Avançar para o conteúdo principal

Concessão das três Marinas de Viana do Castelo

O presidente do Conselho de Administração do Porto do Douro e Leixões garante que a acção judicial movida pelo consórcio Real Iate Viana, junto do Tribunal Administrativo, «não impede» a assinatura do contrato de concessão das três Marinas de Viana ao consórcio espanhol MarePuerto Gestão de Portos, Unipessoal, Lda.
Matos Fernandes adiantou à RAM que espera mesmo, «muito em breve», assinar o contrato com a empresa espanhola. Escusou-se a apontar datas mas assegurou que o processo vai seguir o seu curso tal como o previsto.
O presidente do conselho de Administração da APDL garante que a acção judicial movida pelo Real Iate de Viana não tem efeitos suspensivos na adjudicação da concessão das marinas da cidade e espera muito em breve assinar o contrato com o consórcio espanhol.
No início de 2010, depois de ter perdido a concessão para a empresa espanhola, que exerceu o direito de preferência, o grupo vianenses Real Iate tinha anunciado que iria levar o caso para os Tribunais. Uma ameaça que concretizou em Setembro, apresentando, junto do Tribunal Administrativo, de um pedido de nulidade da adjudicação da concessão.
Em causa está o facto do grupo espanhol ter conquistado a concessão das marinas de Viana do Castelo, apesar dos portugueses da Real Iate de Viana, terem vencido o concurso público, por apresentarem a melhor proposta do pondo de vista das contrapartidas financeiras. Os espanhóis exerceram o direito de preferência, procedimento concursal previsto na Lei da Água.
Um argumento que a sociedade vianense não aceita por se tratar de «uma oportunidade oferecida».

Fonte: Rádio Alto Minho (17.01.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo de Outros Tempos

Ainda existia sinaleiro ao fundo da avenida dos Combatentes da Grande Guerra. 

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Adeus, 2025. Olá, 2026. 🎉🥂

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”