Avançar para o conteúdo principal

Ourivesaria Carvalho | Exemplo de longevidade


Atingir mais de dois séculos de existência é um feito cada vez mais raro no panorama empresarial português e que é digno de ser destacado.
Fundada no distante ano de 1809, a Ourivesaria Carvalho situada na Rua da Picota é o estabelecimento comercial mais antigo da cidade de Viana do Castelo e a mais antiga casa do ramo que, no país, permanece em actividade ininterrupta.

Um pouco da longa e secular história da Ourivesaria Carvalho:

“… salienta-se o facto de esta casa comercial ter tido também, até há algumas décadas atrás, uma oficina própria para confeccionar lindas e artísticas peças de ourivesaria que depois eram vendidas no próprio estabelecimento.
O resumo do seu já longo historial consta que a Ourivesaria Carvalho foi fundada em 1809 por João Custódio da Silva.
Após ter falecido o pioneiro em 27 de Fevereiro de 1873, sucedeu-lhe o seu irmão Caetano Luís da Silva, que continuou a manter a tradicional honestidade que o estabelecimento comercial granjeava junto da sua vasta clientela.
Por morte de Caetano Luís da Silva, em 1894, a propriedade da casa passou ao empregado José António Martins que a manteve até 1905. Nesse ano tomou posse da firma o antigo empregado José Maria do Carmo Pereira de Carvalho que lhe impôs o nome de Ourivesaria Carvalho e assegurou a sua manutenção até 1935. Após esta data, a ourivesaria passou para as mãos do também antigo empregado Luís Augusto da Costa que mantendo o título deu ao estabelecimento um notável desenvolvimento, modernizando as instalações de modo a acompanhar o progresso urbano da cidade.
A partir de 1941, o estabelecimento comercial, mantendo a designação de Ourivesaria Carvalho, passou á posse e a ser gerido pelo técnico ourives Antonino Campos Alves Leão, também antigo empregado e genro de Luís Augusto da Costa…”

Extracto de texto retirado do livro “Acontecimentos que Viana Sentiu” de António de Carvalho”

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Mercado dos Descobrimentos, o novo formato da Feira Medieval, vai realizar-se em junho

A cidade de Viana do Castelo vai recuar 500 anos de 15 a 18 de junho, até ao período dos descobrimentos portugueses, o novo formato da Feira Medieval para aproximar ainda mais a população e os visitantes da história de “Vianna da Foz do Lima”. O primeiro Mercado dos Descobrimentos a realizar-se em Viana do Castelo, pretende ser um espaço de animação e convívio, criado com o objetivo de dar a conhecer ao público residente e visitante, hábitos e costumes característicos da Época dos Descobrimentos. Deste modo, é intenção da VianaFestas recriar um ambiente que nos irá transportar para a Vianna da Foz do Lima, numa época em que o porto desta villa assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica. Num novo cenário, e continuando-se a fazer uma ligação com o centro histórico desta cidade, o Mercado dos Descobrimentos será realizado no Forte S. Tiago da Barra e na área envolvente. Pretende-se assim, com este evento atingir objetivos lúd

Romaria d’Agonia 2023, de 14 a 22 de agosto

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo. “A festa já se tornou tão grande que justifica mais dias, para podermos dedicar mais atenção aos quadros principais e evitar dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição. Espaçando esses quadros será possível dar-lhes mais visibilidade e ao mesmo tempo permitir a quem nos visita poder também usufruir de Viana do Castelo”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia. O arranque da festa em 2023 será dado a 05 de agosto, sábado, pelas 16h00, com a abertura da XXI edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia. O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, segunda-feira, com a Praça da Música, na Praça da Liberdade, pelas 22h00. Nos dias 15 e 16 de agosto os

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam, umas vezes para pior, outras para melhor. Par de imagens para comparar deste panorama de Viana do Castelo.

Elevador de Santa Luzia de “roupa” nova, para celebrar o 100.° aniversário

As duas carruagens ganharam um novo visual, apresentando-se agora com nova pintura, diferente da anterior. A lotação de cada carruagem é de 24 passageiros, onze sentados e treze em pé, e, reduzindo estes, podem ser transportadas pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebés e duas bicicletas.    O elevador de Santa Luzia foi construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa e inaugurado a 02 de junho de 1923.