Avançar para o conteúdo principal

Jornadas Europeias do Património em Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai integrar, mais uma vez, a comemoração das Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia. Em Viana do Castelo, o evento decorrerá no dia 25 de Setembro nas Terras de Geraz do Lima e integra um show cooking com o Chef Chakall e uma prova de vinhos com degustação de produtos gastronómicos.
A iniciativa, organizada pela Autarquia com a parceria de adegas e produtores dos Vinhos das Terras de Geraz, das Juntas de Freguesia das Terras de Geraz e Subportela e do Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima, decorre a partir das 10.00 no Solar de Merufe com a abertura da exposição “O Vinho e a Vinha em Imagens e Objectos”.
Do programa constam ainda uma visita aos vinhedos e às adegas, um Show Cooking a cargo do Chef Chakall e uma prova de vinhos com degustação de produtos gastronómicos da região, terminando com uma visita a um lagar medieval rupestre, na vizinha freguesia de Subportela. As inscrições para as Jornadas decorrem até ao dia 22 de Setembro no Departamento de Dinamização Cultural, na Praça da Erva – Edifício do Hospital Velho, e podem ser efectuadas pelo e-mail ddc@cm-viana-castelo.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou pelo telefone 258809350.
A Autarquia disponibiliza também transporte, um autocarro que saíra do Centro de Monitorização Ambiental de Viana do Castelo – CMIA (Azenhas D. Prior – Argaçosa), às 9h30.
Recorde-se que as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia e realizam-se anualmente no mês de Setembro, tendo como principal objectivo sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do Património.
Em Portugal, as Jornadas Europeias do Património realizar-se-ão este ano nos dias 24, 25 e 26 de Setembro. O IGESPAR, coordenador nacional do evento, lançou no ano de 2010 o tema “PATRIMÓNIO: UM MAPA DA HISTÓRIA”, pretendendo vincar a estreita relação entre os sítios patrimoniais, os acontecimentos históricos e a paisagem humanizada.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Da fama à decadência

Há alguns anos atrás, a zona do Cabedelo, em Viana do Castelo, tinha dois equipamentos que atraiam e cativavam muitos dos que lá se deslocavam. Eram eles o complexo turístico “Luziamar” e o Bar “Raio Verde”. O brilho de outrora desses dois espaços foram progressivamente desaparecendo apresentando, presentemente, o aspecto desolador que as imagens em baixo mostram. O complexo Turístico do Luziamar abriu ao público no ano de 1974. Entre os vários serviços, contava com bar, restaurante, discoteca, piscinas e campos de ténis. O que mais distinguiu este empreendimento foi a sua discoteca, que chegou a constituir-se como uma das principais referências na região norte. Mas, na década de 90, a discoteca fechou portas e a partir daí todo o empreendimento caiu no abandono. As instalações foram progressivamente vandalizadas apresentando hoje um estado de completa degradação, que dão um péssimo aspecto àquela zona. A sociedade que detém o Luziamar tem anunciado nos últimos anos, po

Porque hoje é Dia Mundial do Animal...

Um olhar pela “Marina Rosa”, situada em Darque, Viana do Castelo, local onde se pratica a criação do Cavalo Lusitano. 📸 out 2024 | Olhar Viana do Castelo

Romaria d’Agonia já tem cartaz para 2021

A Comissão de Festas apresentou hoje, 24 de junho, o cartaz vencedor que vai divulgar a Romaria de Nossa Senhora d’ Agonia a nível Nacional e Internacional. O cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia de 2021, mostra um Traje à Vianesa da Ribeira Lima, popularmente apelidado de “à moda” de Santa Marta de Portuzelo. Assim, num ano em que afirmamos o nosso sentimento de pertença – “Somos Todos Romaria”, a jovem mordoma, Renata de Castro Guisantes enverga este traje de festa vermelho, oriundo da freguesia de Perre. Tal como os trajes executados entre finais da década de 30 e o início da década de 40 do século passado, este Traje à Vianesa possui diversas características comuns a este período: avental de motivos florais, saia de riscas com uma barra bordada a linha de algodão branco, assim como uma camisa de linho bordada, com motivos florais a linha azulão. Neste traje usado pela mordoma destacam-se ainda algumas peças de Ourivesaria Popular Portuguesa.   O cartaz da romaria deste ano,

Dia de chuva em Viana do Castelo!

“Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem, cada um como é“ (Alberto Caeiro) 📸 1 out 2024 | Olhar Viana do Castelo

Vai um pezinho de dança?!

Os Minhotos, a Maria e o Manel, envolvidos num passe de dança na montra de um estabelecimento comercial da cidade de Viana do Castelo. Boa segunda-feira.