Avançar para o conteúdo principal

Jornadas Europeias do Património em Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai integrar, mais uma vez, a comemoração das Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia. Em Viana do Castelo, o evento decorrerá no dia 25 de Setembro nas Terras de Geraz do Lima e integra um show cooking com o Chef Chakall e uma prova de vinhos com degustação de produtos gastronómicos.
A iniciativa, organizada pela Autarquia com a parceria de adegas e produtores dos Vinhos das Terras de Geraz, das Juntas de Freguesia das Terras de Geraz e Subportela e do Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, decorre a partir das 10.00 no Solar de Merufe com a abertura da exposição “O Vinho e a Vinha em Imagens e Objectos”.
Do programa constam ainda uma visita aos vinhedos e às adegas, um Show Cooking a cargo do Chef Chakall e uma prova de vinhos com degustação de produtos gastronómicos da região, terminando com uma visita a um lagar medieval rupestre, na vizinha freguesia de Subportela. As inscrições para as Jornadas decorrem até ao dia 22 de Setembro no Departamento de Dinamização Cultural, na Praça da Erva – Edifício do Hospital Velho, e podem ser efectuadas pelo e-mail ddc@cm-viana-castelo.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou pelo telefone 258809350.
A Autarquia disponibiliza também transporte, um autocarro que saíra do Centro de Monitorização Ambiental de Viana do Castelo – CMIA (Azenhas D. Prior – Argaçosa), às 9h30.
Recorde-se que as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia e realizam-se anualmente no mês de Setembro, tendo como principal objectivo sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do Património.
Em Portugal, as Jornadas Europeias do Património realizar-se-ão este ano nos dias 24, 25 e 26 de Setembro. O IGESPAR, coordenador nacional do evento, lançou no ano de 2010 o tema “PATRIMÓNIO: UM MAPA DA HISTÓRIA”, pretendendo vincar a estreita relação entre os sítios patrimoniais, os acontecimentos históricos e a paisagem humanizada.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Carnaval 2025 em Viana do Castelo

De 24 fevereiro a 4 março de 2025, Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval com diversas iniciativas inseridas no evento VIANA EM FOLIA : ANIMAÇÃO DE RUA, MÚSICA, DANÇA, TEATRO, BAILE, DJ'S, DECORAÇÃO ALUSIVA E COMBOIO INFANTIL.

Este é o novo hotel que está a nascer em Viana do Castelo

A unidade hoteleira de quatro estrelas, está a ser construída junto ao Parque da Cidade, e vai custar 18 milhões de euros.   Inspirado nas formas da construção naval (Estaleiros Navais de Viana do Castelo), o novo hotel Meliá Viana é um projeto de Cristiano Costa, do gabinete de arquitetura C & C ARCHITECTS - Arquitectura e Serviços, que partilhou recentemente estas imagens. Algumas imagens do projeto Hotel Meliá Viana👇

Esta é a futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima “vencedora” de concurso internacional

A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora. Neste concurso internacional, foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, entregues em anonimato, tendo sido selecionadas quatro. A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prolongando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. Esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via.

Queres ser a Mordoma do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026?

As candidaturas decorrem entre o dia 20 de fevereiro às 10:00 e o dia 02 de março às 17:00. Mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos (18 anos feitos até à data da Romaria d’Agonia) podem concorrer individualmente para serem a mordoma do cartaz.  Consulta as normas do concurso AQUI .

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇