Avançar para o conteúdo principal

Recital Encenado ''Animaluquices'' no Teatro Sá de Miranda em Viana do Castelo


Numa organização da Academia de Música de Viana do Castelo - Conservatório Regional do Alto Minho e inserido no Projecto: "Contos com música … Música com contos", o recital encenado "Animaluquices", vai estar em cena no Teatro Municipal de Sá de Miranda, Viana do Castelo, nos próximos dias 25 às 14H30 e 18H00 e dia 26 às 14H30 e 21H30.

“Animaluquices” é um concentrado de música, humor e zoologia! Canções sobre plantas e animais são apresentadas no contexto imaginário de uma conferência de Zoologia Musical, com recurso a projecções vídeo, desenhos, esquemas e gráficos. Uma palestra deste teor exige longos preparativos que, à hora do início previsto, ainda não estão concluídos: o piano precisa ser afinado, o púlpito precisa ser instalado, o palco precisa ser decorado. Terminadas estas tarefas com o devido atraso, a equipa (des)organizadora da conferência depara-se com um sério contratempo: onde está o pianista?! Esqueceu-se deste compromisso! O tempo urge e só resta uma solução: convencer o afinador de pianos a colaborar com o conferencista... será que vai resultar? Ninguém sabe. Resta a certeza de uma atribulada, desmiolada e endiabrada palestra cantada sobre os mais variados animais: patos, perus, pavões, cigarras, grilos, dromedários, cães, gatos, galinhas, porquinhos, vaquinhas e golfinhos, entre outros."Animaluquices" é um espectáculo destinado a que os filhos levem os pais ao teatro e, em conjunto, se percam num território algures entre o recital de canto e a ópera de câmara.

José Lourenço


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.