Avançar para o conteúdo principal

Jovem Vianense destaca-se na área da programação

Há muitos Vianenses que se destacam nas mais diversas áreas, quer residam em Portugal ou no estrangeiro. A maioria deles não aparece nas páginas dos jornais e por isso não lhes é dada a devida atenção, apesar de terem carreiras profissionais extraordinárias e de tal forma bem sucedidas que deveriam servir de motivação para muitos portugueses.
É o caso do Vianense José Castro, que acaba de ser notícia no suplemento do Jornal “Correio da Manhã”, do dia 12.09.2010.

"Português singra na programação

AOS 32 ANOS, JOSE CASTRO
É UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS A NÍVEL MUNDIAL DA LINGUAGEM PERL


Deslumbrado pelo mundo dos computadores desde tenra idade, José Castro é um verdadeiro guru do sistema perl, ou seja, uma linguagem de programação informática de alto nível. São poucos os portugueses que a dominam mas mesmo entre um painel de especialistas a nível global, o jovem minhoto de 32 anos conseguiu o prestigiado White Camel Award, uma espécie de Óscares da informática.
"A perl foi criada em 1987 e é muito interessante pela sua flexibilidade, comunidade e por permitir exprimir-me de forma quase semelhante ao modo como penso”, explica.
Hoje em dia é usada em todo o Mundo por empresas como a Amazon ou a Booking.com, serviços como o Internet Movie Database (IMDb) ou pelos sites da BBC e do jornal 'Financial Times'.
Natural de Viana do Castelo, José percebeu que a informática era a sua praia desde que lhe ofereceram o primeiro computador, andava então no 11º ano. “Até ali nem sabia o que queria ser. Depois nunca mais tive dúvidas. Sempre me dediquei a tudo com demasiada intensidade e a informática não foi excepção”, confessa. Ingressou na Universidade do Minho - onde teve o primeiro contacto com a perl, e actualmente trabalha como “evangelista tecnológico” no Sapo, ao mesmo tempo que organiza o mega-evento técnico SAPO Codebits 2010.

FORMAÇÃO ACADEMICA
Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação
PROFISSÃO DOS PAIS
Mãe Técnica de Contas. Pai Electricista embarcado
LIVRO QUE ESTÁ A LER
‘The Short Story of Nearly Everything’, de Bill Bryson
INSPIRAÇÃO
"Quando alguém sabe fazer algo melhor do que eu”
PROJECTO
Ir à ‘YET ANOTHER PERL CONFERENCE’ em Riga, na Letónia em 2011."

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Mercado dos Descobrimentos, o novo formato da Feira Medieval, vai realizar-se em junho

A cidade de Viana do Castelo vai recuar 500 anos de 15 a 18 de junho, até ao período dos descobrimentos portugueses, o novo formato da Feira Medieval para aproximar ainda mais a população e os visitantes da história de “Vianna da Foz do Lima”. O primeiro Mercado dos Descobrimentos a realizar-se em Viana do Castelo, pretende ser um espaço de animação e convívio, criado com o objetivo de dar a conhecer ao público residente e visitante, hábitos e costumes característicos da Época dos Descobrimentos. Deste modo, é intenção da VianaFestas recriar um ambiente que nos irá transportar para a Vianna da Foz do Lima, numa época em que o porto desta villa assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica. Num novo cenário, e continuando-se a fazer uma ligação com o centro histórico desta cidade, o Mercado dos Descobrimentos será realizado no Forte S. Tiago da Barra e na área envolvente. Pretende-se assim, com este evento atingir objetivos lúd

Romaria d’Agonia 2023, de 14 a 22 de agosto

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo. “A festa já se tornou tão grande que justifica mais dias, para podermos dedicar mais atenção aos quadros principais e evitar dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição. Espaçando esses quadros será possível dar-lhes mais visibilidade e ao mesmo tempo permitir a quem nos visita poder também usufruir de Viana do Castelo”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia. O arranque da festa em 2023 será dado a 05 de agosto, sábado, pelas 16h00, com a abertura da XXI edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia. O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, segunda-feira, com a Praça da Música, na Praça da Liberdade, pelas 22h00. Nos dias 15 e 16 de agosto os

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam, umas vezes para pior, outras para melhor. Par de imagens para comparar deste panorama de Viana do Castelo.

Elevador de Santa Luzia de “roupa” nova, para celebrar o 100.° aniversário

As duas carruagens ganharam um novo visual, apresentando-se agora com nova pintura, diferente da anterior. A lotação de cada carruagem é de 24 passageiros, onze sentados e treze em pé, e, reduzindo estes, podem ser transportadas pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebés e duas bicicletas.    O elevador de Santa Luzia foi construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa e inaugurado a 02 de junho de 1923.