Avançar para o conteúdo principal

Jovem Vianense destaca-se na área da programação

Há muitos Vianenses que se destacam nas mais diversas áreas, quer residam em Portugal ou no estrangeiro. A maioria deles não aparece nas páginas dos jornais e por isso não lhes é dada a devida atenção, apesar de terem carreiras profissionais extraordinárias e de tal forma bem sucedidas que deveriam servir de motivação para muitos portugueses.
É o caso do Vianense José Castro, que acaba de ser notícia no suplemento do Jornal “Correio da Manhã”, do dia 12.09.2010.

"Português singra na programação

AOS 32 ANOS, JOSE CASTRO
É UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS A NÍVEL MUNDIAL DA LINGUAGEM PERL


Deslumbrado pelo mundo dos computadores desde tenra idade, José Castro é um verdadeiro guru do sistema perl, ou seja, uma linguagem de programação informática de alto nível. São poucos os portugueses que a dominam mas mesmo entre um painel de especialistas a nível global, o jovem minhoto de 32 anos conseguiu o prestigiado White Camel Award, uma espécie de Óscares da informática.
"A perl foi criada em 1987 e é muito interessante pela sua flexibilidade, comunidade e por permitir exprimir-me de forma quase semelhante ao modo como penso”, explica.
Hoje em dia é usada em todo o Mundo por empresas como a Amazon ou a Booking.com, serviços como o Internet Movie Database (IMDb) ou pelos sites da BBC e do jornal 'Financial Times'.
Natural de Viana do Castelo, José percebeu que a informática era a sua praia desde que lhe ofereceram o primeiro computador, andava então no 11º ano. “Até ali nem sabia o que queria ser. Depois nunca mais tive dúvidas. Sempre me dediquei a tudo com demasiada intensidade e a informática não foi excepção”, confessa. Ingressou na Universidade do Minho - onde teve o primeiro contacto com a perl, e actualmente trabalha como “evangelista tecnológico” no Sapo, ao mesmo tempo que organiza o mega-evento técnico SAPO Codebits 2010.

FORMAÇÃO ACADEMICA
Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação
PROFISSÃO DOS PAIS
Mãe Técnica de Contas. Pai Electricista embarcado
LIVRO QUE ESTÁ A LER
‘The Short Story of Nearly Everything’, de Bill Bryson
INSPIRAÇÃO
"Quando alguém sabe fazer algo melhor do que eu”
PROJECTO
Ir à ‘YET ANOTHER PERL CONFERENCE’ em Riga, na Letónia em 2011."

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana do Castelo acende as luzes de Natal a 7 de novembro de 2026

Foi, esta terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, por unanimidade, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um investimento financeiro na iluminação de Natal semelhante ao dos anos transatos, 200 mil euros, mas com um reforço do número de ruas iluminadas. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. A proposta integra “significativos incrementos”, nomeadamente com implementação dos espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a colocação da árvore multimédia no Largo de São Domingos, com vista à promoção de uma maior distribuição das pessoas pelas atrações e pelo centro histórico, bem como a inclusão da Rua de Viana, para a dinamização do comércio tradicional neste local. Serão iluminados cerca de quarenta arruamentos do centro histórico. Na A...

Loja da Fábrica da Louça Regional de Viana volta a abrir este fim de semana

Desde junho de 2026, que centenas de pessoas já passaram pela loja da Fábrica da Louça Regional de Viana, situada na Rua da Fábrica, Meadela, Viana do Castelo, para adquirir peças desta emblemática louça. Recorde-se que esta fábrica encerrou e deixou de produzir desde 2006, tendo em stock ainda cerca de um milhão de peças que os atuais proprietários estão a tentar vender. Para o efeito, desde junho deste ano que abrem a loja um fim de semana por mês, até esgotar o stock. Este fim de semana, volta a abrir portas este sábado, dia 3, das 14h00 às 19h00 e no domingo, dia 4, das 10h00 às 13h00. Aproveite o fim de semana e passe por lá!  📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Sexta-feira é dia de Feira Semanal!

Campo d’Agonia  Viana do Castelo  📸 2 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo de Outros Tempos. Reconhece estes lugares?

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam. Estas fotografias antigas de Viana do Castelo mostram-nos como eram as ruas e as vistas de algumas zonas da cidade. A cidade transformou-se, cresceu, ganhou novos contornos. Consegue encontrar as diferenças? 

"VIANA À MESA: 1920-1970". Exposição nos Antigos Paços do Concelho

Uma exposição que nos leva numa viagem pela mesa dos vianenses entre 1920 e 1970. Uma oportunidade para ver como comíamos, onde comíamos, onde nos abastecíamos, em Viana do Castelo durante aquele período, numa iniciativa do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. A inauguração da exposição terá lugar no dia 2 de outubro de 2026, às 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), e contará com a presença de José Pacheco Pereira. Pode ser visitada de 2 a 31 de outubro. Nos dias 3 e 17 de outubro, às 11 horas, há visitas guiadas. Uma exposição a não perder. A entrada é livre!