Avançar para o conteúdo principal

Pescadores reclamam por condições de segurança no novo porto de pesca

Uma comissão de pescadores reivindicou sexta-feira passada, em reunião com a administração do Porto de Viana do Castelo, «melhores condições de segurança» no futuro estacionamento da frota, após as obras no novo espaço.
«Tivemos a promessa da administração de rever os aspetos para os quais alertámos, nomeadamente o estacionamento da frota de barcos de grande dimensão», explicou Francisco Portela Rosa, da administração da VianaPesca, cooperativa de pescadores e armadores do norte.
Em causa estava uma alteração ao projeto inicial do novo porto de pesca de Viana apresentado aos pescadores, e que segundo estes implicava passar a lotação da doca principal de 13 para 21 barcos de grande dimensão, alterando a forma de os estacionar.
«O problema era a segurança dos barcos, a falta de espaço e as óbvias dificuldades de os manobrar. Mas tivemos a garantia de que a doca das marés [um dos espaços de atracagem] volta a receber apenas os 13 barcos previstos», acrescentou Portela Rosa, que se fez acompanhar de outros representantes de armadores e pescadores.
Os técnicos da Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC) vão, disse ainda, «estudar as alterações necessárias», estando prevista para 01 de julho outra reunião, onde será conhecida a nova versão do projeto, prevendo a distribuição dos restantes barcos maiores por outros espaços daquela área.
Os pescadores chegaram a afirmar que se avançasse a proposta anterior, em que o estacionamento seria feito pela parte traseira, recusar-se-iam a atracar, porque teriam de «dormir nas embarcações» para evitar que estas embatessem umas nas outras.
«Foi-nos garantido que serão apenas 13 barcos a atracar naquele local, de lado e de braço dado [encostados], o que já vai de encontro ao que era necessário para garantir a segurança», explicou ainda Portela Rosa.
No final da reunião de hoje, que decorreu nas instalações da administração portuária e que reuniu ainda um representante da Capitania do porto de Viana, ninguém da APVC quis prestar declarações à imprensa.
A obra do novo porto de Pesca de Viana do Castelo tem um custo estimado de dois milhões de euros e vai permitir, explicou a APVC aquando do lançamento da empreitada, o ordenamento do estacionamento da frota de pesca em melhores condições de segurança e operacionalidade, libertando a antiga doca comercial para a construção da futura marina Atlântica.

Texto: Rádio Alto Minho (20.06.2011)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Pela avenida do Cabedelo, Darque

A avenida do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, com 628 metros de comprimento é ladeada por duas fileiras com cerca de 140 plátanos de grande porte, cujas copas formam um túnel de verdura encantador. Encontra-se a ser requalificada (melhoria das condições gerais de conforto e de utilização dos peões, a valorização da imagem urbana local, a melhoria das condições de escoamento das águas pluviais, bem como a beneficiação, marcação/sinalização rodoviária da via) num investimento de 615 mil euros.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Bom Caminho

São vários os caminhos que vão dar a Santiago de Compostela, na Espanha, sendo um deles, o Caminho Português da Costa. Viana do Castelo é um ponto de passagem obrigatório para milhares de peregrinos que, cada ano, escolhem rumar a Santiago de Compostela pelo litoral português.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

O serpentear dos passadiços da ecovia em Carreço

Percorrer a pé ou de bicicleta este troço da Ecovia Litoral Norte (constituído por piso em terra batida, pavimento betonado e passadiços de madeira) em Carreço, Viana do Castelo, permite-nos ter sempre uma agradável paisagem enquanto passeamos. De um lado temos a companhia do mar, do lado de terra estende-se a veiga de Carreço e o casario, acompanhados pela Serra de Santa Luzia. A brisa no rosto ou o cheiro fresco da maresia a acompanhar-nos, são sensações únicas que podemos disfrutar enquanto passeamos ao longo do litoral vianense. Uma nota negativa, infelizmente, o vandalismo já passou por aqui. Fotografias captadas ontem, véspera de Natal.