Avançar para o conteúdo principal

Câmara Municipal aprovou projectos para valorizar e requalificar frente ribeirinha e estuarina

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, os projectos para a requalificação da envolvente do Forte Santiago da Barra e núcleo piscatório, dos espaços degradados da sua envolvente e da requalificação do porto de abrigo de pesca. Ao todo, a Câmara Municipal e a sociedade Polis Litoral Norte vão investir cerca de quatro milhões de euros na valorização desta zona até 2012.
Em causa estão acções integradas para a valorização da frente ribeirinha de Viana do Castelo, divididas em três projectos de valorização e requalificação. Assim, o projecto de requalificação da envolvente ao forte de Santiago da Barra e núcleo piscatório, no valor de 2.9 milhões de euros suportados pela Polis Litoral Norte, junta-se ao investimento da Câmara Municipal de Viana do Castelo de cerca de 900 mil euros para requalificar a zona ribeirinha do Campo d’Agonia.
As intervenções da Polis Litoral Norte dizem respeito à frente ribeirinha na zona do estuário do rio Lima, incluindo a área envolvente ao forte e espaços de enquadramento a norte, respectivos baluartes e fosso e ainda as zonas de aprestos de apoio à actividade piscatória, tendo como principais objectivos a valorização do núcleo de pesca artesanal e a requalificação de espaços degradados envolventes.
A intervenção que será efectuada pela Autarquia remete para os espaços degradados da frente urbana/ribeirinha a norte do forte e a nascente das docas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, com o objectivo de valorizar a envolvente do forte e requalificar o espaço da zona da feira semanal.
A intenção da autarquia e da Polis Litoral Norte é criar acções que visam o ordenamento e requalificação da ocupação territorial das zonas costeiras e estuarinas, ordenar e valorizar os núcleos de pesca e criar condições para o usufruto da orla como elementos singulares da paisagem, nomeadamente com o forte, o património e o turismo cultural da envolvente, melhorando igualmente o acesso poente ao pavilhão da AIMinho e aos Estaleiros Navais.
Para tal, está prevista a qualificação do espaço público, criação de ordenamento do estacionamento, arborização, sinalização, demolição /relocalização de equipamentos e a revitalização da frente ribeirinha com dragagem da antiga doca comercial onde está situado o Gil Eannes. Estas acções deverão arrancar no terreno em Setembro de 2011, logo após a Romaria d’Agonia.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Igreja da Ordem Terceira e Igreja de Santo António

Frontarias da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, construída no século XVIII e da Igreja de Santo António, construída no século XVII, situadas junto à Av. 25 de Abril, em Viana do Castelo.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

Skate à vela chama a atenção na praia Norte

O equipamento que mistura vela e skate aproveita a célebre nortada da praia Norte como “combustível” para ser praticado. 📸 15 novembro 2025 | @olharvianadocastelo