Avançar para o conteúdo principal

Praia Norte | Viana do Castelo

Ontem, durante mais um passeio matinal pela Praia Norte, em Viana do Castelo, na companhia de alguns amigos, recordamos alguns pormenores sobre esta praia que os mais jovens desconhecem.
Como o da Praia Norte, há algumas dezenas de anos atrás, localizar-se junto aos estaleiros Navais de Viana do Castelo, a sul do Bairro dos Pescadores. Era a praia mais frequentada da cidade, pois as pessoas podiam deslocar-se a pé, enquanto para ir à Praia do Cabedelo, por ser mais distante, tinha-se que utilizar o autocarro, o que naquela altura muitas pessoas não podiam pagar. Contribuía também para a Praia Norte ser muito procurada, o facto de ser rica em iodo, motivo pelo qual era aconselhada por médicos.
O local onde hoje está localizada a Praia Norte era de difícil acesso, com muitas rochas e pedras e ausência de areia. Na altura, neste sítio, o que causava mais curiosidade eram as enormes rochas conhecidas por “Pedras Ruivas” (presentemente parecem mais pequenas, penso eu devido à erosão).
Às “Pedras Ruivas” também está associado um acontecimento passado há mais de cem anos, que era contado pelos mais velhos, que tem a ver com um crime lá ocorrido.
Em baixo, fotos da Praia Norte, na actualidade.




Nesta imagem pode ver-se ao fundo, à direita, as ditas "Pedras Ruivas"

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Hoje, 6 de janeiro, é dia de…

A igreja de São Domingos acolher a tradicional “Adoração dos Reis Magos”. O evento tem início às 21h30 e contará, além do presépio ao vivo interpretado pelos grupos de teatro da CIRC e À Margem, com um concerto de Natal pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo. No final será oferecido vinho quente com maçã assada, canela e mel. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Adeus, Natal!

Viana do Castelo já começou a retirar as decorações natalícias. O Dia de Reis, celebrado a 6 de janeiro, funciona como data simbólica para “fechar” o período das Festas de Natal. Até para o ano (2026/2027). 📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”