Avançar para o conteúdo principal

Terrenos do Parque da Cidade em Viana vão a hasta pública a preços mais baixos

A VianaPolis, sociedade gestora do Polis de Viana do Castelo já iniciou o processo de reavaliação dos 26 lotes de terrenos do Parque da cidade, a montante da ponte Eiffel e junto ao rio Lima, com vista à realização de uma nova hasta pública. A primeira ocorreu em Maio 2006 e fechou deserta. A decisão de adequar os preços à nova realidade do mercado imobiliário, afectado pela crise que o país atravessa, foi tomada pelo Conselho de Administração, na última Assembleia-Geral.
Segundo o presidente da Câmara, José Maria Costa, o relatório final deverá ser apresentado dentro de um mês para ser encetado todo procedimento necessário ao lançamento de nova hasta pública, desta vez com novo modelo. A VianaPolis está a ponderar incluir duas modalidades de venda, por atacado, o conjunto dos lotes, ou individualmente.
Nove anos depois de ter sido aprovado, o Plano de Pormenor para aquela zona da cidade, a par do prédio Coutinho, cuja demolição contínua à espera de decisão dos tribunais, é uma das pedra no sapato do Polis. O programa previa angariar perto de 22 milhões de euros, verba que inicialmente chegou a ser apontada uma das fontes de financiamento da obra do Coliseu de Souto Moura.
O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e o Parque Urbano são os projectos concretizados.
Falta construir a área residencial, com cerca de 500 fogos de habitação, um hotel e o centro náutico, que será candidatado ao abrigo do projecto do Centro de Mar, a instalar na antiga Praça de Touros da cidade.

Fonte: Rádio Alto Minho (10.02.2011)


Aspecto actual do loteamento com as infraestruturas dos 26 lotes de terreno concluídas.

Veja em http://plan3d.insizium.com/images/parque01.jpg, modelo em 3D do futuro Parque.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Dispensário anti-tuberculoso Dr. Tiago de Almeida

Edifício do Dispensário anti-tuberculoso Dr. Tiago de Almeida (nome do seu primeiro Director), inaugurado no ano de 1905. A necessidade da criação deste Dispensário em Viana do Castelo deveu-se às circunstâncias de no princípio do século XX, a população de Viana do Castelo ter sido bastante fustigada pela Tuberculose, muito devido à falta de cumprimento das mais elementares regras de higiene. Actualmente, neste edifício funciona uma Extensão de Saúde do Centro de Saúde Viana do Castelo (Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE). S aiba mais sobre este dispensário aqui .

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

“Viana Coração do Natal”, de 5 de dezembro a 5 de janeiro de 2026 🎄🎅 🤶

Acaba de ser apresentado o programa “Viana Coração do Natal” que arranca a 5 de dezembro com dezenas de atividades entre Praça Natal, minicomboio, carrossel, Mercado de Natal, Largo do Chocolate, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições, cinema, teatro e passagem de ano. Até 05 de janeiro de 2026, “Viana do Castelo é Natal”. “Viana Coração do Natal” é uma proposta da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), em parceria com a Vianafestas. MOMENTOS IMPORTANTES DA PROGRAMAÇÃO: > A partir de 5 de dezembro, o MERCADO DE NATAL distribui-se entre a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e o Largo Maestro José Pedro, onde será instalada o Largo do Chocolate. Até 23 de dezembro, de domingo a quinta-feira, o mercado acontece das 15h00 às 20h00 e, nas sextas-feiras e sábados, o horário é alargado das 12h00 às 23h00. O Mercado de Natal continuará disponível até ao início do novo ano, funcionando tam...

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo