Avançar para o conteúdo principal

2ª Edição dos “Contornos da Palavra”

Tema central a “Literatura de Viagens”.
“Contornos da Palavra” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo que visa marcar um universo de reflexão em torno da palavra centrada em grandes temáticas da literatura, estimulando a literatura e a escrita a partir da partilha de uma reflexão construtiva e da necessidade de mais e melhores leitores.
Esta iniciativa contempla a dinamização de sessões nas escolas do concelho com a presença dos escritores: Raquel Ochoa, Teresa Lopes Vieira, Gonçalo Cadilhe, Tiago Salazar, David Machado, Pedro Seromenho, Miguel Horta e Tiago Gonçalves.
Contempla, ainda, momentos de animação da leitura com os seguintes grupos:
Grupos de Teatro: Caracol de Corrida, Teatro Ágil, Eva Fernandes e Jorge Alonso, XaTa, Andreia Macedo, João Lizardo, Teatro Construção, Clube de Teatro da EB2,3/S Monte da Ola, Filomena Mouta e Alunos da Secundária de Monserrate, Estagiárias do curso de Educadores de Infância da Escola Superior de Educação e Animadores da secção infanto-juvenil da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo;
Contador de histórias Manuel Passos Castro Cunha; Atl’s Descansa a Sacola e Mãe Galinha, e teatro Marionetas, Objectos & Actores.
Para uma reflexão sobre a temática “Literatura de Viagens” é de realçar as duas actividades que decorrerão na Biblioteca Municipal, nos dias 27 e 29, pelas 21H30:
“Ler o mundo viajando no feminino” com a participação de Raquel Ochoa e Teresa Lopes Vieira, e moderadora Isabel Campos;
“As viagens que os livros nos trazem” com a participação de Gonçalo Cadilhe e Tiago Salazar e moderador João Morales.
Contornos da Palavra encerra com o Encontro de Bibliotecas Escolares.
Literatura Infanto-Juvenil
Realização, durante o dia, de diversas actividades de animação do livro e da leitura que abrangerá a maior parte das escolas locais, desde Jardins de Infância a Escolas Secundárias, devendo consultar programa específico.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Já está disponível o programa final da Romaria d’Agonia 2026

A edição deste ano daquela que é considerada a maior Romaria de Portugal, decorre de 15 a 23 de agosto. Consulte o programa completo AQUI .

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam. Par de imagens para comparar desta zona da cidade de Viana do Castelo.

Esta é a futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima “vencedora” de concurso internacional

A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora. Neste concurso internacional, foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, entregues em anonimato, tendo sido selecionadas quatro. A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prolongando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. Esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.