Avançar para o conteúdo principal

Artesanato na cidade de Viana do Castelo

Viana do Castelo já é conhecida pelo seu artesanato tradicional mas, nos últimos tempos, novos ateliers e lojas de artesanato foram aparecendo na cidade. Esses novos espaços apresentam uma realidade artesanal distinta. Oferecem uma diversidade de trabalhos que são criados conciliando técnicas tradicionais e inovadoras com os mais diversos materiais, juntando muita criatividade, originalidade e tradição dando origem a belas peças de design e bijutaria contemporânea, muitas delas únicas.
Exemplo desses novos espaços é o Atelier Sofia Rocha (que visitei recentemente e a proprietária e autora dos trabalhos expostos, me recebeu com simpatia e muita paciência), situado na Rua Mateus Barbosa, Viana do Castelo, onde podemos encontrar diversas peças de cerâmica artística e bijutaria. Na bijutaria, não passa despercebido a quem lá entra, os célebres corações de filigrana típicos de Viana, que atraem pela sua beleza e perfeição, mas neste caso trabalhados num material menos nobre, o arame.
Para uso próprio ou motivo de oferta, não deixa de ser uma boa ideia, nesta época do ano, adquirir peças que para além de serem feitas à mão destacam-se pela diferença, originalidade e inovação.

Peça do Atelier Sofia Rocha
Peça do Atelier Sofia Rocha

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Ruas de Viana coloridas no Dia do Corpo de Deus

A tradição ainda é o que era e tapetes de flores (e não só) voltam a colorir ruas de Viana do Castelo neste Dia do Corpo de Deus. 📸 4 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Concentração Motard Viana 2026

Concentração onde são esperados entre 5 a 7 de junho, cerca de 2.500 motards, junto ao monumento a Viana do Castelo, no espaço entre o Castelo de Santiago da Barra e os Estaleiros Navais. Três dias com muita animação, muita música, espetáculos, convívio e espírito motard, com entrada livre. 📸 6 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Tapetes de flores dão beleza à Vila de Caminha

A Vila de Caminha, amanheceu hoje, quinta-feira, o dia em que se celebra a Festa do Corpo de Deus, com as ruas cobertas de tapetes de flores. Esta tradição muito característica desta Vila do Alto Minho, atrai todos os anos milhares de pessoas, motivadas pela beleza dos tapetes floridos e enfeitados com serrim pintado, verdes e sal. Este ano, o Município de Ponta Delgada deu também o seu contributo na elaboração dos tapetes. Depois de em anos anteriores terem sido convidados os municípios de Arraiolos e Viana do Castelo. (clique em cima da imagem para ampliá-la)