Avançar para o conteúdo principal

Culturas Urbanas na Praça da República

No prosseguimento da programação de “Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico” a Praça da República vai ser o palco da iniciativa “Culturas Urbanas”.
Assim, a 22 de Junho, na Praça da República, decorre o desfile de moda ”Model Tour 2011” a partir das 22h00 e, no dia seguinte 23 de Junho, “Vi Ana na Praça” com música, imagem, moda (manequins vivos) e um Projecto Solidário, às 22h00, sendo por isso um grande espectáculo multimédia ao ar livre e que contará com a presença do DJ Vítor Coutinho.
Já a 24 e 25 de Junho, o Festival “Eixo Rap II” promete animar a Praça da República. Com entrada gratuita, estão confirmadas as presenças, a 24 de Junho, de Mondo Segundo (Dealema), Woyza, Rey, Payo Malo e M7&Capicua e de Mind Da Gap, Puto Coke, Sagaz, Gran Purismo e Solido Rockerz a 25 de Junho. Paralelamente, invadem a Praça da República os sons dos DJ Limbo, Roty 340, Alpha HLV e DJ Gus e com os graffitis de Palhas e DOC (Porto), Paco Kintas (Porrinho) e com o break dance de “Gaia Breakers e Black Shadow, para além de ateliers de rimas, dj’s, brakdance e graffitis durante os dois dias.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Escavação arqueológica está a destapar construções antigas

Continuam as escavações arqueológicas no terreno onde está a ser construído o novo mercado municipal de Viana do Castelo. Nas fotografias captadas no dia 30 de abril de 2026 (ver galeria em baixo) é possível ver os vestígios já destapados, que poderão pertencer ao antigo mosteiro de S. Bento (século XVI) e ao primitivo mercado municipal da cidade (1892-1965). 📸 30 abril 2026 | @olharvianadocastelo

O MANTO FLORIDO de Mazarefes e o ARCO FESTIVO de Vila Mou são duas das maiores atrações do “Viana Florida”

Imponente e ornamentado com flores naturais, o ARCO FESTIVO , é o ex-libris da freguesia de Vila Mou, no concelho de Viana do Castelo. A Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora da Encarnação, em parceria com a Junta de Freguesia de Torre e Vila Mou, foi quem ornamentou e levantou o Arco no jardim público de Viana do Castelo. O MANTO FLORIDO de Mazarefes (freguesia do concelho de Viana do Castelo) é composto por mais de quinze mil flores "bordadas" pela comunidade de Mazarefes. O Manto, que surgiu na edição da Romaria da Senhora das Boas Novas e São José de Mazarefes 2026, está agora em Viana do Castelo, sendo uma das maiores atrações do “Viana Florida”. 📸 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Inscrições para o Desfile da Mordomia da Romaria d’Agonia 2026 já abriram

A participação no Desfile da Mordomia da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026 requer uma inscrição prévia, de 4 de maio (a partir das 10:00) a 18 de maio (até às 20:00). As inscrições, devem ser feitas online AQUI ,  e encerram assim que forem atingidas as 1000 vagas disponíveis, mesmo que seja antes do dia 18 de maio. No ano passado, participaram 988 mulheres, das quais 80% representavam freguesias do concelho de Viana do Castelo, tendo sido ainda registadas inscrições provenientes de dez países sobretudo da diáspora vianense. A Romaria d’Agonia realiza-se este ano de 15 a 23 de agosto, sendo o Desfile da Mordomia no dia 19 de agosto, véspera do dia da padroeira. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Pela cidade, em mais um dia de “Viana Florida”

📸 2 maio 2026 | @olharvianadocastelo