Avançar para o conteúdo principal

Obras do Coliseu de Viana poderão recomeçar antes do Verão

As obras do Coliseu de Viana do Castelo, desenhado por Souto Moura e orçado em 12 milhões de euros, deverão recomeçar até Maio para estarem concluídas até final do ano. É essa a expectativa do presidente da Câmara, José Maria Costa, que até final deste mês, início de Abril, espera candidatar a obra à bolsa de mérito que o Governo criou para premiar as Comunidades Intermunicipais que tenham mais capacidade de execução dos fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Minho-Lima é a única no país que está em condições de o fazer de imediato.
De acordo com Costa, nesta altura «está a decorrer o processo de fundamentação da candidatura». Um trabalho que envolve a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e a Autoridade de Gestão.
Estas duas entidades deverão abrir os avisos prévios dos concursos ainda este mês, ou nos primeiros dias de Abril. Formalizada a candidatura terão dois meses para decidir e avançar com o contrato de financiamento.
Se os prazos forem cumpridos Costa espera ver o equipamento pronto na Primavera de 2012, e, em pleno funcionamento no verão do mesmo ano.
As obras do Coliseu estão paradas desde 4 de Fevereiro, por falta de dinheiro.
A taxa de execução financeira da obra já ultrapassou os seis milhões de euros. Faltam seis milhões de euros para a conclusão e mais um milhão para os arranjos exteriores.
O edifício está a nascer ao lado da Biblioteca Municipal, projectada por Álvaro Siza Vieira, e da Praça da Liberdade, com edifícios administrativos desenhados por Fernando Távora.

Fonte: Rádio Alto Minho (15.03.2011)
+ sobre o Coliseu

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Viana do Castelo ilumina-se para o Natal neste sábado

As iluminações de Natal de Viana do Castelo arrancam este sábado, dia 18, às 18h00. As luzes espalhadas em cerca de 30 arruamentos, largos, praças e entradas da cidade estarão ligadas até ao dia 10 de janeiro de 2024. Os espetáculos multimédia com iluminação sincronizada que diariamente terão lugar na Av. dos Combatentes da Grande Guerra e na árvore de Natal instalada no anfiteatro do jardim da marina, vão decorrer até 10 de janeiro do próximo ano nos seguintes horários: AV. COMBATENTES DA GRANDE GUERRA 18h00 | 19h00 | 20h00 | 21h00 | 22h00 | 23h00* | 24h00* ÁRVORE DE NATAL DA MARINA 18h30 | 19h30 | 20h30 | 21h30 | 22h30 | 23h30* * apenas sexta-feira, sábado e domingo  

VIANA, Coração do Natal

No âmbito do programa “VIANA Coração do Natal 2023”, a magia e o espírito de Natal invadem Viana do Castelo de 8 de dezembro de 2023 até 7 de janeiro de 2024, com a realização de diversas atividades que vão animar 𝐚 cidade. Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, carrossel ecológico, Mercado de Natal, animação de rua e animação circense, concertos, atividades infantis, presépios e exposições integram uma programação diversificada com 88 eventos que pretendem dinamizar vários espaços da cidade.  PROGRAMAÇÃO :

Iluminação de Natal chega às ruas de Viana a partir de 18 de novembro

A decoração e iluminação festiva, dinamizada pela Associação Empresarial de Viana do Castelo com o apoio da Câmara Municipal, vai espalhar magia pelas ruas da cidade entre os dias 18 de novembro de 2023 e 10 de janeiro de 2024.  Serão cerca de 30 os arruamentos, largos, praças e entradas da cidade que vão receber ornamentações e iluminações natalícias. Além disso, à semelhança de anos anteriores, haverá espetáculos multimédia com iluminação sincronizada com música, na Avenida Combatentes da Grande Guerra. O Jardim da Marina vai contar com uma árvore de Natal 3D com cerca de 27 metros de altura. Neste espaço haverá igualmente espetáculos multimédia.

As luzes de Natal em Viana

Passear pelas ruas da cidade nesta altura do ano tem outro encanto.

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.