Avançar para o conteúdo principal

Câmara lançou concurso público dos arranjos exteriores do Centro Cultural



A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou ontem, em reunião de executivo, o lançamento do concurso público dos arranjos exteriores do Coliseu/ Centro Cultural de Viana do Castelo. Esta obra, que será candidatada à Bolsa de Mérito da CIM Alto Minho juntamente com o Centro Cultural desenhado por Eduardo Souto Moura, está orçada em 1.2 milhões de euros e permitirá dar continuidade de qualificação da zona marginal do rio Lima.
O projecto de execução vai permitir consolidar o projecto do futuro Centro Cultural de Viana do Castelo e será alvo da mesma candidatura de financiamento. Do plano da autoria de Souto Moura constam intervenções de arranjos exteriores, áreas ajardinadas e a continuação da escadaria já existente na zona de rio na Biblioteca e Praça da Liberdade, para além de uma zona de aparcamento para autocarros e veículos ligeiros para apoio ao Coliseu/ Centro Cultural.
Para o Presidente da Câmara, José Maria Costa, este projecto vem consolidar o espaço público da Praça da Liberdade de Fernando Távora e da Biblioteca Municipal desenhada por Siza Vieira e ainda a futura marina atlântica, cujo concurso público acaba de ser lançado.
Recorde-se que o Coliseu/Centro Cultural de Viana do Castelo, que está a aguardar financiamento mediante candidatura à Bolsa de Mérito da CIM Alto Minho, foi desenhado pelo prestigiado arquitecto Souto Moura, terá uma área de implantação de 3.792 metros quadrados com 70,1 metros de comprimento, 54,1 metros de largura e 9,12 metros de altura. Situado junto ao rio Lima, o Coliseu estará preparado para acolher eventos de grande dimensão como festivais de música, concertos, cinema, congressos, exposições e feiras.
A capacidade do equipamento é de cerca de duas mil pessoas, podendo o número aumentar para o dobro nos casos de concertos musicais em que se assiste em pé. Para congressos e espectáculos, terá um palco com 15 por cinco metros, com capacidade de extensão até 15 por 15 metros, de acordo com as necessidades específicas de cada evento.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Sabe o que vai acontecer de 4 a 14 de julho?

Os jardins Público e da Marina vão encher-se de atividades com o “MARGINAL - festa no jardim”. Esta 3ª edição inclui concertos, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids, o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (4 a 7 de julho), entre muito mais, sempre de acesso livre.  E porque já estamos em contagem decrescente para a Festa no Jardim, vamos recordar o programa da Festa?

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

“Marginal - Festa no Jardim” arranca a 14 de julho com experiências para toda a família

De 14 a 24 de julho, vai realizar-se no Jardim Público e no Jardim da Marina um evento cheio de experiências diurnas e noturnas para toda a família. Concertos, dança, jogos, showcookings, ateliers, conversas… vão animar a marginal de Viana do Castelo durante 11 dias. Clique na imagem e conheça a programação completa.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.