A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na última reunião de executivo, o projecto de execução do futuro posto náutico de remo a nascer no Parque da Cidade, no edifício da antiga fábrica das boinas de Viana do Castelo. O projecto foi aprovado por cerca de 1.7 milhões de euros e irá albergar os dois clubes desportivos de remo de Viana do Castelo.
O projecto de execução integra pavilhões para o equipamento de remo, áreas administrativas e balneários e ainda uma sala de exposição dos troféus dos clubes, com larga história. Recorde-se que o posto de remo já havia dado os seus primeiros passos com a assinatura de um contrato programa de desenvolvimento desportivo com os dois clubes para a elaboração dos projectos de arquitectura e de especialidades e surgiu da carência de instalações desportivas adequadas à prática de desportos náuticos, uma vez que as instalações existentes não reúnem condições para a prática de remo e actividade física.
Este projecto irá integrar o programa do Centro de Mar, que inclui igualmente o equipamento de apoio à prática de canoagem na margem do rio Lima em Darque e, de acordo com o Presidente da Câmara, será uma das formas de incentivo à prática de desportos náuticos que, juntamente com equipamentos como a marina atlântica, irá valorizar, do ponto de vista turístico, o concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. No âmbito da iniciativa Páscoa Doce, no dia 12 de abril, o centro histórico da cidade será palco de diversas atividades organizadas pela VianaFestas e o pelo Museu do Traje, promovendo a cultura e a fé que marcam esta época festiva. Entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. O Feirão da Páscoa reunirá os Grupos Folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses. “A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cru...