Avançar para o conteúdo principal

Coliseu vai estar ao dispor dos dez municípios da CIM, equipamento vai ter carácter regional


O Coliseu que o arquitecto Souto Moura projectou para a frente ribeirinha da cidade de Viana do Castelo vai aumentar o âmbito geográfico de serviço. O equipamento vai ganhar, muito em breve, um carácter regional, com a assinatura de um protocolo entre as várias autarquias da Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM). O pavilhão multiusos muda também de nome, pela terceira vez, ganhando a designação definitiva de Centro Cultural de Viana do Castelo.

O Centro Cultural vai ser colocado ao serviço dos dez municípios agrupados na CIM através de um protocolo que vai ser assinado nas próximas semanas. A assinatura do documento, além de dar um carácter regional ao equipamento, deve garantir o sucesso da candidatura aos fundos comunitários essenciais para o reinício das obras de construção do imóvel. José Maria Costa diz que o facto do Centro Cultural de Viana do Castelo ir ser um equipamento regional é uma forma de “construir coesão” entre os dez municípios da CIM. A parceria foi a solução encontrada, dentro da CIM, para garantir a aprovação da candidatura a fundos comunitários que vai ser formalizada em meados de Abril. Recorde-se que a construção do até agora chamado Coliseu de Souto Moura está parada desde Fevereiro, por falta de verbas. A obra está orçada em 12 milhões de euros e já custou mais de 6,2 milhões, mas faltam os restantes sete milhões para a conclusão e arranjos exteriores. José Maria Costa acredita que a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte vai ver que o projecto faz parte de uma estratégia de coesão territorial e acredita que o facto pode facilitar a aprovação da candidatura. Diz ainda que o protocolo é uma “estratégia de sustentabilidade do equipamento”.
O protocolo prevê a realização de eventos de âmbito regional, desde feiras e exposições, para a promoção do turismo, dos produtos tradicionais, do património e da cultura. Prevê ainda a realização de iniciativas de carácter desportivo. José Maria Costa diz que o espaço vai ter uma “programação diversificada” e coloca a possibilidade de realizar o Festival de Folclore Internacional Alto Minho no novo equipamento. Estão a ser trabalhadas parcerias, como por exemplo com a Fundação de Serralves, com a Ordem dos Engenheiros ou com o Palácio das Artes, em Braga. O novo equipamento vai poder receber eventos ligados à moda, para lançamento de novos estilistas, mostras de cinema e vídeo, exposições náuticas e iniciativas relacionadas com a Feira do Livro. O autarca socialista quer que o Centro Cultural tenha um grande impacto regional.
Os dez municípios da CIM decidiram, por unanimidade, classificar a obra do Centro Cultural como prioritária na lista de projectos que irão candidatar, a partir de 15 de Abril, à bolsa de mérito que o Governo criou para premiar as Comunidades Intermunicipais que tenham mais capacidade de execução dos fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). A CIM é a única no país em condições de aceder “de imediato” a este reforço de fundos comunitários, por liderar a tabela do Observatório do QREN, com mais de 80% de execução financeira, atingida nos últimos três anos. A CIM vai apresentar à Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte um pacote de investimentos que ronda os 40 milhões de euros. Os avisos prévios dos concursos devem abrir em meados do próximo mês. Formalizada a candidatura, a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte tem dois meses para decidir e começar a financiar. De acordo com a Câmara de Viana, as obras devem ser retomadas até Maio, para estarem concluídas até final do ano. O equipamento poderá começar a funcionar no Verão de 2012.

Fonte: Rádio Geice (31.03.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já é conhecido o rosto do cartaz da Romaria d'Agonia 2026

Mafalda Brandão, de 21 anos, natural de Areosa, Viana do Castelo, foi a Mordoma escolhida entre as 20 finalistas das 46 participantes no concurso da edição deste ano da Romaria d'Agonia.  Agora que está escolhida a “Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026”, a VianaFestas convidará três ilustradores a desenvolver propostas para o cartaz oficial, tendo como figura central a jovem selecionada. Entre as propostas apresentadas será escolhida a imagem que irá promover a Romaria de 2026 pelo mundo. A apresentação pública do cartaz oficial da Romaria d’Agonia 2026 está agendada para o dia 30 de maio. A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026 realiza-se de 15 a 23 de agosto, em Viana do Castelo.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Bem-vinda, primavera!

A primavera, a estação mais colorida e florida do ano, começa esta sexta-feira, 20 de março. Começa com céu encoberto e alguns chuviscos em Viana do Castelo. Mas há boas notícias, está prevista uma melhoria do estado do tempo já a partir de amanhã. É durante esta estação do ano que jardins e espaços verdes da cidade ganham um colorido especial. 📸 20 março 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Farol de Montedor faz hoje 116 anos

Localizado no lugar de Montedor, na freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo, é composto por uma torre de 28 metros de altura e a sua luz tem um alcance luminoso de 22 milhas náuticas, aproximadamente 40 quilómetros. Está situado a uma altitude de 103 metros acima do nível médio das águas do mar. Entrou em funcionamento no dia 20 de março de 1910. Parabéns ao Farol de Montedor que guarda mais de um século de história e que todos os dias ilumina o caminho de quem anda no Mar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelo