Mensagens populares deste blogue
CASA VALENÇA | Estabelecimento comercial fundado em 1839
Situada na Praça da República, em Viana do Castelo, a CASA VALENÇA, fundada em 07 de Maio de 1839, é um dos mais antigos estabelecimentos comerciais desta cidade. Tem ainda a singularidade de se manter sempre na posse de elementos da família do seu fundador. O seu fundador, Francisco Passos de Oliveira Valença, começou por vender nesta loja, tecidos e alfaiataria. Presentemente, a CASA VALENÇA comercializa artesanato regional. Saiba a história da CASA VALENÇA, lendo o texto em baixo (retirado do livro "Acontecimentos que Viana Sentiu II", da autoria de António Carvalho). Desde longa data que, um dos mais emblemáticos estabelecimentos comerciais de Viana do Castelo é, inquestionavelmente, a Casa Valença. Efectivamente, a Casa Valença, Implantada na Praça da República, fundada em 7 de Maio de 1839, por Francisco de Passos Oliveira Valença, por ser a terceira casa comercial mais antiga da cidade e a mais antiga existente na Praça da República, centro cívico citadin
Nova ponte para Viana contemplada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
De acordo com o PRR, que se encontra em consulta pública até 01 de março, a construção da nova travessia sobre o Rio Lima entre a Estrada Nacional 203 (EN203) - Deocriste e EN202 - Nogueira, e o acesso rodoviário da zona industrial do Vale do Neiva ao nó da Autoestrada 28 (A28), que liga Viana do Castelo ao Porto, são dois investimentos de 22 milhões de euros previstos para Viana do Castelo, que constam da lista da componente das Infraestruturas, com uma dotação de 833 milhões de euros, sendo que para as Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) estão destinados 110 milhões de euros.
Para ver a banda … tocar!
Símbolos de uma época em que o lazer e a festa faziam parte da rua, estes dois coretos conseguiram chegar até aos nossos dias, apesar de presentemente só servirem de decoração. Muito raramente cumprem o fim para que foram criados. Longe vão os tempos em que neles atuavam com relativa frequência diversas bandas de música que, com os seus concertos, davam vida e alegria aos Jardim Público Marginal e Jardim D. Fernando, ambos na cidade de Viana do Castelo.
Elevador de Santa Luzia a subir e descer o Monte há 98 anos
Do sopé até ao topo do Monte de Santa Luzia, chega-se num instante graças a este elevador inaugurado em 1923, que percorre o trajeto de 650 metros em 7 minutos. As carruagens trabalham em contrapeso, ou seja, a que desce ajuda a puxar a que sobe, cruzando-se ambas exatamente a meio do percurso. O motor elétrico ajuda a vencer a diferença de carga nas cabinas e o desnível do percurso. Lá no alto, deixa-nos a dois passos do maior ícone religioso da cidade de Viana do Castelo, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
Magnífica paisagem. Felizmente, ultimamente, vê-se mais campos cultivados na Veiga da Areosa. Mas lamenta-se que essa extensão enorme de terrenos não seja mais aproveitada.
ResponderEliminarImportamos tudo e não tiramos rendimento das potencialidades que temos.
Cada vez mais esta planície está ameaçada, quer pela inoperância da autoridades na defesa da linha costeira, quer pela agricultura "intensiva" que satura os ricos terrenos. Uma planície que era um autentico celeiro de trigo, milho, centeio, aveia...uma magnifica "horta", com grande qualidade de vários vegetais e tubérculos como a batata...pastos muito bem cuidados e drenados...agora apenas se cultiva milhos para silagem e pouco mais. Um verdadeiro "crime" ao qual este pais um dia se vai arrepender. Não esquecendo a ridícula forma de proteger a costa marinha. fazendo uma eco-via que leva mais gente e que degrada de forma mais rápida toda a faixa costeira, esquecendo e abandonando os seculares contrafortes que evitavam o regresso das aguas salgadas(note-se os que partem desde ultimo moinho até ao marco branco que devide Areosa e Carreço). Uma planície que é monumento único de agricultura ancestral e está tão ameaçada ...que envergonharia celtas e romanos, povos esses que drenaram pântanos, construíram as camboas(represas da pesca de marés)...enfim aproveitaram da melhor forma todo este anfiteatro natural...que afinal apenas mereceu desta camara municipal um caminhito feito para passeios, esquecendo o fundamental...proteger património natural e humano. Não faltará muito e veremos esta planície novamente engolida pelas aguas do atlântico...incúria do ser humano em geral...e dos políticos em particular...
ResponderEliminar