Avançar para o conteúdo principal

Igreja da Misericórdia fecha ao público para obras de recuperação e restauro


A Igreja da Santa Casa da Misericórdia, um dos edifícios ligados ao culto religioso mais emblemáticos de Viana do Castelo, vai ser alvo de uma profunda intervenção de restauro. A estrutura da igreja tem demonstrado alguns problemas ao longo dos últimos tempos, pelo que vai agora fechar portas para que seja feito o restauro dos azulejos, dos tectos e a monitorização de “uma pequena cedência estrutural ao nível das paredes do arco cruzeiro”, tal como confirmou à Geice o vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, José Vitorino Reis.
Refira-se que o projecto foi alvo de uma candidatura ao QREN, já aprovada, pelo que o concurso para a realização das obras deverá ser lançado em breve. Por questões de segurança a Igreja vai ser encerrada ao culto até ao final das obras. Recorde-se que a Igreja foi projectada pelo engenheiro militar Manuel Pinto de Vila Lobos tendo sido construída entre 1716 e 1722. O seu interior é um verdadeiro pequeno museu de ornamentação Barroca, com azulejos pintados e assinados por Policarpo de Oliveira Bernardes representando as 14 obras de Misericórdia e o tecto pintado ao brutesco por Manuel Gomes, para além dos retábulos de talha dourada executados por Ambrósio Coelho. A Igreja está classificada como Património Nacional desde 1910.

Fonte: Rádio Geice (08.02.2011)


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Floreiras? Pilaretes?

Vocês achavam mesmo que me iam impedir de estacionar em cima do passeio? Rua Gago Coutinho  Viana do Castelo  📸 12 março 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Ex-líbris de Viana com novo púlpito e cadeira em granito

Inserido num contexto de valorização do espaço, a imponente Basílica de granito dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, erguida no alto do monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, tem um novo púlpito e cadeira ambos em granito, que substituíram os anteriores elementos em madeira. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo

Já é conhecido o rosto do cartaz da Romaria d'Agonia 2026

Mafalda Brandão, de 21 anos, natural de Areosa, Viana do Castelo, foi a Mordoma escolhida entre as 20 finalistas das 46 participantes no concurso da edição deste ano da Romaria d'Agonia.  Agora que está escolhida a “Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026”, a VianaFestas convidará três ilustradores a desenvolver propostas para o cartaz oficial, tendo como figura central a jovem selecionada. Entre as propostas apresentadas será escolhida a imagem que irá promover a Romaria de 2026 pelo mundo. A apresentação pública do cartaz oficial da Romaria d’Agonia 2026 está agendada para o dia 30 de maio. A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026 realiza-se de 15 a 23 de agosto, em Viana do Castelo.

“Tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível” (Fernando Pessoa)

Do complexo turístico do Luziamar, no Cabedelo, na vila de Darque, Viana do Castelo, já só restam paredes… com histórias para contar. Abriu portas em 1974 e fechou em meados da década de 90 do século passado. Equipamento com várias valências, ficou famoso pela sua discoteca, umas das principais referências na noite da região Norte de Portugal e da Galiza, marcando uma geração que ainda hoje o recorda com saudade. O que é verdadeiramente bom não precisa durar para sempre para ser especial. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo