Avançar para o conteúdo principal

Câmara Municipal quer comprar rotunda e restaurante por 112,5 mil euros


A Câmara Municipal de Viana do Castelo quer comprar uma rotunda e o restaurante situado dentro da rotunda por 112,5 mil euros. O negócio diz respeito à rotunda situada junto à Ponte Eiffel de Viana do Castelo, zona de entrada na cidade. Dentro da rotunda está estabelecido o restaurante “Náutico” há já vários anos.
A autarquia vianense julgava ser detentora dos terrenos da rotunda e fez, há alguns anos, a requalificação do espaço. No ano 2000, a sociedade Límia Parque entrou em tribunal contra a Câmara de Viana para provar ser dona dos terrenos. Em 2007, os tribunais confirmaram que a Sociedade é proprietária do terreno e condenaram a autarquia a repor a situação inicial, antes da requalificação do espaço. José Maria Costa admite que, na altura da requalificação da rotunda, houve “a presunção” de que os terrenos eram do domínio público. O facto de serem processos antigos, da década de 40, gerou a confusão. A Câmara de Viana está agora em negociações com a sociedade para conseguir comprar a rotunda e o restaurante. A Límia Parque quer 125 mil euros mas a autarquia oferece 112,5 mil euros. O negócio inclui ainda um acordo com o arrendatário do restaurante “Náutico”. Com o acordo proposto pela Câmara, o restaurante passaria a pertencer ao município e a renda do mesmo seria paga à autarquia. O acordo prevê ainda a remodelação do edifício do restaurante por parte do arrendatário.. José Maria Costa mostra-se satisfeito e diz que a questão está prestes a resolver-se, já que o acordo está “quase fechado”. A requalificação da rotunda vai ser incluída numa candidatura ao QREN. Carvalho Martins, vereador do PSD, diz que este é um “bom negócio” mas critica a falta de ponderação do anterior executivo. Diz que a Câmara de Viana tem de “pagar bem” por um erro do passado. O social-democrata afirma ainda que tem de se pensar bem na “melhor solução” para o espaço.

Fonte: Rádio Geice (03.05.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo