Ontem, durante mais um passeio matinal pela Praia Norte, em Viana do Castelo, na companhia de alguns amigos, recordamos alguns pormenores sobre esta praia que os mais jovens desconhecem.
Como o da Praia Norte, há algumas dezenas de anos atrás, localizar-se junto aos estaleiros Navais de Viana do Castelo, a sul do Bairro dos Pescadores. Era a praia mais frequentada da cidade, pois as pessoas podiam deslocar-se a pé, enquanto para ir à Praia do Cabedelo, por ser mais distante, tinha-se que utilizar o autocarro, o que naquela altura muitas pessoas não podiam pagar. Contribuía também para a Praia Norte ser muito procurada, o facto de ser rica em iodo, motivo pelo qual era aconselhada por médicos.
O local onde hoje está localizada a Praia Norte era de difícil acesso, com muitas rochas e pedras e ausência de areia. Na altura, neste sítio, o que causava mais curiosidade eram as enormes rochas conhecidas por “Pedras Ruivas” (presentemente parecem mais pequenas, penso eu devido à erosão).
Às “Pedras Ruivas” também está associado um acontecimento passado há mais de cem anos, que era contado pelos mais velhos, que tem a ver com um crime lá ocorrido.
Em baixo, fotos da Praia Norte, na actualidade.
Nesta imagem pode ver-se ao fundo, à direita, as ditas "Pedras Ruivas" |