Avançar para o conteúdo principal

Dia da Música: Colecionador tem mais de 23 mil discos, alguns são verdadeiras relíquias


A primeira edição de “Let it be”, dos Beatles, é uma das relíquias da coleção de Victor Coutinho, um homem que “respira música” e que guarda em casa mais de 23 mil discos, entre vinil e CD. “A música, para mim, é como o ar que respiro. Sem ela, não conseguia viver”, atira Victor Coutinho, 54 anos, empresário de ourivesaria em Viana do Castelo. A sua coleção de discos começou “por mero acaso” em 1968, quando um afilhado da avó lhe ofereceu dois singles, que ainda hoje guarda religiosamente: “World”, dos Bee Gees, e “Mighty Queen”, de Manfred Mann. “Nessa altura, nem sequer gira-discos tinha”, recorda.
Nos primeiros tempos, a coleção foi ganhando forma graças à generosidade da avó, que Victor Coutinho classifica, carinhosamente, como a “grande culpada” pelo bichinho que lhe entrou no corpo, para não mais sair.
Agora, Vítor compra discos “praticamente todos os dias”, para se manter sempre a par das últimas novidades, até porque há cerca de dois anos decidiu voltar às lides de “disc jockey”, uma actividade que já exercera na década de 70, na mítica discoteca Luziamar.
Para guardar a coleção, foi obrigado a ampliar a casa, criando uma ampla divisão, onde vinil e CD convivem lado a lado, numa harmonia perfeita.
“Este é o meu santuário. Há dias em que passo sete, oito, nove, dez horas aqui fechado, à volta da música”, confessa.
Os discos estão guardados, por ordem alfabética, em armários com cinco metros de altura, pelo que na sala Victor Coutinho tem sempre à mão uma escada para aceder ao seu espólio, que integra “verdadeiras raridades” e “autênticas pérolas”.
Só dos Beatles, que rotula como os “expoentes máximos” da música, Victor Coutinho tem mais de 800 discos, de que destaca a primeira edição de “Let it be”.
“Eu acho que, hoje em dia, nem por 5000 euros se consegue este disco. É raríssimo, por causa do livro que acompanha a edição. Vale uma autêntica fortuna”, refere.
Também do quarteto de Liverpool, Vítor detém outra raridade: um vinil de “Help”, com a concha da Shell, concebido expressamente para esta petrolífera.
Um disco de Alice Cooper embrulhado numas cuecas, exatamente como saiu para o mercado, e o “Sticky fingers” dos Rolling Stones cuja capa tem umas calças com um fecho éclair que abre e fecha de verdade, são outras das curiosidades da coleção.
Os armários de Victor Coutinho têm capacidade para uns 80 mil discos, pelo que não será por falta de espaço que a coleção deixará de continuar a crescer.
Sexta feira, Dia Mundial da Música, a coleção deverá, naturalmente, ser enriquecida com mais alguns exemplares, que Victor Coutinho nunca compra apenas um disco de cada vez e não é homem de deixar passar em branco uma efeméride que lhe é tão especial.
“A música está sempre presente no meu dia. Sem ela, acho que dava em maluco”, remata.

Fonte: Rádio Geice (01.10.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Fogo de artifício: Serenata da Romaria d’Agonia passa para dia 20 de agosto

A VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo acaba de anunciar que o Fogo de artifício: Serenata no rio Lima, que estava inicialmente previsto para este domingo (17) às 24h00, vai realizar-se (se as condições se mantiverem favoráveis) às 23h00 do dia 20 de agosto, quarta-feira, último dia da Romaria d’Agonia 2025. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo