Avançar para o conteúdo principal

Antigo bairro de trabalhadores da CP em Viana transformado em zona habitacional de luxo.

O antigo bairro de trabalhadores da CP, em pleno centro da cidade de Viana do Castelo, vai ser transformado num complexo habitacional de luxo pela empresa Festa e Festa que adquiriu o espaço à Refer Património S.A., empresa de capitais públicos da Refer, que tem por objecto gerir o património a cargo Rede Ferroviária Nacional. Não são conhecidos os montantes do negócio acordado entre o promotor e empresa pública. O contrato promessa de compra e venda está formalizado há algum tempo. A escritura deverá ser assinada em breve. O projecto de arquitectura, agora a dar os primeiros passos, deverá dar entrada na Câmara Municipal dentro de três meses. O início da construção da nova zona residencial da cidade deverá acontecer no próximo ano ou, no pior dos cenários, em 2013. Em declarações à RAM, o arquitecto Silvano Festa adiantou que o objectivo passa por reconverter o espaço «numa zona habitacional de grande qualidade». O bairro com cerca de cinco mil metros quadrados é constituído por 12 edifícios, que antigamente eram habitados por trabalhadores da CP. O espaço está votado ao abandono há mais de duas décadas. A Câmara Municipal aplaudiu a iniciativa e adiantou que a «empresa que dá garantias de qualidade». O presidente José Maria Costa sublinhou que a intenção do promotor vem ao encontro dos planos que o município traçou para aquela zona da cidade. Segundo o autarca já houve “uma troca de impressões”, no sentido de articular o projecto do novo empreendimento, com a intervenção que o município vai promover no espaço público circundante. Costa explicou que o objectivo dos primeiros contactos foi o de “adequar” o complexo e respectivos arranjos exteriores com a requalificação da Avenida Capitão Gaspar de Castro, cujo concurso deverá ser lançado ainda em este ano. Esta requalificação inclui a construção de uma ciclovia, a reformulação viária e a qualificação do espaço público, para melhorar as condições de circulação pedonal. Sem destino há mais de 20 anos, as casas e os terrenos do antigo bairro foram palco das mais variadas actividades marginais e até de depósito de lixo. Em 2008 a Refer deu por concluída a selagem de todas as habitações. A empresa justificou a decisão com a necessidade «de minimizar os efeitos da utilização das casas por indigentes e prevenir actos de vandalismo». A degradação daquela zona chegou mesmo a ser levada à Assembleia Municipal, em 2006, tendo sido aprovada uma moção que apelava à Refer para acabar rapidamente com aquele «foco de insalubridade» na cidade.

Fonte: Rádio Alto Minho (08.04.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Igreja da Ordem Terceira e Igreja de Santo António

Frontarias da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, construída no século XVIII e da Igreja de Santo António, construída no século XVII, situadas junto à Av. 25 de Abril, em Viana do Castelo.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

Andando pela cidade…

📸 13 novembro 2025 | @olharvianadocastelo