Avançar para o conteúdo principal

Viana: novo ''parque de estacionamento'' da frota de pesca adjudicado por 1,9 ME

A Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC) adjudicou hoje, por 1,9 milhões de euros, a empreitada do novo parque de estacionamento da frota de pesca daquela cidade, anunciou aquele organismo. O estacionamento das embarcações passará a fazer-se na Doca das Marés e na Doca da Lota, junto às instalações da Docapesca e dos armazéns de aprestos.
Segundo a administração do porto, “serão nitidamente melhoradas as condições de operacionalidade, na medida em que as embarcações ficarão mais próximas dos armazéns de aprestos e da Docapesca, para descarga de peixe, bem como do posto de combustível”. Sublinha ainda que “ficam também favorecidas” as condições para fornecimentos de serviços de abastecimento de água e energia às embarcações. “Este novo ordenamento gerará vantagens significativas em termos de eficiência e custo das operações de movimentação permitindo o reforço da posição de mercado desta comunidade piscatória e a melhor integração urbana desta actividade”, refere. A obra tem um prazo de execução de 243 dias, sendo o investimento comparticipado em 75 por cento pelo PROMAR - Programa Operacional de Pesca. A mudança do local de estacionamento das embarcações de pesca fica a dever-se à construção da marina atlântica de Viana do Castelo.


Fonte: Rádio Geice (04.11.2010)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Devoção a Nossa Senhora das Candeias celebrada em Viana

As festas em honra de Nossa Senhora das Candeias, em Viana do Castelo, começam amanhã sábado (1). Procissão de Velas, Missa Cantada, Música, Arraial e Leilão são atrativos destas Festas, a decorrer nos dias 1 e 2 de fevereiro, no largo Maestro José Pedro, cuja capela em sua honra ali se situa. A Capela da Senhora das Candeias foi construída no ano de 1621. No seu interior veneram-se para além da imagem da Senhora das Candeias, as imagens de São Homem Bom e São Miguel Arcanjo. PROGRAMA Dia 1 de fevereiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 2 de fevereiro (DOMINGO) 10h30 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada que será celebrada na IGREJA DE S. DOMINGOS. 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Assoc...

Romaria d’Agonia procura Mordoma para o cartaz 2025

A partir de segunda-feira 3 de fevereiro e até 17 de fevereiro, o concurso para escolher a mordoma do cartaz, que leva a maior Romaria de Portugal a todo o mundo, está aberto. Tal como em 2024, este ano, mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, podem concorrer individualmente. A mordoma do cartaz, será escolhida por um júri, entre 20 finalistas selecionadas. A Romaria d'Agonia vai decorrer este ano, durante nove dias, de 12 a 20 de agosto. Saiba as NORMAS DE PARTICIPAÇÃO clicando AQUI .

Palavras para Quê...?

A arte de mal estacionar. Imagens reais que falam por si e sem comentários do (mal) estacionamento que muitos automobilistas praticam diariamente na cidade de Viana do Castelo. 📸 3 fev 2025 | Olhar Viana do Castelo

Capela de Nossa Senhora das Candeias

Capela situada no Largo Vasco da Gama, em Viana do Castelo, foi construída no ano de 1621, sob a invocação de Santo Homem Bom.  Embutidos na fachada da Capela observa-se um pouco já desgastados pela ação do tempo, um Brasão, a Esfera Armilar e a Cruz de Cristo em granito, que pertenceram a uma fonte que existiu junto à Capela.  No seu interior contempla-se as imagens da Senhora da Luz, ladeada por Santo Homem Bom e São Miguel Arcanjo.

Marquem na agenda: já há data para a Romaria d’Agonia 2025

Apesar de ainda não ter sido divulgado o programa daquela que é considerada a maior Romaria de Portugal, já sabemos as datas. Do dia 12 de agosto, terça-feira, a 20 de agosto, quarta-feira, todos os caminhos vão dar a Viana do Castelo. Serão 9 dias de muita tradição, devoção e alegria, que fazem desta romaria popular um marco na vida cultural do concelho.