Avançar para o conteúdo principal

Prédio Coutinho: Câmara de Viana diz que quem está a prejudicar a cidade são ''alguns moradores''

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo manifestou “insatisfação” e “repúdio” face “aos termos, à linguagem e à inverdade” que diz estarem contidos num comunicado da Associação de Moradores do Prédio Coutinho, que recentemente veio a público dizer que os custos para a demolição deste edifício de 13 andares já ascendem a 250 milhões de euros. José Maria Costa recorda que foram investidos 97 milhões de euros no programa de requalificação urbana Vianapolis e que, neste momento, existem “condições financeiras, técnicas e políticas” para avançar com a demolição. Como tal afirma que quem tem vindo a prejudicar da cidade não é a Vianapolis, mas sim aqueles que têm vindo a obstaculizar este processo.
O autarca vianense acrescenta que existe um sentimento de que os vianenses repudiam o edifício e querem a sua demolição. Uma demolição que está avaliada em 1,3 milhões de euros, sendo que em PIDDAC está já inscrita uma verba de cerca de 900 mil euros para esse fim. Com a demolição do Prédio Coutinho, diz José Maria Costa que já seria possível construir o novo mercado municipal, repondo desta forma “um erro urbanístico, a verdade histórica, e o equilíbrio e a harmonia do perfil urbanístico de Viana do Castelo”.

Fonte: Rádio Geice (11.11.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.