Avançar para o conteúdo principal

O primeiro troço dos acessos ao Estádio Manuela Machado em Viana acabam de ser adjudicados pela Câmara Municipal

A primeira fase dos acessos vai então avançar num investimento que rondará os dois milhões de euros.
Para o autarca de Viana, José Maria Costa, só a construção dos acessos irá permitir rentabilizar um espaço destinado à prática de todas as modalidades desportivas.
O impasse em que a obra mergulhou durante cerca de 17 anos começou em 1993, quando o socialista Defensor Moura chegou à Câmara Municipal e o complexo desportivo, vocacionado para a prática do atletismo, era então apenas constituído por bancadas.
A própria aquisição dos terrenos, realizada no início da década de 90 pelo anterior executivo, acabou por ser anulada pelo tribunal, situação que obrigou o executivo de Defensor Moura a renegociar com os proprietários.
Em 1994 foi conseguido um primeiro financiamento que serviu para pagar as bancadas, para construir a pista de tartan e o relvado.
Desde essa altura a finalização do estádio, baptizado em 1999 com o nome da ex-maratonista Manuela Machado, natural de Viana do Castelo, tem vindo a ser adiada por falta de financiamento, tendo o Instituto do Desporto chegado mesmo a equacionar a demolição das bancadas.
Possibilidade que acabou por ser abandonada uma vez que a construção da estrutura tinha sido comparticipada por fundos comunitários.
Durante todos estes anos o projecto, da autoria do arquitecto Henrique Carvalho, entretanto falecido, sofreu várias reformulações.

Texto: Rádio Alto Minho (28.06.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A Praça da República ganhou hoje uma nova pastelaria

A 31 de agosto de 2020, Viana do Castelo e os vianenses diziam adeus à icónica Pastelaria Caravela, localizada em plena Praça da República. Quase quatro anos depois do encerramento deste famoso estabelecimento que durante décadas marcou a vivência de várias gerações de vianenses, outro reabriu no mesmo espaço. Às 08h00 desta sexta-feira, 5 de julho, abriram-se novamente as portas a uma nova pastelaria, a RIVIERA VIANA, que se espera venha dar “vida” à principal Praça da cidade.

Eleições Autárquicas 2025: Assim se votou em Viana do Castelo

Resultados finais oficiais das eleições autárquicas em 2025 e 2021 para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia, no concelho de Viana do Castelo.

Já visitou a exposição "Aconteceu em Viana 1925/1950"?

Uma oportunidade para ver a partir de folhetos, diversas atividades culturais e de lazer, que Viana do Castelo viveu no período compreendido entre 1925/1950, numa organização do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. Pode ser vista nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), até 26 de outubro. Esta exposição - "Aconteceu em Viana 1925/1950"- foi construída a partir de folhetos (veja abaixo alguns) balizados entre os anos referidos, por ser um período de reconfiguração e consolidação da vida social e cultural vianense e portuguesa, recorrendo ao Arquivo Municipal de Viana do Castelo e a arquivos particulares, para a obtenção do material exposto. A título de curiosidade, a aposição de selos fiscais em alguns dos documentos apresentados deve-se ao necessário pagamento de imposto de espetáculo. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Pormenores…

No modesto BAR BORRAS, que durante o verão funcionou na praia do Lumiar, em Carreço, Viana do Castelo, as paredes exteriores encontram-se “forradas” com dezenas de mensagens escritas pelos clientes de diversas nacionalidades, uma forma de marcarem a sua passagem/presença e contribuirem para a decoração do estabelecimento. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo