Avançar para o conteúdo principal

Viana do Castelo instala primeiro ponto de carregamento para veículos eléctricos


O primeiro ponto de carregamento para veículos eléctricos está a ser instalado em Viana do Castelo, no âmbito da Rede Piloto para a Mobilidade Eléctrica – Mobi E, da qual a Câmara Municipal faz parte. Esta iniciativa, que integra a Semana Europeia da Mobilidade, vem de encontro à política que teve início em 2004 com o projecto dos autocarros eléctricos que circulam no centro da cidade.
Este ponto de carregamento Mobi-E está a ser instalado junto ao edifício de apoio à marina e será o primeiro de vários a ser instalado no âmbito do contrato assinado entre as 24 autarquias e a INTELI – Inteligência e Inovação, permitindo formar o primeiro living lab para a mobilidade eléctrica na Europa. Este desafio prevê a operacionalização da Fase Piloto do Programa para a Mobilidade Eléctrica com a instalação de uma infra-estrutura mínima de mobilidade eléctrica de 1300 postos de carregamento a nível nacional até 2011.
Com esta subscrição, Viana do Castelo assume-se como um território de experimentação, teste e validação de novas soluções de mobilidade eléctrica, criando um laboratório de experimentação de soluções de mobilidade eléctrica à escala nacional, visando a criação de sinergias entre os diferentes municípios.
Este projecto inovador e pioneiro a nível internacional contempla a implementação das infra-estruturas e sistemas de suporte necessários ao carregamento de veículos eléctricos a ser executada em três fases (fase piloto até finais de 2011, fase de crescimento para consolidar as soluções adoptadas e fase de consolidação a iniciar quando a procura de veículos eléctricos atingir um nível sustentado).
O programa integra também a implementação do modelo para a Mobilidade Eléctrica (MOBI.E), cujas áreas de intervenção implicam a utilização de veículos eléctricos mas também sistemas de mobilidade/intermodalidade, modelos energéticos, ordenamento do território e planeamento urbano, entre outros. Neste âmbito, as Autarquias que subscreveram o plano constituem-se como centros de inovação, conhecimento e criatividade, mas também como laboratórios de experimentação.
O plano é, para José Maria Costa, um salto qualitativo nas políticas ambientais e energéticas que a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem vindo a aplicar nos últimos anos, razão pela qual o município aderiu à Rede Piloto, considerada por seu lado “uma aposta decisiva nas energias renováveis”. Com metas de criação de 320 pontos de carregamento em 2010 e 1300 em 2011, a Rede Piloto será compatível com todas as marcas de veículos eléctricos e baterias e torna Portugal um dos primeiros países do mundo a ter uma política integrada para a mobilidade eléctrica e uma rede de carregamento de âmbito nacional.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo
Sobre este tema consulte o sítio da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Eléctrica em Portugal AQUI.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Adjudicada empreitada para construção da “CASA MORTUÁRIA MUNICIPAL”

Segundo informação publicada no Portal Base (Contratos Públicos Online), a Câmara Municipal de Viana do Castelo adjudicou, em 30 setembro de 2020, pelo montante de € 781.505,16, a que acresce o I.V.A. à taxa legal, a empreitada da "CASA MORTUÁRIA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO”, com o prazo de execução de 210 dias. A nova Casa Mortuária irá situar-se na Avenida Capitão Gaspar de Castro, nos terrenos do Horto Municipal, aproveitando a proximidade ao Cemitério existente. A construção, com uma área bruta de 561,70 m2 integra, nomeadamente, quatro salas mortuárias, áreas sanitárias, salas de família e sala de apoio.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo prepara-se para receber o Festival de Folclore Internacional Alto Minho

Entre os dias 13 e 19 de julho, Viana do Castelo irá receber grupos oriundos da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Países Baixos e Portugal, que durante vários dias encherão as ruas e palcos de música, dança, cor e alegria. O programa do XXVIII Festival de Folclore Internacional Alto Minho, contempla grandes galas na Praça da República e no Casino Afifense, atuações em instituições de solidariedade social, desfile pelas ruas da cidade, tasquinhas e momentos de convívio. Amanhã, 10 de Julho, sexta-feira, a partir das 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), terá lugar a Abertura da Exposição "Cartazes com História". As Galas da Praça da República de Viana do Castelo : 14 de Julho | Terça-feira 21h30 - Gala de Boas-Vindas 17 de Julho | Sexta-feira 21h30 - Gala do Encontro de Culturas 18 de Julho | Sábado 21h30 - Gala da Despedida 📸 9 julho | @olharvianadocastelo  Consulte o programa completo👇

Monumento a Viana do Castelo

Monumento a Viana do Castelo dá as boas vindas aos visitantes que chegam à cidade vindos do mar. A estátua, feita em bronze, folheada a ouro, tem 5 metros de altura e está assente sobre um pedestal de granito de igual medida. É da autoria do escultor vianense Manuel Rocha, que imaginou uma figura de mulher voltada para o mar, na pose de quem oferece com uma mão uma flor e com a outra segura um barco típico da Ribeira de Viana do Castelo. Implantado junto ao Castelo de Santiago da Barra, o Monumento a Viana do Castelo foi inaugurado no dia 5 de outubro de 1999, faz hoje 21 anos.

Imagem do Sagrado Coração de Jesus

A estátua do Sagrado Coração de Jesus, feita em bronze, é da autoria do escultor Aleixo Queirós Ribeiro. Inicialmente, no ano de 1898, foi erigida mesmo em frente da capela de Santa Luzia, demolida em 1926, para dar lugar à construção do Templo-Monumento do Sagrado Coração de Jesus (Templo de Santa Luzia).  Depois de concluído o Templo do Sagrado Coração de Jesus (Templo de Santa Luzia), que veio substituir a antiga capela, foi esta estátua colocada num nicho aberto na fachada do novo Templo.