Hospitais de Viana do Castelo


Hospital Velho
Situado na Praça da Erva (actual Rua do Hospital Velho) ostenta na sua fachada uma inscrição onde é referido o ano da sua edificação (1468), por João Paes, o Velho.
Este Hospital terá tido a sua origem como estrutura de apoio a peregrinos que se encaminhavam a Santiago de Compostela, mas também era usado para cuidar das carências básicas de cuidados de saúde.
A designação de “Hospital Velho” foi-lhe atribuída depois da entrada em funcionamento do Hospital da Misericórdia.



Hospital da Misericórdia
A obra de edificação do hospital levou cerca de uma década a ser terminada, iniciando-se a abertura das fundações em 1585 e estando o complexo concluído em 1594.
Funcionou como Hospital até 1983, altura em que entrou em funcionamento o actual Hospital de Santa Luzia.
Hospital de Santa Luzia
Apesar de construído desde o ano de 1976, os serviços foram abrindo por etapas, iniciando-se com a transferência das consultas externas em 05 de Janeiro de 1983.
Este novo Hospital teve uma inauguração simbólica a 06 de Janeiro de 1984.

Comentários

  1. Já agora acrescento que o Hospital de Stª Luzia é da autoria do arquiteto Chorão Ramalho, já falecido, e que segundo o autor foi a obra que mais prazer lhe deu projetar!

    ResponderEliminar
  2. Constato que foi mais uma obra do Estado Novo, à semelhança do hospital da Beira Baixa, Castelo Branco. Construído sem esmolas!

    ResponderEliminar
  3. De facto, construído sem "esmolas" é obra; actualmente tudo precisa delas para ter pernas para andar - e mesmo assim a divida pública assusta.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Os terrenos da antiga SOMARTIS vão voltar a ganhar vida

Viana vai ter uma nova ponte sobre o rio Lima

Viana é o 24.° melhor município para Negócios, Visitar e Viver