Avançar para o conteúdo principal

Inauguração da Escola de Afife

Realizou-se ontem, dia 12 de Setembro, a cerimónia de inauguração da Ampliação e Requalificação da Escola Básica 1 de Afife, que contou com a presença do presidente da autarquia vianense, José Maria Costa. Este projecto que implicou um investimento da Câmara Municipal de Viana do Castelo de 450 mil euros e garante agora melhores condições para as crianças, funcionários e docentes, era uma velha pretensão da Junta de Freguesia de Afife e da população local.
A cerimónia teve a presença de muitos pais, alunos e moradores de Afife, que teceram rasgados elogios às excelentes condições que a Escola hoje apresenta. No final, houve um lanche convívio aberto a todos os que estiveram presentes na inauguração.

“A antiga Escola Primaria de Afife, que em 2009 assinalou o seu centenário, é um edifício notável do ponto de vista arquitectónico por se tratar de um dos poucos exemplares do Arquitecto Adães Bermudes. Por esse motivo, este estabelecimento está classificado como sendo de valor patrimonial nacional.”

Escola Primária de Afife, Viana do Castelo

Escola Primária de Afife, Viana do Castelo

Escola Primária de Afife, Viana do Castelo

Escola Primária de Afife, Viana do Castelo

Escola Primária de Afife, Viana do Castelo

Escola Primária de Afife, Viana do Castelo

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Palavras para Quê...?

A arte de mal estacionar. Imagens reais que falam por si e sem comentários do (mal) estacionamento que muitos automobilistas praticam diariamente na cidade de Viana do Castelo. 📸 3 fev 2025 | Olhar Viana do Castelo

Um ano depois, o gradeamento continua por arranjar

A 1 de fevereiro de 2024, um automóvel despistou-se e caiu da ponte Eiffel de Viana do Castelo, derrubando o gradeamento. O gradeamento continua ainda por arranjar. Solução provisória já dura há doze meses. 📸 fev 2025 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Marquem na agenda: já há data para a Romaria d’Agonia 2025

Apesar de ainda não ter sido divulgado o programa daquela que é considerada a maior Romaria de Portugal, já sabemos as datas. Do dia 12 de agosto, terça-feira, a 20 de agosto, quarta-feira, todos os caminhos vão dar a Viana do Castelo. Serão 9 dias de muita tradição, devoção e alegria, que fazem desta romaria popular um marco na vida cultural do concelho.

Romaria d’Agonia procura Mordoma para o cartaz 2025

A partir de segunda-feira 3 de fevereiro e até 17 de fevereiro, o concurso para escolher a mordoma do cartaz, que leva a maior Romaria de Portugal a todo o mundo, está aberto. Tal como em 2024, este ano, mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, podem concorrer individualmente. A mordoma do cartaz, será escolhida por um júri, entre 20 finalistas selecionadas. A Romaria d'Agonia vai decorrer este ano, durante nove dias, de 12 a 20 de agosto. Saiba as NORMAS DE PARTICIPAÇÃO clicando AQUI .