Avançar para o conteúdo principal

Ourivesaria Carvalho | Exemplo de longevidade


Atingir mais de dois séculos de existência é um feito cada vez mais raro no panorama empresarial português e que é digno de ser destacado.
Fundada no distante ano de 1809, a Ourivesaria Carvalho situada na Rua da Picota é o estabelecimento comercial mais antigo da cidade de Viana do Castelo e a mais antiga casa do ramo que, no país, permanece em actividade ininterrupta.

Um pouco da longa e secular história da Ourivesaria Carvalho:

“… salienta-se o facto de esta casa comercial ter tido também, até há algumas décadas atrás, uma oficina própria para confeccionar lindas e artísticas peças de ourivesaria que depois eram vendidas no próprio estabelecimento.
O resumo do seu já longo historial consta que a Ourivesaria Carvalho foi fundada em 1809 por João Custódio da Silva.
Após ter falecido o pioneiro em 27 de Fevereiro de 1873, sucedeu-lhe o seu irmão Caetano Luís da Silva, que continuou a manter a tradicional honestidade que o estabelecimento comercial granjeava junto da sua vasta clientela.
Por morte de Caetano Luís da Silva, em 1894, a propriedade da casa passou ao empregado José António Martins que a manteve até 1905. Nesse ano tomou posse da firma o antigo empregado José Maria do Carmo Pereira de Carvalho que lhe impôs o nome de Ourivesaria Carvalho e assegurou a sua manutenção até 1935. Após esta data, a ourivesaria passou para as mãos do também antigo empregado Luís Augusto da Costa que mantendo o título deu ao estabelecimento um notável desenvolvimento, modernizando as instalações de modo a acompanhar o progresso urbano da cidade.
A partir de 1941, o estabelecimento comercial, mantendo a designação de Ourivesaria Carvalho, passou á posse e a ser gerido pelo técnico ourives Antonino Campos Alves Leão, também antigo empregado e genro de Luís Augusto da Costa…”

Extracto de texto retirado do livro “Acontecimentos que Viana Sentiu” de António de Carvalho”

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Inscrições para o Desfile da Mordomia da Romaria d’Agonia 2026 já abriram

A participação no Desfile da Mordomia da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026 requer uma inscrição prévia, de 4 de maio (a partir das 10:00) a 18 de maio (até às 20:00). As inscrições, devem ser feitas online AQUI ,  e encerram assim que forem atingidas as 1000 vagas disponíveis, mesmo que seja antes do dia 18 de maio. No ano passado, participaram 988 mulheres, das quais 80% representavam freguesias do concelho de Viana do Castelo, tendo sido ainda registadas inscrições provenientes de dez países sobretudo da diáspora vianense. A Romaria d’Agonia realiza-se este ano de 15 a 23 de agosto, sendo o Desfile da Mordomia no dia 19 de agosto, véspera do dia da padroeira. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

O MANTO FLORIDO de Mazarefes e o ARCO FESTIVO de Vila Mou são duas das maiores atrações do “Viana Florida”

Imponente e ornamentado com flores naturais, o ARCO FESTIVO , é o ex-libris da freguesia de Vila Mou, no concelho de Viana do Castelo. A Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora da Encarnação, em parceria com a Junta de Freguesia de Torre e Vila Mou, foi quem ornamentou e levantou o Arco no jardim público de Viana do Castelo. O MANTO FLORIDO de Mazarefes (freguesia do concelho de Viana do Castelo) é composto por mais de quinze mil flores "bordadas" pela comunidade de Mazarefes. O Manto, que surgiu na edição da Romaria da Senhora das Boas Novas e São José de Mazarefes 2026, está agora em Viana do Castelo, sendo uma das maiores atrações do “Viana Florida”. 📸 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Escavação arqueológica está a destapar construções antigas

Continuam as escavações arqueológicas no terreno onde está a ser construído o novo mercado municipal de Viana do Castelo. Nas fotografias captadas no dia 30 de abril de 2026 (ver galeria em baixo) é possível ver os vestígios já destapados, que poderão pertencer ao antigo mosteiro de S. Bento (século XVI) e ao primitivo mercado municipal da cidade (1892-1965). 📸 30 abril 2026 | @olharvianadocastelo

INSCRIÇÕES PARA O DESFILE DA MORDOMIA DA ROMARIA D’AGONIA 2026 COM NOVA DATA

Na sequência da suspensão do processo anterior, o processo de inscrições será totalmente reiniciado. Todas as participantes terão de se inscrever novamente de 8 de maio (a partir das 10:00) a 18 de maio (até às 20:00). As inscrições encerram assim que forem atingidas as 1000 vagas disponíveis, podendo esse limite ser alcançado antes da data final. Para garantir a integridade do processo de inscrição, o sistema é reforçado com: > validação individual de cada inscrição > bloqueio de acessos automatizados > autenticação por multifatores (OTP e CDN) As normas estão disponíveis em: https://festasdagonia.com/inscricoes/ 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo