Avançar para o conteúdo principal

2ª Edição dos “Contornos da Palavra”

Tema central a “Literatura de Viagens”.
“Contornos da Palavra” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo que visa marcar um universo de reflexão em torno da palavra centrada em grandes temáticas da literatura, estimulando a literatura e a escrita a partir da partilha de uma reflexão construtiva e da necessidade de mais e melhores leitores.
Esta iniciativa contempla a dinamização de sessões nas escolas do concelho com a presença dos escritores: Raquel Ochoa, Teresa Lopes Vieira, Gonçalo Cadilhe, Tiago Salazar, David Machado, Pedro Seromenho, Miguel Horta e Tiago Gonçalves.
Contempla, ainda, momentos de animação da leitura com os seguintes grupos:
Grupos de Teatro: Caracol de Corrida, Teatro Ágil, Eva Fernandes e Jorge Alonso, XaTa, Andreia Macedo, João Lizardo, Teatro Construção, Clube de Teatro da EB2,3/S Monte da Ola, Filomena Mouta e Alunos da Secundária de Monserrate, Estagiárias do curso de Educadores de Infância da Escola Superior de Educação e Animadores da secção infanto-juvenil da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo;
Contador de histórias Manuel Passos Castro Cunha; Atl’s Descansa a Sacola e Mãe Galinha, e teatro Marionetas, Objectos & Actores.
Para uma reflexão sobre a temática “Literatura de Viagens” é de realçar as duas actividades que decorrerão na Biblioteca Municipal, nos dias 27 e 29, pelas 21H30:
“Ler o mundo viajando no feminino” com a participação de Raquel Ochoa e Teresa Lopes Vieira, e moderadora Isabel Campos;
“As viagens que os livros nos trazem” com a participação de Gonçalo Cadilhe e Tiago Salazar e moderador João Morales.
Contornos da Palavra encerra com o Encontro de Bibliotecas Escolares.
Literatura Infanto-Juvenil
Realização, durante o dia, de diversas actividades de animação do livro e da leitura que abrangerá a maior parte das escolas locais, desde Jardins de Infância a Escolas Secundárias, devendo consultar programa específico.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Sabe o que vai acontecer de 4 a 14 de julho?

Os jardins Público e da Marina vão encher-se de atividades com o “MARGINAL - festa no jardim”. Esta 3ª edição inclui concertos, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids, o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (4 a 7 de julho), entre muito mais, sempre de acesso livre.  E porque já estamos em contagem decrescente para a Festa no Jardim, vamos recordar o programa da Festa?

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

“Marginal - Festa no Jardim” arranca a 14 de julho com experiências para toda a família

De 14 a 24 de julho, vai realizar-se no Jardim Público e no Jardim da Marina um evento cheio de experiências diurnas e noturnas para toda a família. Concertos, dança, jogos, showcookings, ateliers, conversas… vão animar a marginal de Viana do Castelo durante 11 dias. Clique na imagem e conheça a programação completa.

Ecrã gigante para ver o Europeu

De 10 de junho a 10 de julho, o Jardim da Marina, em Viana do Castelo, passa a chamar-se “Praça do Euro”, já que é ali que os vianenses vão poder ver em direto, ao ar livre, e gratuitamente, todos os jogos do Euro 2016 a disputar em França.  Se não pode ir a França e gosta de ver futebol rodeado de muitos adeptos, o ecrã gigante que vai estar instalado no Jardim da Marina é a melhor forma de seguir as emoções do campeonato.  O primeiro jogo de Portugal no Euro será contra a seleção da Islândia no próximo dia 14 de junho, às 20H00.  CONFIRA O CALENDÁRIO DOS JOGOS DE PORTUGAL (Fase de Grupos)  (hora de Portugal continental)
 14 de junho (20H00): PORTUGAL - ISLÂNDIA  18 de junho (20H00): PORTUGAL - ÁUSTRIA  22 de junho (17H00): PORTUGAL - HUNGRIA  CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO DOS JOGOS (Fase de Grupos)  (hora de Portugal continental)
 Sexta-feira, 10 de Junho, 20h00: França - Roménia – Grupo A Sábado, 11 de Junho, 14h00: Albânia - Suíça – Grupo A Sábado, 11 de Junho,