Avançar para o conteúdo principal

Passeios ocupados pelos carros


A foto em cima documenta o que acontece todos os dias, desde que fizeram a requalificação daquela zona da Ribeira de Viana, já lá vão alguns anos. Tudo o que é veículo ocupa abusivamente o espaço envolvente da Capela de Santa Catarina.
É banal assistirmos ao triste espectáculo de viaturas a circular pelo passeio à procura do seu lugarzinho de estacionamento.
É revoltante esta falta de civismo destes espertinhos, pois a poucos metros há no Campo da Agonia e nos terrenos envolventes do Castelo Santiago da Barra, muitas dezenas de lugares de estacionamento gratuito (pelo menos até ver).
Só vejo uma solução para acabar com esta vergonha, é o local receber mais visitas de agentes da PSP (até agora têm tido uma actuação manifestamente insuficiente), pois talvez assim se conseguisse algum sucesso no combate a este problema.
Já não é a primeira vez que abordo este assunto aqui no blogue e tinha prometido a mim mesmo não voltar a falar nele, pois mesmo após ter dado conhecimento da situação à Câmara e à PSP (esta agradeceu o alerta e actuou durante uns dias, mas depressa desistiu), considerei esta causa perdida.
A razão de voltar ao tema deve-se ao facto de na passada 5ª Feira, estando eu mais uns amigos a conversar no passeio junto à Capela de Santa Catarina, eis que de repente pára junto a nós uma viatura e o seu condutor gesticulando (com modos não muito pacíficos) e buzinando ruidosamente, para que nós desobstruísse-mos o passeio para o senhor poder estacionar o seu automóvel.
O sentimento de impunidade desta gentinha é de tal ordem, que se julgam com todo o direito de circular nos passeios e a ocupar abusivamente, com as suas máquinas, os espaços que não lhe estão destinados.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

A Páscoa Doce está a chegar a Viana

A Praça da República a preparar-se para receber iniciativas do evento Páscoa Doce, que vai decorrer de 27 de março a 6 de abril, na cidade de Viana do Castelo. 📸 25 março 2026 | @olharvianadocastelo

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Praça da República recebe atividades da Páscoa Doce

Manhã de sábado, na Praça da República de Viana do Castelo. (Feirão da Patanisca, Atividades Infantis e Workshop de Palmitos. Iniciativas inseridas na programação do evento Páscoa Doce) 📸 28 março 2026 | @olharvianadocastelo 

Viana do Castelo promove Páscoa Doce de 27 de março a 6 de abril

Para assinalar a Páscoa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e a Diocese de Viana do Castelo, realizam uma série de iniciativas inseridas no evento Páscoa Doce, que vão decorrer no centro histórico da cidade de 27 de março a 6 de abril. 📸 arquivo | @olharvianadocastelo Consulte o programa completo👇