Avançar para o conteúdo principal

I Encontros Vínicos do Vinho Verde


A OERN promove no dia 16 de Abril na cidade de Viana do Castelo, o I Encontros Vínicos do Vinho Verde, em colaboração com o Município de Viana do Castelo, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e o Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Estes encontros, que decorrem durante as comemorações da Cidade do Vinho 2011 – Viana do Castelo, pretendem divulgar e incentivar a intervenção de Engenheiros na produção de vinhos verdes; associar a imagem de qualidade da Ordem dos Engenheiros à marca de qualidade vinhos verdes e dinamizar parcerias com outras instituições regionais, estando destinados a membros da OE e ao público em geral.
Entre várias acções pretende-se eleger o vinho verde do ano, nas categorias: Vinho Verde Branco, Vinho Verde Tinto, Vinho Verde Rosado e Vinho Verde Espumante Branco. Os produtores terão a possibilidade de expor os seus vinhos e de os dar a provar. Os vinhos seleccionados pelo painel de provadores, da responsabilidade da OERN, farão parte da ementa do Jantar de Gala.
Além da componente lúdico-cultural, este encontro terá ainda uma Sessão Técnica e Fórum temático denominado “Novidades Tecnológicas na Vinha e no Vinho”, que incidirá sobre várias tecnologias de ponta, revelando algumas novidades.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Gil Eannes recebe recorde de visitas em 2025

O Navio-Museu Gil Eannes, aberto ao público desde 1998 na antiga doca comercial de Viana do Castelo registou, em 2025, o maior número de visitantes da sua história. Ao todo, cerca de 99 mil pessoas visitaram este museu flutuante ao longo do ano. Foram mais 9% do que em 2018, o anterior melhor ano, que teve cerca de 91 mil visitas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo