Avançar para o conteúdo principal

Jornadas Europeias do Património em Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai integrar, mais uma vez, a comemoração das Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia. Em Viana do Castelo, o evento decorrerá no dia 25 de Setembro nas Terras de Geraz do Lima e integra um show cooking com o Chef Chakall e uma prova de vinhos com degustação de produtos gastronómicos.
A iniciativa, organizada pela Autarquia com a parceria de adegas e produtores dos Vinhos das Terras de Geraz, das Juntas de Freguesia das Terras de Geraz e Subportela e do Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, decorre a partir das 10.00 no Solar de Merufe com a abertura da exposição “O Vinho e a Vinha em Imagens e Objectos”.
Do programa constam ainda uma visita aos vinhedos e às adegas, um Show Cooking a cargo do Chef Chakall e uma prova de vinhos com degustação de produtos gastronómicos da região, terminando com uma visita a um lagar medieval rupestre, na vizinha freguesia de Subportela. As inscrições para as Jornadas decorrem até ao dia 22 de Setembro no Departamento de Dinamização Cultural, na Praça da Erva – Edifício do Hospital Velho, e podem ser efectuadas pelo e-mail ddc@cm-viana-castelo.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou pelo telefone 258809350.
A Autarquia disponibiliza também transporte, um autocarro que saíra do Centro de Monitorização Ambiental de Viana do Castelo – CMIA (Azenhas D. Prior – Argaçosa), às 9h30.
Recorde-se que as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia e realizam-se anualmente no mês de Setembro, tendo como principal objectivo sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do Património.
Em Portugal, as Jornadas Europeias do Património realizar-se-ão este ano nos dias 24, 25 e 26 de Setembro. O IGESPAR, coordenador nacional do evento, lançou no ano de 2010 o tema “PATRIMÓNIO: UM MAPA DA HISTÓRIA”, pretendendo vincar a estreita relação entre os sítios patrimoniais, os acontecimentos históricos e a paisagem humanizada.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Intervenção na ponte móvel da marina de Viana, entrou na fase final

A ponte móvel pedonal localizada na margem direita do rio Lima, na entrada da marina de Viana do Castelo está inoperacional há mais de 2 anos. Presentemente, está em fase final a intervenção na ponte (e respetivos acessos) que teve início há cerca de seis meses. Inaugurada em 2007, esta travessia tem sofrido avarias constantes ao longo da sua existência. Espera-se que esta intervenção garanta a operacionalidade da infraestrutura a longo prazo.  A ponte está dotada da possibilidade de rotação de forma a permitir não só a passagem de peões (em posição fechada) mas também das embarcações (em posição aberta).  📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Edifícios religiosos de Viana fazem parte da história da cidade

Viana do Castelo possui um vasto património religioso. É visível a marca de fé e devoção dos seus habitantes, com as dezenas de igrejas e capelas que se erguem em diversos locais da cidade. Umas mais imponentes outras mais modestas, todas dão um encanto diferente à cidade e são dignas de referência e de uma visita. Um dos exemplos é a igreja de S. Bento, situada na Praça Frei Gonçalo Velho. Esta igreja é o que ainda hoje resta do antigo convento de freiras beneditinas fundado no século XVI. 📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Construção do novo mercado municipal prossegue em paralelo com os trabalhos arqueológicos

A empreitada de construção do novo mercado municipal de Viana do Castelo e a requalificação da sua envolvente, começou em setembro de 2025. O início da obra pôs a descoberto vestígios arqueológicos do antigo convento de São Bento (século XVI). Após uma curta paragem, agora a obra prossegue normalmente, em paralelo com os trabalhos arqueológicos. 📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo