Avançar para o conteúdo principal

Jovem Vianense destaca-se na área da programação

Há muitos Vianenses que se destacam nas mais diversas áreas, quer residam em Portugal ou no estrangeiro. A maioria deles não aparece nas páginas dos jornais e por isso não lhes é dada a devida atenção, apesar de terem carreiras profissionais extraordinárias e de tal forma bem sucedidas que deveriam servir de motivação para muitos portugueses.
É o caso do Vianense José Castro, que acaba de ser notícia no suplemento do Jornal “Correio da Manhã”, do dia 12.09.2010.

"Português singra na programação

AOS 32 ANOS, JOSE CASTRO
É UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS A NÍVEL MUNDIAL DA LINGUAGEM PERL


Deslumbrado pelo mundo dos computadores desde tenra idade, José Castro é um verdadeiro guru do sistema perl, ou seja, uma linguagem de programação informática de alto nível. São poucos os portugueses que a dominam mas mesmo entre um painel de especialistas a nível global, o jovem minhoto de 32 anos conseguiu o prestigiado White Camel Award, uma espécie de Óscares da informática.
"A perl foi criada em 1987 e é muito interessante pela sua flexibilidade, comunidade e por permitir exprimir-me de forma quase semelhante ao modo como penso”, explica.
Hoje em dia é usada em todo o Mundo por empresas como a Amazon ou a Booking.com, serviços como o Internet Movie Database (IMDb) ou pelos sites da BBC e do jornal 'Financial Times'.
Natural de Viana do Castelo, José percebeu que a informática era a sua praia desde que lhe ofereceram o primeiro computador, andava então no 11º ano. “Até ali nem sabia o que queria ser. Depois nunca mais tive dúvidas. Sempre me dediquei a tudo com demasiada intensidade e a informática não foi excepção”, confessa. Ingressou na Universidade do Minho - onde teve o primeiro contacto com a perl, e actualmente trabalha como “evangelista tecnológico” no Sapo, ao mesmo tempo que organiza o mega-evento técnico SAPO Codebits 2010.

FORMAÇÃO ACADEMICA
Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação
PROFISSÃO DOS PAIS
Mãe Técnica de Contas. Pai Electricista embarcado
LIVRO QUE ESTÁ A LER
‘The Short Story of Nearly Everything’, de Bill Bryson
INSPIRAÇÃO
"Quando alguém sabe fazer algo melhor do que eu”
PROJECTO
Ir à ‘YET ANOTHER PERL CONFERENCE’ em Riga, na Letónia em 2011."

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Vila Praia em Flor arranca amanhã!

A partir de amanhã, quarta-feira (30 de abril) e até ao próximo dia 11 de maio, Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai transformar-se num autêntico jardim, para mais uma edição do Vila Praia em Flor. 📸 29 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

VIANA FLORIDA 2025

Duas praças (República e Liberdade), dois largos (Maestro José Pedro e S. Domingos), quatro instalações de média dimensão. Trabalhos confecionados com centenas de flores, inseridos na iniciativa VIANA FLORIDA, que dão mais cor à cidade. 📸 5 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo

O Navio-Escola Sagres já está em Viana do Castelo

No âmbito das comemorações do Dia da Marinha 2025, que este ano se realiza em Viana do Castelo de 14 a 20 de maio, o Navio-Escola Sagres atracou ontem, 9 de maio, junto à Praça da Liberdade. Este grande veleiro da Marinha Portuguesa irá abrir visitas a partir do dia 14 até 18 de maio, nos seguintes períodos: 10h00 às 12h00 | 14h00 às 18h00 | 20h00 às 22h00. A entrada é gratuita. O NRP Sagres foi construído, em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo recebido o nome de "Albert Leo Schlageter". Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã. Em 1962, foi incorporado na Marinha Portuguesa como navio-escola e com o nome Sagres. 📸 9 maio 2025 | Olhar Viana do Castelo