Avançar para o conteúdo principal

Artesanato na cidade de Viana do Castelo

Viana do Castelo já é conhecida pelo seu artesanato tradicional mas, nos últimos tempos, novos ateliers e lojas de artesanato foram aparecendo na cidade. Esses novos espaços apresentam uma realidade artesanal distinta. Oferecem uma diversidade de trabalhos que são criados conciliando técnicas tradicionais e inovadoras com os mais diversos materiais, juntando muita criatividade, originalidade e tradição dando origem a belas peças de design e bijutaria contemporânea, muitas delas únicas.
Exemplo desses novos espaços é o Atelier Sofia Rocha (que visitei recentemente e a proprietária e autora dos trabalhos expostos, me recebeu com simpatia e muita paciência), situado na Rua Mateus Barbosa, Viana do Castelo, onde podemos encontrar diversas peças de cerâmica artística e bijutaria. Na bijutaria, não passa despercebido a quem lá entra, os célebres corações de filigrana típicos de Viana, que atraem pela sua beleza e perfeição, mas neste caso trabalhados num material menos nobre, o arame.
Para uso próprio ou motivo de oferta, não deixa de ser uma boa ideia, nesta época do ano, adquirir peças que para além de serem feitas à mão destacam-se pela diferença, originalidade e inovação.

Peça do Atelier Sofia Rocha
Peça do Atelier Sofia Rocha

Comentários

  1. Já vi os trabalhos em arame e são uma pequena obra de arte... Vale a pena ir ver.

    ResponderEliminar
  2. Joana Vasconcelos27 dezembro, 2010 11:38

    Também já visitei esse o Atelier Sofia Rocha e gostei do que vi.
    Adorei os "brincos de Viana" igualmente feitos em arame. Estão um espectáculo.
    É bom promover o trabalho dos jovens artesãos Vianenses, para dar visibilidade ao que de bom se faz na nossa terra.

    ResponderEliminar
  3. Gosto dos trabalhos de Sofia Rocha,muito mesmo,em especial os corações de Viana num rendado de arame fino,que são uma delicia de estilo e bom gosto,dos quais tenho alguns exemplares e tambem os tenho promovido a peças de oferta,para amigas.São tudo, simbolo de Viana,beleza,diversidadee e exclusivo e variedade de tons.

    Fátima Amaral

    ResponderEliminar
  4. Conheço o Atelier Sofia Rocha e tem peças muitos bonitas e originais.
    Tem peças de arame que são lindas.
    Na cidade existem lojas de artesanato com trabalhos diferentes e personalizados.
    A loja Cogumelo tem prendas muito diversificadas e com muito bom gosto. Vale a pena visitar.

    http://www.facebook.com/cogumelo.al

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana do Castelo tem 9 praias com Qualidade de Ouro

Praia do Cabedelo (Viana do Castelo) Afife, Amorosa, Arda, Cabedelo, Carreço, Castelo de Neiva, Ínsua, Norte e Paçô, são as nove praias do concelho de Viana do Castelo que a Quercus classificou ontem com “Qualidade de ouro 2016”. A nível nacional, são 382 as praias distinguidas na avaliação da associação ambiental - mais 68 do que no ano passado.  Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água das praias tem que ter uma qualidade EXCELENTE nas cinco últimas épocas balneares de 2011 a 2015.  O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco), apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da sua água. Conheça as 382 praias com "qualidade de ouro" em 2016, clicando AQUI .

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

É o fim do Edifício Jardim (Prédio Coutinho)

Hoje, 01 JUL 2022, desaparece definitivamente do Centro Histórico da cidade de Viana do Castelo.

“Marginal - Festa no Jardim” arranca a 14 de julho com experiências para toda a família

De 14 a 24 de julho, vai realizar-se no Jardim Público e no Jardim da Marina um evento cheio de experiências diurnas e noturnas para toda a família. Concertos, dança, jogos, showcookings, ateliers, conversas… vão animar a marginal de Viana do Castelo durante 11 dias. Clique na imagem e conheça a programação completa.

Há imenso lixo no porto de pesca de Viana do Castelo

O lixo que se vê nestas imagens não passa de uma amostra, tal é a quantidade de lixo existente em vários pontos do porto de pesca de Viana do Castelo. Esta preocupante realidade parece não incomodar os responsáveis por aquela infraestrutura, pois nada têm feito para a sua remoção.