Avançar para o conteúdo principal

Jovem Vianense destaca-se na área da programação

Há muitos Vianenses que se destacam nas mais diversas áreas, quer residam em Portugal ou no estrangeiro. A maioria deles não aparece nas páginas dos jornais e por isso não lhes é dada a devida atenção, apesar de terem carreiras profissionais extraordinárias e de tal forma bem sucedidas que deveriam servir de motivação para muitos portugueses.
É o caso do Vianense José Castro, que acaba de ser notícia no suplemento do Jornal “Correio da Manhã”, do dia 12.09.2010.

"Português singra na programação

AOS 32 ANOS, JOSE CASTRO
É UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS A NÍVEL MUNDIAL DA LINGUAGEM PERL


Deslumbrado pelo mundo dos computadores desde tenra idade, José Castro é um verdadeiro guru do sistema perl, ou seja, uma linguagem de programação informática de alto nível. São poucos os portugueses que a dominam mas mesmo entre um painel de especialistas a nível global, o jovem minhoto de 32 anos conseguiu o prestigiado White Camel Award, uma espécie de Óscares da informática.
"A perl foi criada em 1987 e é muito interessante pela sua flexibilidade, comunidade e por permitir exprimir-me de forma quase semelhante ao modo como penso”, explica.
Hoje em dia é usada em todo o Mundo por empresas como a Amazon ou a Booking.com, serviços como o Internet Movie Database (IMDb) ou pelos sites da BBC e do jornal 'Financial Times'.
Natural de Viana do Castelo, José percebeu que a informática era a sua praia desde que lhe ofereceram o primeiro computador, andava então no 11º ano. “Até ali nem sabia o que queria ser. Depois nunca mais tive dúvidas. Sempre me dediquei a tudo com demasiada intensidade e a informática não foi excepção”, confessa. Ingressou na Universidade do Minho - onde teve o primeiro contacto com a perl, e actualmente trabalha como “evangelista tecnológico” no Sapo, ao mesmo tempo que organiza o mega-evento técnico SAPO Codebits 2010.

FORMAÇÃO ACADEMICA
Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação
PROFISSÃO DOS PAIS
Mãe Técnica de Contas. Pai Electricista embarcado
LIVRO QUE ESTÁ A LER
‘The Short Story of Nearly Everything’, de Bill Bryson
INSPIRAÇÃO
"Quando alguém sabe fazer algo melhor do que eu”
PROJECTO
Ir à ‘YET ANOTHER PERL CONFERENCE’ em Riga, na Letónia em 2011."

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

“Mercado dos Descobrimentos”, de 07 a 10 de junho

A cidade de Viana do Castelo vai entrar na época dos Descobrimentos e mostrar as riquezas que os portugueses trouxeram do continente americano. Desde o chocolate, ao café, passando pelo milho, pimentos e batatas, até aos perus, os novos produtos e especiarias do outro lado do mundo vieram revolucionar a cozinha portuguesa.   A segunda edição do “Mercado dos Descobrimentos”, de  0 7 a 10 de junho, vai fazer uma ponte histórica e cultural entre os dois lados do Atlântico, com diversos apontamentos musicais, teatrais e de animação, com destaque para o artesanato e a gastronomia.   O Castelo Santiago da Barra e a zona envolvente terão oito diferentes espaços, com um programa de animação itinerante durante mais de 20 horas e a participação de  150  mercadores, artífices, artesãos e regatões, característicos da época dos Descobrimentos ao longo dos quatro dias.    “Voltamos a aliar a história, a animação, a cultura e a gastronomia num único evento que contará com mais de 60 momentos ao longo

Monumento a Viana do Castelo…

A dar as boas vindas a quem chega a Viana do Castelo pelo mar.