Avançar para o conteúdo principal

Dia da Música: Colecionador tem mais de 23 mil discos, alguns são verdadeiras relíquias


A primeira edição de “Let it be”, dos Beatles, é uma das relíquias da coleção de Victor Coutinho, um homem que “respira música” e que guarda em casa mais de 23 mil discos, entre vinil e CD. “A música, para mim, é como o ar que respiro. Sem ela, não conseguia viver”, atira Victor Coutinho, 54 anos, empresário de ourivesaria em Viana do Castelo. A sua coleção de discos começou “por mero acaso” em 1968, quando um afilhado da avó lhe ofereceu dois singles, que ainda hoje guarda religiosamente: “World”, dos Bee Gees, e “Mighty Queen”, de Manfred Mann. “Nessa altura, nem sequer gira-discos tinha”, recorda.
Nos primeiros tempos, a coleção foi ganhando forma graças à generosidade da avó, que Victor Coutinho classifica, carinhosamente, como a “grande culpada” pelo bichinho que lhe entrou no corpo, para não mais sair.
Agora, Vítor compra discos “praticamente todos os dias”, para se manter sempre a par das últimas novidades, até porque há cerca de dois anos decidiu voltar às lides de “disc jockey”, uma actividade que já exercera na década de 70, na mítica discoteca Luziamar.
Para guardar a coleção, foi obrigado a ampliar a casa, criando uma ampla divisão, onde vinil e CD convivem lado a lado, numa harmonia perfeita.
“Este é o meu santuário. Há dias em que passo sete, oito, nove, dez horas aqui fechado, à volta da música”, confessa.
Os discos estão guardados, por ordem alfabética, em armários com cinco metros de altura, pelo que na sala Victor Coutinho tem sempre à mão uma escada para aceder ao seu espólio, que integra “verdadeiras raridades” e “autênticas pérolas”.
Só dos Beatles, que rotula como os “expoentes máximos” da música, Victor Coutinho tem mais de 800 discos, de que destaca a primeira edição de “Let it be”.
“Eu acho que, hoje em dia, nem por 5000 euros se consegue este disco. É raríssimo, por causa do livro que acompanha a edição. Vale uma autêntica fortuna”, refere.
Também do quarteto de Liverpool, Vítor detém outra raridade: um vinil de “Help”, com a concha da Shell, concebido expressamente para esta petrolífera.
Um disco de Alice Cooper embrulhado numas cuecas, exatamente como saiu para o mercado, e o “Sticky fingers” dos Rolling Stones cuja capa tem umas calças com um fecho éclair que abre e fecha de verdade, são outras das curiosidades da coleção.
Os armários de Victor Coutinho têm capacidade para uns 80 mil discos, pelo que não será por falta de espaço que a coleção deixará de continuar a crescer.
Sexta feira, Dia Mundial da Música, a coleção deverá, naturalmente, ser enriquecida com mais alguns exemplares, que Victor Coutinho nunca compra apenas um disco de cada vez e não é homem de deixar passar em branco uma efeméride que lhe é tão especial.
“A música está sempre presente no meu dia. Sem ela, acho que dava em maluco”, remata.

Fonte: Rádio Geice (01.10.2010)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Feira Medieval de Viana do Castelo

Às ruas do centro histórico de Viana do Castelo, onde decorre desde a passada quinta-feira a Feira Medieval , tem acorrido muita gente para apreciar e usufruir dum ambiente medieval, com a recriação de festas, sons, cheiros e sabores de tempos bem longínquos. Se ainda não visitou esta Feira, tem até domingo dia 13, a oportunidade de se deliciar com este ambiente de sabor medieval enquadrado no cenário do centro histórico de Viana do Castelo.

Porto de Viana abre as portas à comunidade (14 de junho)

No próximo dia 14 de junho, sábado, das 10h00 às 19h00, terá lugar na marginal de Viana do Castelo, mais uma edição do Dia do Porto de Viana. O evento contará com um programa diversificado, que inclui nomeadamente visitas à área portuária em embarcação, visitas às instalações da WindFloat Atlantic e visitas gratuitas ao Navio-Hospital Gil Eannes. Haverá também Insufláveis e Animação Diversa (Jardim da Marina) que proporcionarão momentos de muita diversão para toda a família. A entrada é livre. Programa completo do Dia do Porto de Viana: PORTO COMERCIAL 10h00 às 12h00 > VISITAS AO PORTO COMERCIAL DE VIANA DO CASTELO > VISITAS ÀS INSTALAÇÕES DA WINDFLOAT ATLANTIC 17h00 > PARTIDA DA 3ª CORRIDA DO PORTO DE VIANA JARDIM DA MARINA 10h00 às 19h00 > VISITAS GRATUITAS AO NAVIO-HOSPITAL GIL EANNES > VISITAS À AREA PORTUÁRIA EM EMBARCAÇÃO (ATÉ ÀS 16H) > PARQUE DE INSUFLÁVEIS > PINTURAS FACIAIS E MODELAGEM DE BALÕES > ARTISTAS EM ANDAS E MASCOTES ANIMADORES > DUPLA DE PA...

Cinco milhões de peças LEGO® dão vida a mais uma exposição BRInCKa, em Viana

O evento onde as peças LEGO® e a paixão pelo imaginário se juntam está de volta! De 19 a 22 de junho, BRInCKa, LEGO® Fan Event invade o Centro Cultural de Viana do Castelo com exposições e atividades para toda a família. Com uma área com cerca de 1.500 m2 e mais de 5 milhões de peças, o BRInCKa, LEGO® Fan Event regressa para mais uma edição, em que dá a conhecer aos visitantes os mais incríveis modelos de construção com peças LEGO®.   Organizado pela PLUG (Associação Portuguesa de Utilizadores de LEGO), em parceria com a TICTAR (Associação para a Promoção das Tecnologias de Informação e Comunicação), contará com construções incríveis com recurso a peças LEGO® de cidades com edifícios em grande escala, comboios em movimento, portos marítimos, zonas rurais limítrofes e muito mais. Horários : 19 de junho (quinta-feira): 10:00 às 21:00 20 de junho (sexta-feira): 10:00 às 21:00 21 de junho (sábado): 10:00 às 21:00 22 de junho (domingo): 10:00 às 18:30   Entradas : Crianças (4-10 an...

Pormenores…

A “mulher” e o alpendre já conheceram melhores dias. Pelo mau estado de ambos, não vão suportar estar em pé por muito tempo. Estrada de Santa Luzia, Viana do Castelo. 📸 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo