A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na última reunião de executivo, o projecto de execução do futuro posto náutico de remo a nascer no Parque da Cidade, no edifício da antiga fábrica das boinas de Viana do Castelo. O projecto foi aprovado por cerca de 1.7 milhões de euros e irá albergar os dois clubes desportivos de remo de Viana do Castelo.
O projecto de execução integra pavilhões para o equipamento de remo, áreas administrativas e balneários e ainda uma sala de exposição dos troféus dos clubes, com larga história. Recorde-se que o posto de remo já havia dado os seus primeiros passos com a assinatura de um contrato programa de desenvolvimento desportivo com os dois clubes para a elaboração dos projectos de arquitectura e de especialidades e surgiu da carência de instalações desportivas adequadas à prática de desportos náuticos, uma vez que as instalações existentes não reúnem condições para a prática de remo e actividade física.
Este projecto irá integrar o programa do Centro de Mar, que inclui igualmente o equipamento de apoio à prática de canoagem na margem do rio Lima em Darque e, de acordo com o Presidente da Câmara, será uma das formas de incentivo à prática de desportos náuticos que, juntamente com equipamentos como a marina atlântica, irá valorizar, do ponto de vista turístico, o concelho de Viana do Castelo.
A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora. Neste concurso internacional, foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, entregues em anonimato, tendo sido selecionadas quatro. A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prolongando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. Esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via.