Avançar para o conteúdo principal

Recital Encenado ''Animaluquices'' no Teatro Sá de Miranda em Viana do Castelo


Numa organização da Academia de Música de Viana do Castelo - Conservatório Regional do Alto Minho e inserido no Projecto: "Contos com música … Música com contos", o recital encenado "Animaluquices", vai estar em cena no Teatro Municipal de Sá de Miranda, Viana do Castelo, nos próximos dias 25 às 14H30 e 18H00 e dia 26 às 14H30 e 21H30.

“Animaluquices” é um concentrado de música, humor e zoologia! Canções sobre plantas e animais são apresentadas no contexto imaginário de uma conferência de Zoologia Musical, com recurso a projecções vídeo, desenhos, esquemas e gráficos. Uma palestra deste teor exige longos preparativos que, à hora do início previsto, ainda não estão concluídos: o piano precisa ser afinado, o púlpito precisa ser instalado, o palco precisa ser decorado. Terminadas estas tarefas com o devido atraso, a equipa (des)organizadora da conferência depara-se com um sério contratempo: onde está o pianista?! Esqueceu-se deste compromisso! O tempo urge e só resta uma solução: convencer o afinador de pianos a colaborar com o conferencista... será que vai resultar? Ninguém sabe. Resta a certeza de uma atribulada, desmiolada e endiabrada palestra cantada sobre os mais variados animais: patos, perus, pavões, cigarras, grilos, dromedários, cães, gatos, galinhas, porquinhos, vaquinhas e golfinhos, entre outros."Animaluquices" é um espectáculo destinado a que os filhos levem os pais ao teatro e, em conjunto, se percam num território algures entre o recital de canto e a ópera de câmara.

José Lourenço


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana do Castelo de Outros Tempos

Assim era a cidade em modo postal ilustrado.

Castelo de Santiago da Barra: esquecido, a precisar de intervenção

Classificado como imóvel de interesse público desde 1967, o Castelo ou Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, está há muito a precisar de uma intervenção. É lamentável que a um sítio tão importante na história da cidade não seja dada mais atenção. Independentemente da necessidade de uma reabilitação mais profunda, que tarda em acontecer, merece uma intervenção mais imediata, nomeadamente a remoção de vegetação das muralhas e limpeza do fosso (ver fotografias). 📸 12 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Pela praia do Cabedelo…

Num simples passeio matinal pela praia do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, cruzei-me, além de imensas gaivotas (o que é normal), com maçaricos-galegos e borrelhos-de-coleira-interrompida (que nidificam por ali). O borrelho-de-coleira-interrompida é uma ave de pequenas dimensões, cuja coloração é acastanhada por cima e branca por baixo, apresentando uma coleira incompleta. O seu ninho é uma pequena cova, nas dunas ou em pleno areal, e a cor dos ovos confunde-se com a cor da areia. Neste momento, estamos em plena época de nidificação do borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus). A estrutura que se vê na fotografia está a proteger um ninho: permite aos progenitores aceder ao seu Interior e evita a destruição dos ovos (por pisoteio, predadores ou limpezas mecânicas). 📸 13 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Arte ou vandalismo?

Grafitar sem autorização não é arte, é vandalismo. Este comboio passou pela estação ferroviária de Viana do Castelo neste deprimente estado de degradação consequência do vandalismo que nada poupa. Para além de danificar o património coletivo, gera altos custos de limpeza. 📸 11 maio 2026 | @olharvianadocastelo