Avançar para o conteúdo principal

ENVC firmam acordo com venezuelanos para a construção de dois navios asfalteiros


Nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo é firmado esta terça-feira à tarde o acordo entre a empresa vianense e uma empresa venezuelana com vista à construção de dois navios asfalteiros, com a possibilidade de construção de uma terceira embarcação do mesmo tipo. Um acordo que será apadrinhado pelo Secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello. Ao que a Geice apurou este é um negócio que deverá rondar os 155 milhões de euros, e que poderá garantir trabalho na empresa durante os próximos sete ou oito anos. Esta era uma notícia há muito aguardada pelos trabalhadores, actualmente a braços com a falta de trabalho, tal como disse recentemente o porta-voz da Comissão de Trabalhadores, António Barbosa.
Recorde-se que, também de Venezuela, poderá surgir um destino para o Atlântida, o ferry construído para os Açores mas que continua acostado nos estaleiros vianenses. Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo têm também em vista a construção de dois “ferries” para um armador grego, um negócio que poderá ascender a mais de 120 milhões de euros. A confirmar-se, este negócio poderá vir a dar um novo fôlego à empresa vianense, actualmente a atravessar um período especialmente difícil.

Fonte: Rádio Geice (11.10.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Castelo de Santiago da Barra: esquecido, a precisar de intervenção

Classificado como imóvel de interesse público desde 1967, o Castelo ou Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, está há muito a precisar de uma intervenção. É lamentável que a um sítio tão importante na história da cidade não seja dada mais atenção. Independentemente da necessidade de uma reabilitação mais profunda, que tarda em acontecer, merece uma intervenção mais imediata, nomeadamente a remoção de vegetação das muralhas e limpeza do fosso (ver fotografias). 📸 12 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Seja qual for a perspetiva, fica sempre bem!

A sua posição privilegiada, no alto do monte de Santa Luzia, faz com que a Basílica do Sagrado Coração de Jesus seja visível de vários pontos da cidade de Viana do Castelo, podendo ser fotografada de diferentes ângulos que destacam a sua imponência. 📸 Basílica do Sagrado Coração de Jesus captada a partir da praia Norte, Viana do Castelo

Pela praia do Cabedelo…

Num simples passeio matinal pela praia do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, cruzei-me, além de imensas gaivotas (o que é normal), com maçaricos-galegos e borrelhos-de-coleira-interrompida (que nidificam por ali). O borrelho-de-coleira-interrompida é uma ave de pequenas dimensões, cuja coloração é acastanhada por cima e branca por baixo, apresentando uma coleira incompleta. O seu ninho é uma pequena cova, nas dunas ou em pleno areal, e a cor dos ovos confunde-se com a cor da areia. Neste momento, estamos em plena época de nidificação do borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus). A estrutura que se vê na fotografia está a proteger um ninho: permite aos progenitores aceder ao seu Interior e evita a destruição dos ovos (por pisoteio, predadores ou limpezas mecânicas). 📸 13 maio 2026 | @olharvianadocastelo