Avançar para o conteúdo principal

Ourivesaria Carvalho | Exemplo de longevidade


Atingir mais de dois séculos de existência é um feito cada vez mais raro no panorama empresarial português e que é digno de ser destacado.
Fundada no distante ano de 1809, a Ourivesaria Carvalho situada na Rua da Picota é o estabelecimento comercial mais antigo da cidade de Viana do Castelo e a mais antiga casa do ramo que, no país, permanece em actividade ininterrupta.

Um pouco da longa e secular história da Ourivesaria Carvalho:

“… salienta-se o facto de esta casa comercial ter tido também, até há algumas décadas atrás, uma oficina própria para confeccionar lindas e artísticas peças de ourivesaria que depois eram vendidas no próprio estabelecimento.
O resumo do seu já longo historial consta que a Ourivesaria Carvalho foi fundada em 1809 por João Custódio da Silva.
Após ter falecido o pioneiro em 27 de Fevereiro de 1873, sucedeu-lhe o seu irmão Caetano Luís da Silva, que continuou a manter a tradicional honestidade que o estabelecimento comercial granjeava junto da sua vasta clientela.
Por morte de Caetano Luís da Silva, em 1894, a propriedade da casa passou ao empregado José António Martins que a manteve até 1905. Nesse ano tomou posse da firma o antigo empregado José Maria do Carmo Pereira de Carvalho que lhe impôs o nome de Ourivesaria Carvalho e assegurou a sua manutenção até 1935. Após esta data, a ourivesaria passou para as mãos do também antigo empregado Luís Augusto da Costa que mantendo o título deu ao estabelecimento um notável desenvolvimento, modernizando as instalações de modo a acompanhar o progresso urbano da cidade.
A partir de 1941, o estabelecimento comercial, mantendo a designação de Ourivesaria Carvalho, passou á posse e a ser gerido pelo técnico ourives Antonino Campos Alves Leão, também antigo empregado e genro de Luís Augusto da Costa…”

Extracto de texto retirado do livro “Acontecimentos que Viana Sentiu” de António de Carvalho”

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.