Avançar para o conteúdo principal

1º EIXPRESSÕES - Encontro de Teatro Popular do Eixo Atlântico


No âmbito de Viana do Castelo Capital da Cultura do Eixo Atlântico, vai decorrer de 01 a 24 de Julho o 1º EIXPRESSÕES - Encontro de Teatro Popular do Eixo Atlântico.
O Auto de São João de Subportela (Viana do Castelo); os Arautos de Santo João de Tregosa (Barcelos), o Queimas de Judas de Mazarefes, Monserrate e Vila Nova de Anha (Viana do Castelo), as Serrações da Velha de Afife, Carreço e Darque (Viana do Castelo), o Colóquio de Adão e Eva de Malhadas (Miranda do Douro), Maruxaina de San Ciprián, Cervo (Lugo), o Auto da Floripes das Neves, Drama dos Doze Pares de França de Palme (Barcelos), O Meu Primeiro Auto da Floripes das Neves, Viana do Castelo, o Auto de Santo António de Portela Susã (Viana do Castelo); o Auto dos Turcos de Crasto – Ribeira, Ponte de Lima Baile dos Turcos – Penafiel Dança de Pauliteiros das Malhadas (Miranda do Douro); Moro y Cristiano – Mouriscados (Mondariz), Pontevedra; Moros y Cristianos de A Saínza – Rairiz de Veiga (Ourense) e Tributo de las Cien Doncellas – Betanzos (A Corunha) e Xenerales de Merza de Vila de Cruces (Pontevedra) são as representações presentes neste festival.
Do “EIXPRESSÕES”, faz parte igualmente uma exposição sobre os trajes, máscaras e personagens do teatro popular do Eixo Atlântico, que será inaugurada hoje, pelas 21H00, nos Antigos Paços do Concelho.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima: as propostas classificadas nos quatro primeiros lugares

No Passeio das Mordomas da Romaria, em Viana do Castelo, estão patentes as propostas que foram selecionadas no âmbito do Concurso de Conceção da Futura Ponte Pedonal sobre o rio Lima, destacando-se a vencedora, “Regata”. Neste concurso público internacional foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, tendo sido selecionadas quatro, que agora estão expostas ao público (ver imagens em baixo).

Sabe o que vai acontecer nos dias 22 e 23 de maio em Viana do Castelo?

É a oitava edição do evento “Wine & Blues Festival”.  Durante dois dias, 22 e 23 de maio, sexta e sábado, o Anfiteatro do Jardim da Marina será palco de um intenso programa musical (seis concertos), de uma mostra vínica e de muita e variada gastronomia. A não perder! TODA A PROGRAMAÇÃO 👇 SEXTA-FEIRA, 22 DE MAIO  18h00 – Abertura da Mostra Vínica e Gastronómica Palco Secundário 18h45 – The Hurt Fingers & Fernando Amorim (PT) 19h30 – Vinhos de Viana: a história na primeira pessoa (entrevista a produtores) 20h15 – Harmonizações Vínicas Palco Principal 21h30 – Dog´s Bollocks (PT) 22h30 – Budda Power Blues (PT) Palco Secundário 00h00 – Dj Victor Coutinho 01h30 – Fecho SÁBADO, 23 DE MAIO 18h00 – Abertura da Mostra Vínica e Gastronómica Palco Secundário 18h45 – Let'hes Rock & Blues (PT) 19h30 – Vinhos de Viana: a história na primeira pessoa (entrevista a produtores) 20h15 – Harmonizações Vínicas Palco Principal 21h30 – The Blues Moonshinners (ES) 22h30 – Rozedale (FR) Pa...

Sabe o que vai acontecer de 4 a 14 de julho?

Os jardins Público e da Marina vão encher-se de atividades com o “MARGINAL - festa no jardim”. Esta 3ª edição inclui concertos, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids, o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (4 a 7 de julho), entre muito mais, sempre de acesso livre.  E porque já estamos em contagem decrescente para a Festa no Jardim, vamos recordar o programa da Festa?

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Andando pela cidade…

Santuário de Nossa Senhora d’Agonia  Viana do Castelo  📸 23 maio 2026 | @olharvianadocastelo