Avançar para o conteúdo principal

Terrenos do Parque da Cidade em Viana vão a hasta pública a preços mais baixos

A VianaPolis, sociedade gestora do Polis de Viana do Castelo já iniciou o processo de reavaliação dos 26 lotes de terrenos do Parque da cidade, a montante da ponte Eiffel e junto ao rio Lima, com vista à realização de uma nova hasta pública. A primeira ocorreu em Maio 2006 e fechou deserta. A decisão de adequar os preços à nova realidade do mercado imobiliário, afectado pela crise que o país atravessa, foi tomada pelo Conselho de Administração, na última Assembleia-Geral.
Segundo o presidente da Câmara, José Maria Costa, o relatório final deverá ser apresentado dentro de um mês para ser encetado todo procedimento necessário ao lançamento de nova hasta pública, desta vez com novo modelo. A VianaPolis está a ponderar incluir duas modalidades de venda, por atacado, o conjunto dos lotes, ou individualmente.
Nove anos depois de ter sido aprovado, o Plano de Pormenor para aquela zona da cidade, a par do prédio Coutinho, cuja demolição contínua à espera de decisão dos tribunais, é uma das pedra no sapato do Polis. O programa previa angariar perto de 22 milhões de euros, verba que inicialmente chegou a ser apontada uma das fontes de financiamento da obra do Coliseu de Souto Moura.
O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e o Parque Urbano são os projectos concretizados.
Falta construir a área residencial, com cerca de 500 fogos de habitação, um hotel e o centro náutico, que será candidatado ao abrigo do projecto do Centro de Mar, a instalar na antiga Praça de Touros da cidade.

Fonte: Rádio Alto Minho (10.02.2011)


Aspecto actual do loteamento com as infraestruturas dos 26 lotes de terreno concluídas.

Veja em http://plan3d.insizium.com/images/parque01.jpg, modelo em 3D do futuro Parque.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Hoje, 6 de janeiro, é dia de…

A igreja de São Domingos acolher a tradicional “Adoração dos Reis Magos”. O evento tem início às 21h30 e contará, além do presépio ao vivo interpretado pelos grupos de teatro da CIRC e À Margem, com um concerto de Natal pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo. No final será oferecido vinho quente com maçã assada, canela e mel. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Adeus, Natal!

Viana do Castelo já começou a retirar as decorações natalícias. O Dia de Reis, celebrado a 6 de janeiro, funciona como data simbólica para “fechar” o período das Festas de Natal. Até para o ano (2026/2027). 📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”