Avançar para o conteúdo principal

Jornal ''A Aurora do Lima'' comemora 155 anos

O jornal mais antigo do continente, A Aurora do Lima, de Viana do Castelo, completa hoje 155 anos mas tem a sua sobrevivência ameaçada pelos cortes no porte-pago, admitiu hoje o diretor.
«Se o Estado nos tirar a comparticipação no porte-pago, é para fechar», atirou Bernardo Barbosa, enquanto supervisionava os trabalhos de dobragem, cintagem e colagem do número especial de aniversário.
Atualmente, o Estado comparticipa o porte-pago em 40 por cento, mas mesmo assim o jornal desembolsa por mês cerca de 4500 euros com custos de envio.
«É muito dinheiro, porque a isso há ainda a somar 5000 euros de salários, 2000 euros para a Segurança Social e toda uma série de outras despesas», acrescentou.
Para já, o jornal, que começou por ser trissemanário e que a partir de 1915 passou a sair apenas duas vezes por semana, equaciona passar a semanário, para reduzir custos.
Mais tarde, se o porte-pago acabar, poderá ser também o fim do mais antigo jornal do continente, que sai para as bancas, ininterruptamente, desde 15 de dezembro de 1855.
Nas suas instalações, guarda todos os números entretanto saídos, um «enorme e valioso» espólio publicado, a que se junta um igualmente importante espólio de maquinaria, como uma “Marinoni”, que serviu para a impressão do jornal praticamente desde a sua fundação até meados da década de 50.
Tem igualmente quase todo o tipo de equipamento representativo da sua evolução gráfica, desde o compenedor manual a caixas tipográficas, passando pelas duas «intertypes» da composição a chumbo.
A tiragem atual é de 4300 exemplares, a esmagadora maioria dos quais é enviada por correio para os assinantes, muitos no estrangeiro.
Ao longo destes 155 anos, o jornal conheceu 15 diretores, entre os quais Camilo Castelo Branco, que exerceu o cargo por apenas 55 dias, em 1857, recebendo como «salário» 14 mil e 500 réis.
O jornal ultrapassou todas as convulsões políticas nacionais, mas quase não conseguia superar a censura, tendo mesmo o fecho de portas estado “por um fio” por causa de um artigo que fugiu ao lápis azul, por causa de um artigo que criticava a adoção, por parte dos portugueses, de crianças austríacas, no período pós-guerra.
Bernardo Barbosa, que começou no jornal como «moço de recados», com 8 anos de idade, em finais de 1940, olha com apreensão para o futuro, não só por causa do porte-pago, mas também pela «crescente» falta de hábitos de leitura.
Mesmo assim, no número comemorativo dos 155 anos, o jornal apostou numa nova imagem para «ilustrar» o cabeçalho: abandonou o tríptico monumental da Praça da República de Viana do Castelo e substituiu-o por um nascer do sol, como que anunciando… uma nova Aurora.

Fonte: Rádio Alto Minho (15.12.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Pista de Gelo em Viana do Castelo

Neste período festivo, entre outras iniciativas levadas a cabo pelo Município de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, funcionará de 5/12 a 6/01, das 10H00 às 20H00 e nos fins-de-semana e vésperas de feriados das 10H00 às 24H00, uma Pista de Gelo que está a ser instalada na Av. da Liberdade. Esta e outras actividades têm a finalidade de animar a cidade de Viana do Castelo e promover a sua atractividade.

Passagem de ano de Viana do Castelo com música e fogo de artifício

A festa de Passagem de Ano 2024/2025, em Viana do Castelo, está marcada para o dia 31 de dezembro, no Centro Cultural da cidade. A partir das 23h00, a garantir a animação estarão os Dj’s SIMANBEATZ, BLUAY, AVATAR, FÁBIO GONÇALVES, PETTE e PEDRO PEREIRA, que irão assegurar a música até às 06h00. No último dia do ano, quando soarem as 12 badaladas, vão poder assistir ao habitual Fogo de Artifício sobre o Rio Lima. Reúna a família e os amigos e venham a Viana do Castelo para se despedirem de 2024 e entrarem em 2025 com o pé direito. Saiba mais pormenores, AQUI .

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

A tradição está de volta!

Interrompida devido à pandemia, a tradição do Moscatel com Banana vai ser retomada este ano (sábado, 24), como habitualmente na véspera de Natal. A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, integra o programa “Viana, Coração do Natal”. Trata-se de um costume que prevaleceu durante décadas no estabelecimento comercial de Viana do Castelo “Casa Riolanda”,  mais conhecida como “Bananeiro”, mas que foi interrompido no ano de 2016, por encerramento do estabelecimento.   Graças ao clube vianense de futsal feminino Santa Luzia Futebol Clube, esta tradição teve continuidade mas, desde 2016, na Praça da República, a poucos metros da antiga Casa Riolanda. No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, entre as 10h00 e as 20h00, na Praça da República, cerca 400 litros de moscatel e 200 quilos de banana vão estar disponíveis para serem servidos às centenas de pessoas que são esperadas no local para conviverem e cumprirem a tradição. Conheça um pouco da história do “Bananeiro” e da tradição...