Avançar para o conteúdo principal

Câmara Municipal lança obras para Rua Monsenhor Machado e Loureiro e adro da Senhora d’Agonia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai lançar a concurso empreitadas para a requalificação de duas ruas da ribeira da cidade e para o arranjo do adro da igreja de Nossa Senhora da Agonia. No total, a Câmara Municipal vai investir cerca de 750 mil euros para valorizar aqueles espaços públicos.
Na área envolvente da igreja de Nossa Senhora d’Agonia vão ser investidos mais de 240 mil euros para a requalificação do espaço público exterior da capela de S. Roque e Senhora d’Agonia, substituição de pavimentação, reorganização dos circuitos de circulação envolvente, espaços verdes, replantação de árvores e colocação de mobiliário urbano (bancos, papeleiras e iluminação pública).
Esta intervenção visa valorizar a envolvente da capela, um espaço degradado que agora será melhorado com a qualificação do espaço público.
A Câmara Municipal, à luz do que está a acontecer com a Rua dos Poveiros, vai requalificar a Rua Monsenhor Machado e Rua do Loureiro, num investimento de mais de 500 mil euros que inclui instalação de infra-estruturas de água, saneamento e gás.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo