Avançar para o conteúdo principal

Escola Secundária de Monserrate: Escola de «excelência»,«de sonho para professores e alunos»

As obras de requalificação, iniciadas em Junho de 2009 estão concluídas num investimento que ronda os 16 milhões de euros.A inauguração está prevista para este sábado às 15 horas, para já com a presençã confirmada da Ministra da Educação.
O espaço escolar em Monserrate duplicou de sete para 14 mil metros quadrados. Os jardins interiores os espaços exteriores, a cantina que serve cerca de 500 refeições diárias, são apenas alguns exemplos que levam o director do estabelecimento a considerar que hoje o edifício «parece mais uma universidade do que uma secundária».
O projecto foi desenhado pelo arquitecto Marques Franco que privilegiou «soluções inovadoras» e de eficiência energética. A luminosidade é um dos aspectos sublinhados por José Carvalhido da Ponte.
O aproveitamento das águas pluviais para os autoclismos e a instalação de painéis solares e fotovoltaicos são alguns exemplos de soluções inovadoras.
Em termos de climatização, a escola «foi toda embrulhada em esferovite, para não deixar entrar o frio». Há ainda tectos acústicos em todo o edifício, uma solução «particularmente importante» para os professores, «já que se farão ouvir muito melhor com metade do esforço que actualmente são obrigados a fazer».
Entre obras e apetrechamento a intervenção custou cerca de 16 milhões de euros.
O único inconveniente diz o director da Escola de Monserrate é o esforço físico que preciso empregar para percorrer o novo espaço.
Criada em 1888, a Secundária de Monserrate foi alvo da primeira «intervenção de fundo» da sua história que deverá ser dada a conhecer à cidade em Junho ou em Outubro.
A remodelação dotou ainda a Secundária de Monserrate de uma nova zona de laboratórios o centro de recursos, oficinas e salas de arte, centro de aprendizagem, biblioteca e ginásio com salas de aeróbica e musculação.

Fonte: Rádio Alto Minho (04.05.2011)

Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Começa hoje o Mercado dos Descobrimentos

A descoberta do Oriente é o tema da edição de 2026 do Mercado dos Descobrimentos, que regressa a Viana do Castelo, de 18 a 21 de junho, para transformar o centro histórico numa grande viagem ao ano de 1518. Com mais de 100 momentos de animação, 150 mercadores, recriações históricas, atividades pedagógicas e experiências para toda a família, o evento promete voltar a afirmar-se como um dos maiores mercados históricos do país. Ao longo de quatro dias, as ruas da cidade serão ocupadas pelo ambiente quinhentista, recriando a chegada de El-Rei D. Manuel I e da Rainha D. Leonor de Áustria a Viana da Foz do Lima para celebrar os 260 anos da atribuição do Foral e assinalar a importância das rotas marítimas portuguesas para o Oriente. Mais de 150 mercadores trarão artesanato, gastronomia, especiarias e produtos inspirados nos territórios que marcaram a expansão marítima portuguesa. A animação será permanente, com espetáculos de música, dança, teatro, humor e recriações históricas de meia em mei...

Hoje há Mercado dos Patos

Ainda está a tempo de visitar o Mercado dos Patos Jardim D. Fernando, Viana do Castelo  📸 13 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

A cidade alegra-se com o regresso do Mercado dos Descobrimentos ao centro histórico

A abertura do Mercado dos Descobrimentos tem lugar hoje, 18 de junho às 20h00. Consulte o programa completo AQUI . 📸 18 junho 2026 | @olharvianadocastelo