Avançar para o conteúdo principal

1º EIXPRESSÕES - Encontro de Teatro Popular do Eixo Atlântico


No âmbito de Viana do Castelo Capital da Cultura do Eixo Atlântico, vai decorrer de 01 a 24 de Julho o 1º EIXPRESSÕES - Encontro de Teatro Popular do Eixo Atlântico.
O Auto de São João de Subportela (Viana do Castelo); os Arautos de Santo João de Tregosa (Barcelos), o Queimas de Judas de Mazarefes, Monserrate e Vila Nova de Anha (Viana do Castelo), as Serrações da Velha de Afife, Carreço e Darque (Viana do Castelo), o Colóquio de Adão e Eva de Malhadas (Miranda do Douro), Maruxaina de San Ciprián, Cervo (Lugo), o Auto da Floripes das Neves, Drama dos Doze Pares de França de Palme (Barcelos), O Meu Primeiro Auto da Floripes das Neves, Viana do Castelo, o Auto de Santo António de Portela Susã (Viana do Castelo); o Auto dos Turcos de Crasto – Ribeira, Ponte de Lima Baile dos Turcos – Penafiel Dança de Pauliteiros das Malhadas (Miranda do Douro); Moro y Cristiano – Mouriscados (Mondariz), Pontevedra; Moros y Cristianos de A Saínza – Rairiz de Veiga (Ourense) e Tributo de las Cien Doncellas – Betanzos (A Corunha) e Xenerales de Merza de Vila de Cruces (Pontevedra) são as representações presentes neste festival.
Do “EIXPRESSÕES”, faz parte igualmente uma exposição sobre os trajes, máscaras e personagens do teatro popular do Eixo Atlântico, que será inaugurada hoje, pelas 21H00, nos Antigos Paços do Concelho.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

XXIII Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

A Semana Académica 2011 do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), decorre entre os dias 15 e 20 de Maio. Na parte musical Rui Veloso, Quim Barreiros, Zezé Fernandes, Gunther & The Sunshine Girls e os vianenses Jarojupe, são alguns dos nomes que compõem o cartaz da Semana Académica do IPVC. Para além dos espaços musicais, durante a semana haverá igualmente muitas outras actividades, tais como a tradicional Missa de Finalistas, Queima das Fitas, Serenata, Cortejo Académico… Saiba tudo sobre a 23ª Semana Académica do IPVC aqui .

Futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima: as propostas classificadas nos quatro primeiros lugares

No Passeio das Mordomas da Romaria, em Viana do Castelo, estão patentes as propostas que foram selecionadas no âmbito do Concurso de Conceção da Futura Ponte Pedonal sobre o rio Lima, destacando-se a vencedora, “Regata”. Neste concurso público internacional foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, tendo sido selecionadas quatro, que agora estão expostas ao público (ver imagens em baixo).

Já visitou a exposição “ARTEMAIO“?

Uma oportunidade para ver uma Exposição de Artes, que já vai na XXVI edição, numa iniciativa da AAETEC - Associação dos Antigos Alunos da Escola Técnica de Viana do Castelo, que celebra neste mês de maio 46 anos de existência. Para ver nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, até 24 de maio de 2026. A entrada é livre! 📸 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Sabe o que vai acontecer nos dias 22 e 23 de maio em Viana do Castelo?

É a oitava edição do evento “Wine & Blues Festival”.  Durante dois dias, 22 e 23 de maio, sexta e sábado, o Anfiteatro do Jardim da Marina será palco de um intenso programa musical (seis concertos), de uma mostra vínica e de muita e variada gastronomia. A não perder! TODA A PROGRAMAÇÃO 👇 SEXTA-FEIRA, 22 DE MAIO  18h00 – Abertura da Mostra Vínica e Gastronómica Palco Secundário 18h45 – The Hurt Fingers & Fernando Amorim (PT) 19h30 – Vinhos de Viana: a história na primeira pessoa (entrevista a produtores) 20h15 – Harmonizações Vínicas Palco Principal 21h30 – Dog´s Bollocks (PT) 22h30 – Budda Power Blues (PT) Palco Secundário 00h00 – Dj Victor Coutinho 01h30 – Fecho SÁBADO, 23 DE MAIO 18h00 – Abertura da Mostra Vínica e Gastronómica Palco Secundário 18h45 – Let'hes Rock & Blues (PT) 19h30 – Vinhos de Viana: a história na primeira pessoa (entrevista a produtores) 20h15 – Harmonizações Vínicas Palco Principal 21h30 – The Blues Moonshinners (ES) 22h30 – Rozedale (FR) Pa...