Avançar para o conteúdo principal

Escola Secundária de Monserrate: Escola de «excelência»,«de sonho para professores e alunos»

As obras de requalificação, iniciadas em Junho de 2009 estão concluídas num investimento que ronda os 16 milhões de euros.A inauguração está prevista para este sábado às 15 horas, para já com a presençã confirmada da Ministra da Educação.
O espaço escolar em Monserrate duplicou de sete para 14 mil metros quadrados. Os jardins interiores os espaços exteriores, a cantina que serve cerca de 500 refeições diárias, são apenas alguns exemplos que levam o director do estabelecimento a considerar que hoje o edifício «parece mais uma universidade do que uma secundária».
O projecto foi desenhado pelo arquitecto Marques Franco que privilegiou «soluções inovadoras» e de eficiência energética. A luminosidade é um dos aspectos sublinhados por José Carvalhido da Ponte.
O aproveitamento das águas pluviais para os autoclismos e a instalação de painéis solares e fotovoltaicos são alguns exemplos de soluções inovadoras.
Em termos de climatização, a escola «foi toda embrulhada em esferovite, para não deixar entrar o frio». Há ainda tectos acústicos em todo o edifício, uma solução «particularmente importante» para os professores, «já que se farão ouvir muito melhor com metade do esforço que actualmente são obrigados a fazer».
Entre obras e apetrechamento a intervenção custou cerca de 16 milhões de euros.
O único inconveniente diz o director da Escola de Monserrate é o esforço físico que preciso empregar para percorrer o novo espaço.
Criada em 1888, a Secundária de Monserrate foi alvo da primeira «intervenção de fundo» da sua história que deverá ser dada a conhecer à cidade em Junho ou em Outubro.
A remodelação dotou ainda a Secundária de Monserrate de uma nova zona de laboratórios o centro de recursos, oficinas e salas de arte, centro de aprendizagem, biblioteca e ginásio com salas de aeróbica e musculação.

Fonte: Rádio Alto Minho (04.05.2011)

Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana do Castelo de Outros Tempos

Assim era a cidade em modo postal ilustrado.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Pela praia do Cabedelo…

Num simples passeio matinal pela praia do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, cruzei-me, além de imensas gaivotas (o que é normal), com maçaricos-galegos e borrelhos-de-coleira-interrompida (que nidificam por ali). O borrelho-de-coleira-interrompida é uma ave de pequenas dimensões, cuja coloração é acastanhada por cima e branca por baixo, apresentando uma coleira incompleta. O seu ninho é uma pequena cova, nas dunas ou em pleno areal, e a cor dos ovos confunde-se com a cor da areia. Neste momento, estamos em plena época de nidificação do borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus). A estrutura que se vê na fotografia está a proteger um ninho: permite aos progenitores aceder ao seu Interior e evita a destruição dos ovos (por pisoteio, predadores ou limpezas mecânicas). 📸 13 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Pelo Porto de Viana do Castelo

📸 15 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.