Avançar para o conteúdo principal

Ourives de Viana vai doar mais de 500 peças ao Museu do Traje

O proprietário da ourivesaria e do museu do ouro Viana, que em Setembro de 2007 foram alvo do mais violento assalto à mão armada de que há memória na cidade vai doar um espólio composto por mais de 500 peças ao Museu do Traje.
A doação deverá ser formalizada antes da edição 2011 das Festas da Agonia depois de constituída uma Fundação que para além do ourives integrará também a Câmara Municipal e a Associação Empresarial.
Em homenagem ao filho do empresário a fundação terá o nome de Eduardo Freitas.
Com a criação da Fundação o empresário pretende ver assegurada a preservação do espólio que integra peças actualmente expostas do Museu do Ouro que o próprio criou no centro histórico da cidade.
Há mais de uma década que Manuel Freitas tinha a intenção de doar à cidade o espólio que foi adquirindo ao longo dos anos.
Um sonho que poderá ser concretizado antes das Festas da Agonia. As peças irão ficar guardadas na caixa forte do museu do traje que chegou a albergar a delegação do Banco de Portugal.
A par da doação das 500 peças o ourives de Viana quer também apresentar um livro «Ourar e Trajar», da sua autoria, sobre ourivesaria e os trajes regionais.

Fonte: Rádio Alto Minho (19.04.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Começa hoje o Mercado dos Descobrimentos

A descoberta do Oriente é o tema da edição de 2026 do Mercado dos Descobrimentos, que regressa a Viana do Castelo, de 18 a 21 de junho, para transformar o centro histórico numa grande viagem ao ano de 1518. Com mais de 100 momentos de animação, 150 mercadores, recriações históricas, atividades pedagógicas e experiências para toda a família, o evento promete voltar a afirmar-se como um dos maiores mercados históricos do país. Ao longo de quatro dias, as ruas da cidade serão ocupadas pelo ambiente quinhentista, recriando a chegada de El-Rei D. Manuel I e da Rainha D. Leonor de Áustria a Viana da Foz do Lima para celebrar os 260 anos da atribuição do Foral e assinalar a importância das rotas marítimas portuguesas para o Oriente. Mais de 150 mercadores trarão artesanato, gastronomia, especiarias e produtos inspirados nos territórios que marcaram a expansão marítima portuguesa. A animação será permanente, com espetáculos de música, dança, teatro, humor e recriações históricas de meia em mei...

A cidade alegra-se com o regresso do Mercado dos Descobrimentos ao centro histórico

A abertura do Mercado dos Descobrimentos tem lugar hoje, 18 de junho às 20h00. Consulte o programa completo AQUI . 📸 18 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Nostalgia: Louça Regional de Viana

A loja da Fábrica da Louça Regional de Viana, situada na Rua da Fábrica, Meadela, Viana do Castelo, vai abrir portas neste fim de semana, 20 de junho (das 14h às 19h) e 21 de junho (das 10h às 14h). Lá vai encontrar peças que contam histórias e guardam memórias de outros tempos. O texto e fotografias em baixo foram publicados no blogue Olhar Viana do Castelo a 27 de outubro de 2016. “Já fizeram parte do dia-a-dia de muitos portugueses, presentemente são meras peças de coleção ou servem de decoração em alguns lares do nosso país. A fábrica que as fabricava tem a sua produção suspensa há já vários anos.  Um pouco de história:  A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em 1855. Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objetivo de retomar a tradição ...

A selvajaria consentida no estacionamento automóvel

A realidade quotidiana da nossa cidade. Desrespeitar a lei tornou-se algo "normal" ou "tolerável" por Viana do Castelo. 📸 junho 2026 | @olharvianadocastelo