Avançar para o conteúdo principal

Câmara Municipal aprovou projectos para valorizar e requalificar frente ribeirinha e estuarina

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, os projectos para a requalificação da envolvente do Forte Santiago da Barra e núcleo piscatório, dos espaços degradados da sua envolvente e da requalificação do porto de abrigo de pesca. Ao todo, a Câmara Municipal e a sociedade Polis Litoral Norte vão investir cerca de quatro milhões de euros na valorização desta zona até 2012.
Em causa estão acções integradas para a valorização da frente ribeirinha de Viana do Castelo, divididas em três projectos de valorização e requalificação. Assim, o projecto de requalificação da envolvente ao forte de Santiago da Barra e núcleo piscatório, no valor de 2.9 milhões de euros suportados pela Polis Litoral Norte, junta-se ao investimento da Câmara Municipal de Viana do Castelo de cerca de 900 mil euros para requalificar a zona ribeirinha do Campo d’Agonia.
As intervenções da Polis Litoral Norte dizem respeito à frente ribeirinha na zona do estuário do rio Lima, incluindo a área envolvente ao forte e espaços de enquadramento a norte, respectivos baluartes e fosso e ainda as zonas de aprestos de apoio à actividade piscatória, tendo como principais objectivos a valorização do núcleo de pesca artesanal e a requalificação de espaços degradados envolventes.
A intervenção que será efectuada pela Autarquia remete para os espaços degradados da frente urbana/ribeirinha a norte do forte e a nascente das docas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, com o objectivo de valorizar a envolvente do forte e requalificar o espaço da zona da feira semanal.
A intenção da autarquia e da Polis Litoral Norte é criar acções que visam o ordenamento e requalificação da ocupação territorial das zonas costeiras e estuarinas, ordenar e valorizar os núcleos de pesca e criar condições para o usufruto da orla como elementos singulares da paisagem, nomeadamente com o forte, o património e o turismo cultural da envolvente, melhorando igualmente o acesso poente ao pavilhão da AIMinho e aos Estaleiros Navais.
Para tal, está prevista a qualificação do espaço público, criação de ordenamento do estacionamento, arborização, sinalização, demolição /relocalização de equipamentos e a revitalização da frente ribeirinha com dragagem da antiga doca comercial onde está situado o Gil Eannes. Estas acções deverão arrancar no terreno em Setembro de 2011, logo após a Romaria d’Agonia.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Em contagem decrescente para o VIANA BATE FORTE

Há 16 concertos que vai poder assistir gratuitamente. Três palcos em três praças (Liberdade, República e Erva) do centro histórico de Viana do Castelo. É o regresso do VIANA BATE FORTE. Noites de 12 (sexta-feira) e 13 (sábado) de setembro. Qual o espetáculo que não irá mesmo perder? TODA A PROGRAMAÇÃO AQUI 👇 SEXTA-FEIRA 12 20h30 > KÁTIA GUERREIRO | Praça da República 21h30 > LUIS REPRESAS | Praça da Liberdade 22h30 > RITA GUERRA | Praça da República 23h00 > NOBLE | Praça da Erva 23h30 > TÁXI | Praça da Liberdade 00h30 > HMB | Praça da República 01h00 > DI PONTI | Praça da Erva 01h30 > MIZZY MILES | Praça da Liberdade SÁBADO 13 20h30 > CAROLINA DE DEUS | Praça da Liberdade 21h30 > GIL DO CARMO | Praça da República 22h30 > A GAROTA NÃO | Praça da Liberdade 23h00 > TODAGENTE | Praça da Erva 23h30 > BEATRIZ ROSÁRIO | Praça da República 00h30 > FILLAS DE CASSANDRA | Praça da Liberdade 01h00 > PUTO | Praça da Erva 01h30 > CHYNA | Praça da Repú...

Fogo de artifício: Serenata da Romaria d’Agonia passa para dia 20 de agosto

A VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo acaba de anunciar que o Fogo de artifício: Serenata no rio Lima, que estava inicialmente previsto para este domingo (17) às 24h00, vai realizar-se (se as condições se mantiverem favoráveis) às 23h00 do dia 20 de agosto, quarta-feira, último dia da Romaria d’Agonia 2025. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo