Veiga da Areosa em Viana do Castelo


Do cimo do Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, temos o privilégio de apreciar esta magnífica vista da Veiga da Areosa. O azul do céu e do mar, o contraste entre as várias tonalidades de verde dos campos e as manchas amarelas das flores que rebentam naturalmente, encantam os nossos olhos.

Comentários

  1. Magnífica paisagem. Felizmente, ultimamente, vê-se mais campos cultivados na Veiga da Areosa. Mas lamenta-se que essa extensão enorme de terrenos não seja mais aproveitada.
    Importamos tudo e não tiramos rendimento das potencialidades que temos.

    ResponderEliminar
  2. Cada vez mais esta planície está ameaçada, quer pela inoperância da autoridades na defesa da linha costeira, quer pela agricultura "intensiva" que satura os ricos terrenos. Uma planície que era um autentico celeiro de trigo, milho, centeio, aveia...uma magnifica "horta", com grande qualidade de vários vegetais e tubérculos como a batata...pastos muito bem cuidados e drenados...agora apenas se cultiva milhos para silagem e pouco mais. Um verdadeiro "crime" ao qual este pais um dia se vai arrepender. Não esquecendo a ridícula forma de proteger a costa marinha. fazendo uma eco-via que leva mais gente e que degrada de forma mais rápida toda a faixa costeira, esquecendo e abandonando os seculares contrafortes que evitavam o regresso das aguas salgadas(note-se os que partem desde ultimo moinho até ao marco branco que devide Areosa e Carreço). Uma planície que é monumento único de agricultura ancestral e está tão ameaçada ...que envergonharia celtas e romanos, povos esses que drenaram pântanos, construíram as camboas(represas da pesca de marés)...enfim aproveitaram da melhor forma todo este anfiteatro natural...que afinal apenas mereceu desta camara municipal um caminhito feito para passeios, esquecendo o fundamental...proteger património natural e humano. Não faltará muito e veremos esta planície novamente engolida pelas aguas do atlântico...incúria do ser humano em geral...e dos políticos em particular...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Projeto de 1ME quer reabilitar Castelo quatrocentista de Viana do Castelo - TPN

Programa da Romaria de 2021 com momentos ‘online’ e eventos com público

41ª Feira do Livro de Viana já tem data e programa

Abandono e degradação do património