A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, os projectos para a requalificação da envolvente do Forte Santiago da Barra e núcleo piscatório, dos espaços degradados da sua envolvente e da requalificação do porto de abrigo de pesca. Ao todo, a Câmara Municipal e a sociedade Polis Litoral Norte vão investir cerca de quatro milhões de euros na valorização desta zona até 2012.
Em causa estão acções integradas para a valorização da frente ribeirinha de Viana do Castelo, divididas em três projectos de valorização e requalificação. Assim, o projecto de requalificação da envolvente ao forte de Santiago da Barra e núcleo piscatório, no valor de 2.9 milhões de euros suportados pela Polis Litoral Norte, junta-se ao investimento da Câmara Municipal de Viana do Castelo de cerca de 900 mil euros para requalificar a zona ribeirinha do Campo d’Agonia.
As intervenções da Polis Litoral Norte dizem respeito à frente ribeirinha na zona do estuário do rio Lima, incluindo a área envolvente ao forte e espaços de enquadramento a norte, respectivos baluartes e fosso e ainda as zonas de aprestos de apoio à actividade piscatória, tendo como principais objectivos a valorização do núcleo de pesca artesanal e a requalificação de espaços degradados envolventes.
A intervenção que será efectuada pela Autarquia remete para os espaços degradados da frente urbana/ribeirinha a norte do forte e a nascente das docas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, com o objectivo de valorizar a envolvente do forte e requalificar o espaço da zona da feira semanal.
A intenção da autarquia e da Polis Litoral Norte é criar acções que visam o ordenamento e requalificação da ocupação territorial das zonas costeiras e estuarinas, ordenar e valorizar os núcleos de pesca e criar condições para o usufruto da orla como elementos singulares da paisagem, nomeadamente com o forte, o património e o turismo cultural da envolvente, melhorando igualmente o acesso poente ao pavilhão da AIMinho e aos Estaleiros Navais.
Para tal, está prevista a qualificação do espaço público, criação de ordenamento do estacionamento, arborização, sinalização, demolição /relocalização de equipamentos e a revitalização da frente ribeirinha com dragagem da antiga doca comercial onde está situado o Gil Eannes. Estas acções deverão arrancar no terreno em Setembro de 2011, logo após a Romaria d’Agonia.
Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo