Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Convento de S. Francisco do Monte. Cinco séculos de história votados ao abandono

Desde muito novo que ouço falar do Convento de S. Francisco do Monte, mas nunca o tinha visitado. Na semana passada, na companhia de um amigo, pusemos pés ao caminho e fomos ao encontro do mítico convento.
Isolado no meio da encosta do Monte de Santa Luzia, no Lugar de Abelheira, Viana do Castelo, para lá chegarmos foi necessário andar por caminhos pedregosos, com muito mato e de difícil acesso.
Antes de chegarmos ao convento, mais ou menos a meio caminho, surge-nos um cruzeiro em granito, encimado por uma cruz. Percorridos mais alguns metros eis-nos em frente a um imponente Pórtico, no cimo do qual se encontram três imagens (S. Francisco, S. Pedro de Alcântara e Santo António).
Apesar da entrada se encontrar vedada, olhando para o seu interior, a imagem que se nos depara é desoladora. Só se vê ruína, abandono e vandalismo. O que resta do convento são partes de algumas paredes que ainda se encontram de pé e pouco mais.
Convento do século XIV está há vários anos à espera de ser classificado pelo IGESPAR, como monumento de interesse público.
Presentemente é propriedade do IPVC, que já pensou na sua reabilitação, mas como são necessárias verbas muito avultadas, tem sido difícil concretizar esse desejo e salvar o pouco que resta do Convento de S. Francisco do Monte.




MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A Praça da República ganhou hoje uma nova pastelaria

A 31 de agosto de 2020, Viana do Castelo e os vianenses diziam adeus à icónica Pastelaria Caravela, localizada em plena Praça da República. Quase quatro anos depois do encerramento deste famoso estabelecimento que durante décadas marcou a vivência de várias gerações de vianenses, outro reabriu no mesmo espaço. Às 08h00 desta sexta-feira, 5 de julho, abriram-se novamente as portas a uma nova pastelaria, a RIVIERA VIANA, que se espera venha dar “vida” à principal Praça da cidade.

Eleições Autárquicas 2025: Assim se votou em Viana do Castelo

Resultados finais oficiais das eleições autárquicas em 2025 e 2021 para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia, no concelho de Viana do Castelo.

Já visitou a exposição "Aconteceu em Viana 1925/1950"?

Uma oportunidade para ver a partir de folhetos, diversas atividades culturais e de lazer, que Viana do Castelo viveu no período compreendido entre 1925/1950, numa organização do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. Pode ser vista nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), até 26 de outubro. Esta exposição - "Aconteceu em Viana 1925/1950"- foi construída a partir de folhetos (veja abaixo alguns) balizados entre os anos referidos, por ser um período de reconfiguração e consolidação da vida social e cultural vianense e portuguesa, recorrendo ao Arquivo Municipal de Viana do Castelo e a arquivos particulares, para a obtenção do material exposto. A título de curiosidade, a aposição de selos fiscais em alguns dos documentos apresentados deve-se ao necessário pagamento de imposto de espetáculo. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Pormenores…

No modesto BAR BORRAS, que durante o verão funcionou na praia do Lumiar, em Carreço, Viana do Castelo, as paredes exteriores encontram-se “forradas” com dezenas de mensagens escritas pelos clientes de diversas nacionalidades, uma forma de marcarem a sua passagem/presença e contribuirem para a decoração do estabelecimento. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo