Avançar para o conteúdo principal

Pescadores reclamam por condições de segurança no novo porto de pesca

Uma comissão de pescadores reivindicou sexta-feira passada, em reunião com a administração do Porto de Viana do Castelo, «melhores condições de segurança» no futuro estacionamento da frota, após as obras no novo espaço.
«Tivemos a promessa da administração de rever os aspetos para os quais alertámos, nomeadamente o estacionamento da frota de barcos de grande dimensão», explicou Francisco Portela Rosa, da administração da VianaPesca, cooperativa de pescadores e armadores do norte.
Em causa estava uma alteração ao projeto inicial do novo porto de pesca de Viana apresentado aos pescadores, e que segundo estes implicava passar a lotação da doca principal de 13 para 21 barcos de grande dimensão, alterando a forma de os estacionar.
«O problema era a segurança dos barcos, a falta de espaço e as óbvias dificuldades de os manobrar. Mas tivemos a garantia de que a doca das marés [um dos espaços de atracagem] volta a receber apenas os 13 barcos previstos», acrescentou Portela Rosa, que se fez acompanhar de outros representantes de armadores e pescadores.
Os técnicos da Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC) vão, disse ainda, «estudar as alterações necessárias», estando prevista para 01 de julho outra reunião, onde será conhecida a nova versão do projeto, prevendo a distribuição dos restantes barcos maiores por outros espaços daquela área.
Os pescadores chegaram a afirmar que se avançasse a proposta anterior, em que o estacionamento seria feito pela parte traseira, recusar-se-iam a atracar, porque teriam de «dormir nas embarcações» para evitar que estas embatessem umas nas outras.
«Foi-nos garantido que serão apenas 13 barcos a atracar naquele local, de lado e de braço dado [encostados], o que já vai de encontro ao que era necessário para garantir a segurança», explicou ainda Portela Rosa.
No final da reunião de hoje, que decorreu nas instalações da administração portuária e que reuniu ainda um representante da Capitania do porto de Viana, ninguém da APVC quis prestar declarações à imprensa.
A obra do novo porto de Pesca de Viana do Castelo tem um custo estimado de dois milhões de euros e vai permitir, explicou a APVC aquando do lançamento da empreitada, o ordenamento do estacionamento da frota de pesca em melhores condições de segurança e operacionalidade, libertando a antiga doca comercial para a construção da futura marina Atlântica.

Texto: Rádio Alto Minho (20.06.2011)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana acende a iluminação de Natal a 8 de novembro

Este ano, as iluminações de Natal em Viana do Castelo estarão acesas entre o dia 8 de novembro e o dia 12 de janeiro de 2026. Estão previstos iluminar e ornamentar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Haverá como habitualmente uma árvore de Natal 3D e a iluminação da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, com espetáculos multimédia diários. Vão ser investidos cerca de 200.000€ entre iluminação, ornamentação e animação. 📸 Arquivo / Olhar Viana do Castelo

“Viana Coração do Natal”, de 5 de dezembro a 5 de janeiro de 2026 🎄🎅 🤶

Acaba de ser apresentado o programa “Viana Coração do Natal” que arranca a 5 de dezembro com dezenas de atividades entre Praça Natal, minicomboio, carrossel, Mercado de Natal, Largo do Chocolate, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições, cinema, teatro e passagem de ano. Até 05 de janeiro de 2026, “Viana do Castelo é Natal”. “Viana Coração do Natal” é uma proposta da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), em parceria com a Vianafestas. MOMENTOS IMPORTANTES DA PROGRAMAÇÃO: > A partir de 5 de dezembro, o MERCADO DE NATAL distribui-se entre a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e o Largo Maestro José Pedro, onde será instalada o Largo do Chocolate. Até 23 de dezembro, de domingo a quinta-feira, o mercado acontece das 15h00 às 20h00 e, nas sextas-feiras e sábados, o horário é alargado das 12h00 às 23h00. O Mercado de Natal continuará disponível até ao início do novo ano, funcionando tam...

Mercado de Natal vai animar o centro histórico de Viana

Já começaram os trabalhos de montagem do Mercado de Natal da cidade de Viana do Castelo, uma área muito apreciada e visitada na quadra natalícia.   De 5 a 23 de dezembro, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra (entre a Cruz Vermelha e o restaurante Viana Mar) e o Largo Maestro José Pedro (área temática ligada ao chocolate), acolhem em simultâneo o Mercado de Natal, o local perfeito para comprar presentes para o Natal, saborear iguarias regionais e sentir o espírito da época no coração da cidade. Este evento é realizado no âmbito do programa “Viana Coração do Natal”, que enche a cidade de magia, música e tradição. Horário de funcionamento do Mercado de Natal: De 05 a 23 de dezembro de 2025 05 de dezembro – dia de abertura: 12H00 – 23H00 De domingo a quinta: 15H00 – 20H00 Sexta e sábado: 12H00 – 23H00 📸 20 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Uma dica para este domingo

É sempre um bom dia, para conhecer o monumento religioso mais visitado e fotografado da cidade de Viana do Castelo. 📸 novembro 2025 | olharvianadocastelo