Avançar para o conteúdo principal

Viana assinala Dia Mundial sem Tabaco com a exposição “Preto no Branco – as faces do tabagismo”

Esta exposição, integrada na Comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco (31 de Maio), terá lugar entre os dias 27 e 31 de Maio (aberta ao público das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00), nos antigos Paços do Concelho. A exposição inclui a avaliação da função respiratória aos interessados e visitas guiadas por profissionais de saúde.
A OMS estabeleceu o dia 31 de Maio como o Dia Mundial sem Tabaco, com o objectivo de sensibilizar a população para os malefícios do consumo de tabaco, procurando assim mudar comportamentos, prevenir a doença e promover a saúde.
Para 2011 a Organização Mundial da Saúde escolheu “A Convenção Quadro para o Controle do Tabaco” como o tema do Dia Mundial Sem Tabaco.
Esta Convenção - Quadro constitui o primeiro tratado negociado sob os auspícios da OMS, adoptada por 172 países e representa um grande avanço em termos de saúde pública mundial no controlo da epidemia do tabaco.


MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

XXIII Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

A Semana Académica 2011 do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), decorre entre os dias 15 e 20 de Maio. Na parte musical Rui Veloso, Quim Barreiros, Zezé Fernandes, Gunther & The Sunshine Girls e os vianenses Jarojupe, são alguns dos nomes que compõem o cartaz da Semana Académica do IPVC. Para além dos espaços musicais, durante a semana haverá igualmente muitas outras actividades, tais como a tradicional Missa de Finalistas, Queima das Fitas, Serenata, Cortejo Académico… Saiba tudo sobre a 23ª Semana Académica do IPVC aqui .

Laboratório flutuante atraca em Viana do Castelo

O navio de investigação “Mar Profundo” é o primeiro laboratório móvel marinho totalmente construído em Portugal. Lançada ao mar em 2021, a embarcação, com 19 metros de comprimento, está especialmente equipada para apoiar a investigação multidisciplinar no mar, podendo testar, por exemplo, ROVs (Veículos Operados Remotamente), sensores acústicos ou módulos robóticos, até 60 milhas da costa, ou recolher dados ambientais e operacionais. 📸 18 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Sabe o que vai acontecer nos dias 22 e 23 de maio em Viana do Castelo?

É a oitava edição do evento “Wine & Blues Festival”.  Durante dois dias, 22 e 23 de maio, sexta e sábado, o Anfiteatro do Jardim da Marina será palco de um intenso programa musical (seis concertos), de uma mostra vínica e de muita e variada gastronomia. A não perder! TODA A PROGRAMAÇÃO 👇 SEXTA-FEIRA, 22 DE MAIO  18h00 – Abertura da Mostra Vínica e Gastronómica Palco Secundário 18h45 – The Hurt Fingers & Fernando Amorim (PT) 19h30 – Vinhos de Viana: a história na primeira pessoa (entrevista a produtores) 20h15 – Harmonizações Vínicas Palco Principal 21h30 – Dog´s Bollocks (PT) 22h30 – Budda Power Blues (PT) Palco Secundário 00h00 – Dj Victor Coutinho 01h30 – Fecho SÁBADO, 23 DE MAIO 18h00 – Abertura da Mostra Vínica e Gastronómica Palco Secundário 18h45 – Let'hes Rock & Blues (PT) 19h30 – Vinhos de Viana: a história na primeira pessoa (entrevista a produtores) 20h15 – Harmonizações Vínicas Palco Principal 21h30 – The Blues Moonshinners (ES) 22h30 – Rozedale (FR) Pa...

Já visitou a exposição “ARTEMAIO“?

Uma oportunidade para ver uma Exposição de Artes, que já vai na XXVI edição, numa iniciativa da AAETEC - Associação dos Antigos Alunos da Escola Técnica de Viana do Castelo, que celebra neste mês de maio 46 anos de existência. Para ver nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, até 24 de maio de 2026. A entrada é livre! 📸 maio 2026 | @olharvianadocastelo