Avançar para o conteúdo principal

Jornadas Europeias do Património em Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai integrar, mais uma vez, a comemoração das Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia. Em Viana do Castelo, o evento decorrerá no dia 25 de Setembro nas Terras de Geraz do Lima e integra um show cooking com o Chef Chakall e uma prova de vinhos com degustação de produtos gastronómicos.
A iniciativa, organizada pela Autarquia com a parceria de adegas e produtores dos Vinhos das Terras de Geraz, das Juntas de Freguesia das Terras de Geraz e Subportela e do Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, decorre a partir das 10.00 no Solar de Merufe com a abertura da exposição “O Vinho e a Vinha em Imagens e Objectos”.
Do programa constam ainda uma visita aos vinhedos e às adegas, um Show Cooking a cargo do Chef Chakall e uma prova de vinhos com degustação de produtos gastronómicos da região, terminando com uma visita a um lagar medieval rupestre, na vizinha freguesia de Subportela. As inscrições para as Jornadas decorrem até ao dia 22 de Setembro no Departamento de Dinamização Cultural, na Praça da Erva – Edifício do Hospital Velho, e podem ser efectuadas pelo e-mail ddc@cm-viana-castelo.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou pelo telefone 258809350.
A Autarquia disponibiliza também transporte, um autocarro que saíra do Centro de Monitorização Ambiental de Viana do Castelo – CMIA (Azenhas D. Prior – Argaçosa), às 9h30.
Recorde-se que as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia e realizam-se anualmente no mês de Setembro, tendo como principal objectivo sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do Património.
Em Portugal, as Jornadas Europeias do Património realizar-se-ão este ano nos dias 24, 25 e 26 de Setembro. O IGESPAR, coordenador nacional do evento, lançou no ano de 2010 o tema “PATRIMÓNIO: UM MAPA DA HISTÓRIA”, pretendendo vincar a estreita relação entre os sítios patrimoniais, os acontecimentos históricos e a paisagem humanizada.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Concentração Motard Viana 2026

Concentração onde são esperados entre 5 a 7 de junho, cerca de 2.500 motards, junto ao monumento a Viana do Castelo, no espaço entre o Castelo de Santiago da Barra e os Estaleiros Navais. Três dias com muita animação, muita música, espetáculos, convívio e espírito motard, com entrada livre. 📸 6 junho 2026 | @olharvianadocastelo

O Mercado dos Descobrimentos vai passar por aqui

Mais um cantinho do centro histórico a preparar-se para receber o Mercado dos Descobrimentos (18 a 21 de junho). Porta Mexia Galvão, um local emblemático e cultural que acolhe ao longo de cada ano diversos eventos na cidade de Viana do Castelo. 📸 junho 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)