Avançar para o conteúdo principal

Estaleiros Navais de Viana do Castelo


Desde sempre tive uma afeição muito especial pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Quer por ter morado e vivido até aos meus 15 anos na zona da Ribeira, a poucos metros daquela empresa, mas principalmente por nela terem trabalhado durante muitos anos, o meu pai e um meu irmão.
Os enormes guindastes, as docas secas, o evoluir da construção dos navios, o assistir à movimentação das muitas centenas de trabalhadores, tudo isto me fascinava.
Nos últimos anos, a má gestão (pelo que se ouve dizer), a falta de encomendas e os contratempos com a construção das últimas embarcações, são situações que não têm ajudado a empresa a sair da complicada situação financeira em que se encontra e contribuíram para uma má imagem da já longa história, capacidade e experiência dos ENVC.
O mercado da construção naval é muito competitivo, quer seja na manutenção, reparação e construção de novos barcos. Nos tempos que correm, para conquistar novos clientes, os estaleiros de Viana vão ter que apostar no reforço da sua credibilidade, melhorando a gestão, garantindo qualidade no trabalho, cumprindo prazos, inovando… pois só assim se conseguirá manter esta empresa que é muito importante para a economia do concelho, da região e do País.
Tudo isto vem a propósito de verificar, com agradável surpresa, que presentemente, as docas dos “nossos estaleiros” estão muito bem "preenchidas" de barcos (coisa rara nos últimos tempos).

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Fogo de artifício: Serenata da Romaria d’Agonia passa para dia 20 de agosto

A VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo acaba de anunciar que o Fogo de artifício: Serenata no rio Lima, que estava inicialmente previsto para este domingo (17) às 24h00, vai realizar-se (se as condições se mantiverem favoráveis) às 23h00 do dia 20 de agosto, quarta-feira, último dia da Romaria d’Agonia 2025. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo