Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo: Edição "zero" da Bienal de Arquitectura e Design lançada em Outubro

Já em Outubro vai ser lançada aquela que será a Bienal de Arquitectura e Design de Viana do Castelo, uma iniciativa que integra uma parceria entre a autarquia vianense, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Fundação de Serralves. De acordo com a Vereadora da Cultura na Câmara de Viana, Maria José Guerreiro, em Outubro serão já lançadas as linhas de força deste certame e também os primeiros trabalhos da bienal.
De acordo com Maria José Guerreiro, “a cultura tem de ser vista como uma forma de dinamizar outros sectores”, daí a importância atribuída a este certame como meio para que as empresas de Viana do Castelo possam perspectivar novos caminhos. 2010 vai ser o “ano zero” da Bienal de Arquitectura e Design de Viana do Castelo. A primeira Bienal vai realizar-se em 2012, intercalando desta forma com a realização da Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira.

Fonte: Rádio Geice (29.09.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

O “Viana Amor & Folia” está a chegar

Já se começa a preparar o “Viana Amor & Folia”. 📸 11 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Alunos de Viana andam em terra e água sem sair do mesmo veículo

Estão a decorrer em Viana do Castelo, desde ontem, prolongando-se por todo o dia de hoje, as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas” que pretendem dar a conhecer as Forças Armadas e ajudar a cativar as gerações mais novas para a vida militar. Ao todo, cerca de 300 alunos de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo participaram em diversas atividades, nomeadamente numa viagem bem fora do comum, diferente e divertida, que mistura terra e água sem sair do mesmo veículo. Um passeio num veículo anfíbio dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa que entusiasmou todos os participantes.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana volta a celebrar o Carnaval no domingo

O Carnaval está a chegar. Este ano, a terça-feira de Carnaval acontece a 5 de março. Devido ao facto deste dia não ser considerado feriado obrigatório, o Município de Viana do Castelo vai realizar, no domingo, 3 de março, o tradicional Corso de Carnaval. As principais ruas da cidade de Viana do Castelo vão ser palco de muita folia e brincadeira a partir das 16h00. O cortejo da festa onde reina a fantasia, irá contar com 8 carros, 26 grupos e 800 figurantes e tem início na Alameda João Alves Cerqueira (em frente ao Largo Maestro José Pedro), segue pela Av. dos Combatentes da Grande Guerra, Av. Conde da Carreira, Passeio das Mordomas da Romaria, Rua Nova de Santana e termina na Praça 1.º de Maio.