Avançar para o conteúdo principal

Quinta que só servia para vinho vai dar lugar a 340 lugares de estacionamento subterrâneo no centro da cidade

Congregação Nossa Senhora da Caridade

Até ao final do ano deverá arrancar a obra de construção do novo parque de estacionamento subterrâneo a instalar nos terrenos da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, junto à linha férrea e que terá capacidade para receber cerca de 340 viaturas. Como anunciou à Geice FM António Morgado, presidente da instituição, trata-se de um projecto, já autorizado pela autarquia, que visa transformar o actual quintal da instituição, praticamente sem utilização, em parque de estacionamento com dois edifícios à superfície para funcionarem como clínica, lar de idosos e jardim-de-infância. Tudo em pleno centro histórico.
“Já há mais de dez anos que temos este projecto para aquele espaço, um quintal que agora dava para pouco mais do que vinho. Acho que há condições para avançar com a empreitada, por fases, até ao final do ano”, explicou António Morgado. Devido à falta de recursos financeiros suficientes a Congregação está a negociar com os empreiteiros interessados a possibilidade de estabelecer uma parceria para a obra, revertendo a gestão do parque para a empresa parceira e os edifícios à superfície para a instituição. Estes 340 lugares vão juntar-se aos mais de 3000 espaços de parqueamentos disponíveis para estacionamento subterrâneo no centro da cidade. À superfície, a instituição quer construir dois edifícios para albergar uma clínica de fisioterapia, com 700 metros quadrados, cerca de sete vezes o tamanho das actuais instalações, ainda um jardim-de-infância de apoio ás restantes estruturas e um lar de idosos destinado à classe média-alta. “São serviços que servirão para ajudar a pagar as contas desta grande obra, que é, sublinho, um sonho antigo da nossa instituição”, acrescentou António Morgado, garantindo que falta apenas o caderno de encargos para que obra possa avançar. Garantias avançadas ao programa "Olhar da Frente" emitido pela Geice FM.

Fonte: Rádio Geice (05.09.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

As veigas na primavera

Caminhando pelas veigas de Areosa/Carreço, Viana do Castelo, você encontra cenários assim. Não é possível passarmos por elas, sem nos determos a observá-las. 📸 9 abril 2026 | @olharvianadocastelo