Avançar para o conteúdo principal

Quinta que só servia para vinho vai dar lugar a 340 lugares de estacionamento subterrâneo no centro da cidade

Congregação Nossa Senhora da Caridade

Até ao final do ano deverá arrancar a obra de construção do novo parque de estacionamento subterrâneo a instalar nos terrenos da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, junto à linha férrea e que terá capacidade para receber cerca de 340 viaturas. Como anunciou à Geice FM António Morgado, presidente da instituição, trata-se de um projecto, já autorizado pela autarquia, que visa transformar o actual quintal da instituição, praticamente sem utilização, em parque de estacionamento com dois edifícios à superfície para funcionarem como clínica, lar de idosos e jardim-de-infância. Tudo em pleno centro histórico.
“Já há mais de dez anos que temos este projecto para aquele espaço, um quintal que agora dava para pouco mais do que vinho. Acho que há condições para avançar com a empreitada, por fases, até ao final do ano”, explicou António Morgado. Devido à falta de recursos financeiros suficientes a Congregação está a negociar com os empreiteiros interessados a possibilidade de estabelecer uma parceria para a obra, revertendo a gestão do parque para a empresa parceira e os edifícios à superfície para a instituição. Estes 340 lugares vão juntar-se aos mais de 3000 espaços de parqueamentos disponíveis para estacionamento subterrâneo no centro da cidade. À superfície, a instituição quer construir dois edifícios para albergar uma clínica de fisioterapia, com 700 metros quadrados, cerca de sete vezes o tamanho das actuais instalações, ainda um jardim-de-infância de apoio ás restantes estruturas e um lar de idosos destinado à classe média-alta. “São serviços que servirão para ajudar a pagar as contas desta grande obra, que é, sublinho, um sonho antigo da nossa instituição”, acrescentou António Morgado, garantindo que falta apenas o caderno de encargos para que obra possa avançar. Garantias avançadas ao programa "Olhar da Frente" emitido pela Geice FM.

Fonte: Rádio Geice (05.09.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.