Avançar para o conteúdo principal

Câmara Municipal aprova alteração do Plano de Pormenor da Frente Ribeirinha e Campo d’Agonia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de aprovar a alteração do Plano de Pormenor da Frente Ribeirinha e Campo d’Agonia que irá permitir agora, entre outros, a relocalização das instalações do Clube de Vela e alterar o regulamento das construções previstas para a envolvente do Campo d’Agonia. Esta deliberação, tomada ontem em reunião de executivo, servirá, de acordo com o Presidente da Câmara, “como mais um incentivo para a qualificação do edificado e à requalificação do espaço público”.
O Plano de Pormenor da Frente Ribeirinha e Campo d’Agonia data de 2002 e, recorde-se, integrava intervenções a cargo da Sociedade VianaPolis que, por ter cessado a sua actividade sem que a totalidade das acções previstas estivesse concluída, impediu a sua total concretização. Agora, a Autarquia aprova alterações que disciplinam novamente o ordenamento desta área da cidade.
As alterações propostas surgem em função das obras que a Administração do Porto de Mar de Viana do Castelo vai levar a cabo na área poente, o que obriga a uma relocalização das instalações que vão acolher o Clube de Vela, que está a ser objecto de uma candidatura no âmbito do Centro de Mar e que será igualmente ser alvo de um ligeiro aumento da área de implantação.
Esta alteração ao Plano irá também permitir alterar o regulamento das construções previstas para a envolvente do Campo d’Agonia e, nomeadamente, o quarteirão fronteiro à Escola Secundária de Monserrate, através da flexibilização da forma de execução que, até ao momento, apenas passava pela imposição administrativa (expropriação) e que agora poderá passar pela execução por privados, por parcerias publico-privadas ou expropriação.
A alteração implica ainda ajustes nos traçados da rede viária e ciclovia previstas e a manutenção do Departamento de Pilotagem do Porto de Viana do Castelo, cuja demolição se encontrava prevista.
Para a Câmara Municipal, estas alterações pretendem, nas palavras do Presidente José Maria Costa, ser mais um incentivo à reabilitação, permitindo agora que privados possam ser parceiros na reabilitação e requalificação do edificado da zona”.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Já visitou a exposição “Bilhete-Postal Ilustrado Romântico”?

Uma oportunidade para ver uma coleção particular de Postais Ilustrados do 1.º quartel do século XX, de José Filgueiras, numa iniciativa da Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos ENVC. Para ver até 27 de outubro, na sede social do GDCTENVC, situada na Avenida Rocha Páris n.º 95, Viana do Castelo. A entrada é livre. “É suposto que os amantes celebrem o amor, a paixão e a partilha de sentimentos, particularmente aqueles que, tal como comigo acontece, têm sensibilidade para nestes valores acreditar. A todos eles dedico esta série de imagens do Bilhete-postal Ilustrado romântico “À moda antiga” do 1.º quartel do século XX.”