Avançar para o conteúdo principal

Fotografias de Viana passam do facebook para exposição

Vários amantes de fotografia em Viana do Castelo juntaram-se num grupo próprio na rede social facebook, com a partilha de fotografias alusivas ao distrito, com descrição das técnicas e milhares de comentários. “Fotografias de Viana do Castelo” é o nome do grupo que já reúne, num arquivo espontâneo à volta de duas mil fotografias, como explicou á Geice Arménio Belo, um dos profissionais que integra este grupo.
Os 750 membros alimentam o grupo “Fotografias de Viana do Castelo”, diariamente com mais de 30 novos trabalhos que passaram do virtual para a realidade. Em pouco mais de um mês, o sucesso do grupo é tal que já ultrapassou as fronteiras da internet e participa agora na exposição “VIANA É AMOR” numa mostra fotográfica patente nos Paços do Concelho até ao final do mês. As saídas nocturnas para fazer fotografia são marcadas na internet, mas acontecem nas ruas de Viana onde os membros se juntam e dão asas á imaginação. Um grupo que, assegura, " foi criado para acima de tudo, dar espaço e oportunidade para quem gosta de fotografia poder mostrar os seus trabalhos amadores ou profissionais", explicou Arménio Belo e garantiu que já foram encontrados alguns talentos fotográficos que estavam no anonimato.

Fonte: Rádio Geice (18.02.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Pilaretes para travar estacionamento ilegal nos passeios

Na rua Gago Coutinho, em Viana do Castelo, como nem as floreiras foram suficientes para impedir o estacionamento abusivo em cima dos passeios, estão a ser colocados pilaretes para condicionar a conduta dos automobilistas infratores que transformam os passeios em zonas de estacionamento permanente. 📸 6 março | @olharvianadocastelo

“Tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível” (Fernando Pessoa)

Do complexo turístico do Luziamar, no Cabedelo, na vila de Darque, Viana do Castelo, já só restam paredes… com histórias para contar. Abriu portas em 1974 e fechou em meados da década de 90 do século passado. Equipamento com várias valências, ficou famoso pela sua discoteca, umas das principais referências na noite da região Norte de Portugal e da Galiza, marcando uma geração que ainda hoje o recorda com saudade. O que é verdadeiramente bom não precisa durar para sempre para ser especial. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Ex-líbris de Viana com novo púlpito e cadeira em granito

Inserido num contexto de valorização do espaço, a imponente Basílica de granito dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, erguida no alto do monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, tem um novo púlpito e cadeira ambos em granito, que substituíram os anteriores elementos em madeira. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”