Avançar para o conteúdo principal

Estaleiros Navais de Viana do Castelo


Desde sempre tive uma afeição muito especial pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Quer por ter morado e vivido até aos meus 15 anos na zona da Ribeira, a poucos metros daquela empresa, mas principalmente por nela terem trabalhado durante muitos anos, o meu pai e um meu irmão.
Os enormes guindastes, as docas secas, o evoluir da construção dos navios, o assistir à movimentação das muitas centenas de trabalhadores, tudo isto me fascinava.
Nos últimos anos, a má gestão (pelo que se ouve dizer), a falta de encomendas e os contratempos com a construção das últimas embarcações, são situações que não têm ajudado a empresa a sair da complicada situação financeira em que se encontra e contribuíram para uma má imagem da já longa história, capacidade e experiência dos ENVC.
O mercado da construção naval é muito competitivo, quer seja na manutenção, reparação e construção de novos barcos. Nos tempos que correm, para conquistar novos clientes, os estaleiros de Viana vão ter que apostar no reforço da sua credibilidade, melhorando a gestão, garantindo qualidade no trabalho, cumprindo prazos, inovando… pois só assim se conseguirá manter esta empresa que é muito importante para a economia do concelho, da região e do País.
Tudo isto vem a propósito de verificar, com agradável surpresa, que presentemente, as docas dos “nossos estaleiros” estão muito bem "preenchidas" de barcos (coisa rara nos últimos tempos).

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A tradição e a etnografia na “Páscoa Doce” em Viana do Castelo

Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. No âmbito da iniciativa Páscoa Doce, no dia 12 de abril, o centro histórico da cidade será palco de diversas atividades organizadas pela VianaFestas e o pelo Museu do Traje, promovendo a cultura e a fé que marcam esta época festiva. Entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. O Feirão da Páscoa reunirá os Grupos Folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses. “A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cru...

Páscoa Doce em Viana

A Praça da República de Viana do Castelo a enfeitar-se para a Páscoa. 📸 9 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Acontece em Viana…

Nesta manhã de sábado (12), entre outras iniciativas, está a acontecer em Viana do Castelo: Feirão da Patanisca, Workshop de Palmitos, Workshop Ovos da Páscoa, Feira de Artesanato, exposição “Páscoa com Tradição” e Campeonato do Mundo de TrialGP. 📸 12 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo