obra.

Fonte: Rádio Geice (10.08.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇