Avançar para o conteúdo principal

Ourivesaria Carvalho | Exemplo de longevidade


Atingir mais de dois séculos de existência é um feito cada vez mais raro no panorama empresarial português e que é digno de ser destacado.
Fundada no distante ano de 1809, a Ourivesaria Carvalho situada na Rua da Picota é o estabelecimento comercial mais antigo da cidade de Viana do Castelo e a mais antiga casa do ramo que, no país, permanece em actividade ininterrupta.

Um pouco da longa e secular história da Ourivesaria Carvalho:

“… salienta-se o facto de esta casa comercial ter tido também, até há algumas décadas atrás, uma oficina própria para confeccionar lindas e artísticas peças de ourivesaria que depois eram vendidas no próprio estabelecimento.
O resumo do seu já longo historial consta que a Ourivesaria Carvalho foi fundada em 1809 por João Custódio da Silva.
Após ter falecido o pioneiro em 27 de Fevereiro de 1873, sucedeu-lhe o seu irmão Caetano Luís da Silva, que continuou a manter a tradicional honestidade que o estabelecimento comercial granjeava junto da sua vasta clientela.
Por morte de Caetano Luís da Silva, em 1894, a propriedade da casa passou ao empregado José António Martins que a manteve até 1905. Nesse ano tomou posse da firma o antigo empregado José Maria do Carmo Pereira de Carvalho que lhe impôs o nome de Ourivesaria Carvalho e assegurou a sua manutenção até 1935. Após esta data, a ourivesaria passou para as mãos do também antigo empregado Luís Augusto da Costa que mantendo o título deu ao estabelecimento um notável desenvolvimento, modernizando as instalações de modo a acompanhar o progresso urbano da cidade.
A partir de 1941, o estabelecimento comercial, mantendo a designação de Ourivesaria Carvalho, passou á posse e a ser gerido pelo técnico ourives Antonino Campos Alves Leão, também antigo empregado e genro de Luís Augusto da Costa…”

Extracto de texto retirado do livro “Acontecimentos que Viana Sentiu” de António de Carvalho”

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Dispensário anti-tuberculoso Dr. Tiago de Almeida

Edifício do Dispensário anti-tuberculoso Dr. Tiago de Almeida (nome do seu primeiro Director), inaugurado no ano de 1905. A necessidade da criação deste Dispensário em Viana do Castelo deveu-se às circunstâncias de no princípio do século XX, a população de Viana do Castelo ter sido bastante fustigada pela Tuberculose, muito devido à falta de cumprimento das mais elementares regras de higiene. Actualmente, neste edifício funciona uma Extensão de Saúde do Centro de Saúde Viana do Castelo (Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE). S aiba mais sobre este dispensário aqui .

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

“Viana Coração do Natal”, de 5 de dezembro a 5 de janeiro de 2026 🎄🎅 🤶

Acaba de ser apresentado o programa “Viana Coração do Natal” que arranca a 5 de dezembro com dezenas de atividades entre Praça Natal, minicomboio, carrossel, Mercado de Natal, Largo do Chocolate, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições, cinema, teatro e passagem de ano. Até 05 de janeiro de 2026, “Viana do Castelo é Natal”. “Viana Coração do Natal” é uma proposta da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), em parceria com a Vianafestas. MOMENTOS IMPORTANTES DA PROGRAMAÇÃO: > A partir de 5 de dezembro, o MERCADO DE NATAL distribui-se entre a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e o Largo Maestro José Pedro, onde será instalada o Largo do Chocolate. Até 23 de dezembro, de domingo a quinta-feira, o mercado acontece das 15h00 às 20h00 e, nas sextas-feiras e sábados, o horário é alargado das 12h00 às 23h00. O Mercado de Natal continuará disponível até ao início do novo ano, funcionando tam...

O nosso mar, no dia de hoje

📸 3 dezembro 2025 | @olharvianadocastelo