Avançar para o conteúdo principal

Em Viana do Castelo estacionar nos passeios é legal?

Em Viana do Castelo, é muito vulgar presenciar-se viaturas em cima dos passeios. Ora, como qualquer cidadão sabe, o passeio é uma zona pedonal e é proibido estacionar nele. Para os veículos, o estacionamento deve efectuar-se nos locais especialmente destinados a esse efeito.
Na nossa cidade até parece normal estacionar em cima do passeio, pois constatamos com muita frequência, as autoridades serem muito lestas a multar automobilistas por terem ultrapassado 5 minutos o tempo do pagamento do parquímetro ou estarem estacionados em locais proibidos mas que não estragam o património nem obstruem o bom andamento do trânsito nem de peões, e fecharem os olhos àqueles “xicos espertos” que mesmo tendo lugar de estacionamento por perto, preferem colocar a viatura em cima do passeio criando dificuldades de mobilidade e segurança aos outros cidadãos.
Todos estamos de acordo que os agentes devem actuar quando há uma infracção ao Código da Estrada, estão a fazer o seu trabalho, mas seria mais razoável que fossem mais firmes com as situações que implicam destruição do património ou resultem num prejuízo efectivo dos direitos dos peões.
Veja-se o caso em baixo. Esta viatura está estacionada há pelo menos duas semanas, neste local (EN13 – Areosa – Viana do Castelo) ocupando a totalidade do passeio, tendo local bem definido destinado a estacionamento de veículos tanto num lado como do outro da estrada.
Todos os dias passam várias viaturas da GNR e PSP neste local, mas pelos vistos assobiam para o lado, até parece que está tudo bem.


MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Devoção a Nossa Senhora das Candeias celebrada em Viana

As festas em honra de Nossa Senhora das Candeias, em Viana do Castelo, começam amanhã sábado (1). Procissão de Velas, Missa Cantada, Música, Arraial e Leilão são atrativos destas Festas, a decorrer nos dias 1 e 2 de fevereiro, no largo Maestro José Pedro, cuja capela em sua honra ali se situa. A Capela da Senhora das Candeias foi construída no ano de 1621. No seu interior veneram-se para além da imagem da Senhora das Candeias, as imagens de São Homem Bom e São Miguel Arcanjo. PROGRAMA Dia 1 de fevereiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 2 de fevereiro (DOMINGO) 10h30 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada que será celebrada na IGREJA DE S. DOMINGOS. 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Assoc...

Romaria d’Agonia procura Mordoma para o cartaz 2025

A partir de segunda-feira 3 de fevereiro e até 17 de fevereiro, o concurso para escolher a mordoma do cartaz, que leva a maior Romaria de Portugal a todo o mundo, está aberto. Tal como em 2024, este ano, mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, podem concorrer individualmente. A mordoma do cartaz, será escolhida por um júri, entre 20 finalistas selecionadas. A Romaria d'Agonia vai decorrer este ano, durante nove dias, de 12 a 20 de agosto. Saiba as NORMAS DE PARTICIPAÇÃO clicando AQUI .

Palavras para Quê...?

A arte de mal estacionar. Imagens reais que falam por si e sem comentários do (mal) estacionamento que muitos automobilistas praticam diariamente na cidade de Viana do Castelo. 📸 3 fev 2025 | Olhar Viana do Castelo

Capela de Nossa Senhora das Candeias

Capela situada no Largo Vasco da Gama, em Viana do Castelo, foi construída no ano de 1621, sob a invocação de Santo Homem Bom.  Embutidos na fachada da Capela observa-se um pouco já desgastados pela ação do tempo, um Brasão, a Esfera Armilar e a Cruz de Cristo em granito, que pertenceram a uma fonte que existiu junto à Capela.  No seu interior contempla-se as imagens da Senhora da Luz, ladeada por Santo Homem Bom e São Miguel Arcanjo.

Marquem na agenda: já há data para a Romaria d’Agonia 2025

Apesar de ainda não ter sido divulgado o programa daquela que é considerada a maior Romaria de Portugal, já sabemos as datas. Do dia 12 de agosto, terça-feira, a 20 de agosto, quarta-feira, todos os caminhos vão dar a Viana do Castelo. Serão 9 dias de muita tradição, devoção e alegria, que fazem desta romaria popular um marco na vida cultural do concelho.