Avançar para o conteúdo principal

Concessão das três Marinas de Viana do Castelo

O presidente do Conselho de Administração do Porto do Douro e Leixões garante que a acção judicial movida pelo consórcio Real Iate Viana, junto do Tribunal Administrativo, «não impede» a assinatura do contrato de concessão das três Marinas de Viana ao consórcio espanhol MarePuerto Gestão de Portos, Unipessoal, Lda.
Matos Fernandes adiantou à RAM que espera mesmo, «muito em breve», assinar o contrato com a empresa espanhola. Escusou-se a apontar datas mas assegurou que o processo vai seguir o seu curso tal como o previsto.
O presidente do conselho de Administração da APDL garante que a acção judicial movida pelo Real Iate de Viana não tem efeitos suspensivos na adjudicação da concessão das marinas da cidade e espera muito em breve assinar o contrato com o consórcio espanhol.
No início de 2010, depois de ter perdido a concessão para a empresa espanhola, que exerceu o direito de preferência, o grupo vianenses Real Iate tinha anunciado que iria levar o caso para os Tribunais. Uma ameaça que concretizou em Setembro, apresentando, junto do Tribunal Administrativo, de um pedido de nulidade da adjudicação da concessão.
Em causa está o facto do grupo espanhol ter conquistado a concessão das marinas de Viana do Castelo, apesar dos portugueses da Real Iate de Viana, terem vencido o concurso público, por apresentarem a melhor proposta do pondo de vista das contrapartidas financeiras. Os espanhóis exerceram o direito de preferência, procedimento concursal previsto na Lei da Água.
Um argumento que a sociedade vianense não aceita por se tratar de «uma oportunidade oferecida».

Fonte: Rádio Alto Minho (17.01.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Começa hoje o Mercado dos Descobrimentos

A descoberta do Oriente é o tema da edição de 2026 do Mercado dos Descobrimentos, que regressa a Viana do Castelo, de 18 a 21 de junho, para transformar o centro histórico numa grande viagem ao ano de 1518. Com mais de 100 momentos de animação, 150 mercadores, recriações históricas, atividades pedagógicas e experiências para toda a família, o evento promete voltar a afirmar-se como um dos maiores mercados históricos do país. Ao longo de quatro dias, as ruas da cidade serão ocupadas pelo ambiente quinhentista, recriando a chegada de El-Rei D. Manuel I e da Rainha D. Leonor de Áustria a Viana da Foz do Lima para celebrar os 260 anos da atribuição do Foral e assinalar a importância das rotas marítimas portuguesas para o Oriente. Mais de 150 mercadores trarão artesanato, gastronomia, especiarias e produtos inspirados nos territórios que marcaram a expansão marítima portuguesa. A animação será permanente, com espetáculos de música, dança, teatro, humor e recriações históricas de meia em mei...

Hoje há Mercado dos Patos

Ainda está a tempo de visitar o Mercado dos Patos Jardim D. Fernando, Viana do Castelo  📸 13 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

A cidade alegra-se com o regresso do Mercado dos Descobrimentos ao centro histórico

A abertura do Mercado dos Descobrimentos tem lugar hoje, 18 de junho às 20h00. Consulte o programa completo AQUI . 📸 18 junho 2026 | @olharvianadocastelo