Avançar para o conteúdo principal

Câmara lançou concurso público dos arranjos exteriores do Centro Cultural



A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou ontem, em reunião de executivo, o lançamento do concurso público dos arranjos exteriores do Coliseu/ Centro Cultural de Viana do Castelo. Esta obra, que será candidatada à Bolsa de Mérito da CIM Alto Minho juntamente com o Centro Cultural desenhado por Eduardo Souto Moura, está orçada em 1.2 milhões de euros e permitirá dar continuidade de qualificação da zona marginal do rio Lima.
O projecto de execução vai permitir consolidar o projecto do futuro Centro Cultural de Viana do Castelo e será alvo da mesma candidatura de financiamento. Do plano da autoria de Souto Moura constam intervenções de arranjos exteriores, áreas ajardinadas e a continuação da escadaria já existente na zona de rio na Biblioteca e Praça da Liberdade, para além de uma zona de aparcamento para autocarros e veículos ligeiros para apoio ao Coliseu/ Centro Cultural.
Para o Presidente da Câmara, José Maria Costa, este projecto vem consolidar o espaço público da Praça da Liberdade de Fernando Távora e da Biblioteca Municipal desenhada por Siza Vieira e ainda a futura marina atlântica, cujo concurso público acaba de ser lançado.
Recorde-se que o Coliseu/Centro Cultural de Viana do Castelo, que está a aguardar financiamento mediante candidatura à Bolsa de Mérito da CIM Alto Minho, foi desenhado pelo prestigiado arquitecto Souto Moura, terá uma área de implantação de 3.792 metros quadrados com 70,1 metros de comprimento, 54,1 metros de largura e 9,12 metros de altura. Situado junto ao rio Lima, o Coliseu estará preparado para acolher eventos de grande dimensão como festivais de música, concertos, cinema, congressos, exposições e feiras.
A capacidade do equipamento é de cerca de duas mil pessoas, podendo o número aumentar para o dobro nos casos de concertos musicais em que se assiste em pé. Para congressos e espectáculos, terá um palco com 15 por cinco metros, com capacidade de extensão até 15 por 15 metros, de acordo com as necessidades específicas de cada evento.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

As senhas da Revolução

Hoje celebramos os 50 anos do 25 de Abril, a Revolução dos Cravos. Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade e Democracia! Viva Portugal! As senhas da Revolução Foram duas as canções utilizadas como senhas do 25 de Abril. A primeira divulgada pela rádio como sinal para o início da Revolução foi a música “E depois do adeus”, de José Niza, interpretada por Paulo de Carvalho, transmitida (22h55 do dia 24 de abril 1974) pelos Emissores Associados de Lisboa. A segunda foi a música “Grândola, vila morena” de José Afonso, que a Rádio Renascença tocou (00h20 do dia 25 de Abril de 1974). O primeiro sinal destinava-se a preparar as tropas para a saída, e o segundo servia para confirmar o arranque das operações. Na imagem seguinte é apresentada a letra da 1ª estrofe de “E depois do adeus”, canção que serviu como primeira senha da Revolução.

A tradição das “Maias”

Hoje, dia 1 de maio, cumpriu-se uma tradição que ainda se mantém bem viva na cidade de Viana do Castelo, é as varandas dos edifícios da Praça da República aparecerem enfeitadas com as tradicionais “Maias”, ou coroas de flores. A exposição é promovida pela Câmara Municipal e hoje, como em todos os anos, lá estão as “Maias” a embelezar aquela que é considerada a “sala de visitas” de Viana do Castelo. Transcrevo um texto retirado do site da RTAM, que explica o porquê desta tradição das "Maias".  A Maia, chamada, também, "Rainha do Maio", ou "Rosa do Maio", era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual havia descantes toda a noite (1.º de Maio); outras vezes, uma menina coroada com flores, que se enfeitava com o vestido branco, jóias, etc., sendo colocada num trono florido, e venerada todo o dia com danças e cantares.  Esta festa, sem dúvida com reminiscências pagãs (celtas-romanas), foi proibida várias vezes (caso de Lisboa onde em 1402, p...

Coroas de maio

Exposição das coroas de maio nas varandas dos edifícios da Praça da República de Viana do Castelo. Tradição das Maias e do ritual de enfeite de varandas de edifícios elaboradas pelas freguesias do concelho.

"Ler em Viana - Festa do Livro e das Artes” com livros e programação para todos os gostos

Esta iniciativa, criada há quatro anos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, programada e realizada pela Biblioteca Municipal, está de volta ao Centro Cultural de Viana do Castelo de 26 de abril a 4 de maio. Para os 9 dias de duração, o "Ler em Viana - Festa do Livro e das Artes” disponibiliza uma diversificada e apelativa agenda, com dezenas de eventos como: apresentações de livros (sala Couto Viana- Biblioteca Municipal - ver programa específico), música, dança, teatro, recitais de poesia, conversas, iniciativas para crianças e outras celebrações centradas no Livro.  O evento, na sua programação conta com a participação de nomes como Mário Augusto, Ana Zanatti, Sérgio Godinho, Nuno Artur Silva, Manuel Sobrinho Simões, Luís Osório, Samuel Úria, Rodrigo Leão, entre outros. Registe-se ainda a presença de 32 pavilhões destinados à venda de livros e um espaço próprio para sessão de autógrafos. Pode ver toda a programação detalhada AQUI .

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)