Avançar para o conteúdo principal

Passeios ocupados pelos carros


A foto em cima documenta o que acontece todos os dias, desde que fizeram a requalificação daquela zona da Ribeira de Viana, já lá vão alguns anos. Tudo o que é veículo ocupa abusivamente o espaço envolvente da Capela de Santa Catarina.
É banal assistirmos ao triste espectáculo de viaturas a circular pelo passeio à procura do seu lugarzinho de estacionamento.
É revoltante esta falta de civismo destes espertinhos, pois a poucos metros há no Campo da Agonia e nos terrenos envolventes do Castelo Santiago da Barra, muitas dezenas de lugares de estacionamento gratuito (pelo menos até ver).
Só vejo uma solução para acabar com esta vergonha, é o local receber mais visitas de agentes da PSP (até agora têm tido uma actuação manifestamente insuficiente), pois talvez assim se conseguisse algum sucesso no combate a este problema.
Já não é a primeira vez que abordo este assunto aqui no blogue e tinha prometido a mim mesmo não voltar a falar nele, pois mesmo após ter dado conhecimento da situação à Câmara e à PSP (esta agradeceu o alerta e actuou durante uns dias, mas depressa desistiu), considerei esta causa perdida.
A razão de voltar ao tema deve-se ao facto de na passada 5ª Feira, estando eu mais uns amigos a conversar no passeio junto à Capela de Santa Catarina, eis que de repente pára junto a nós uma viatura e o seu condutor gesticulando (com modos não muito pacíficos) e buzinando ruidosamente, para que nós desobstruísse-mos o passeio para o senhor poder estacionar o seu automóvel.
O sentimento de impunidade desta gentinha é de tal ordem, que se julgam com todo o direito de circular nos passeios e a ocupar abusivamente, com as suas máquinas, os espaços que não lhe estão destinados.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Estátua do Caramuru já mora na Praia Norte

A estátua do Caramuru foi retirada no passado mês de maio do local onde se encontrava há dez anos, na Praça do República, e acaba de ser colocada na Praia Norte junto ao restaurante Scala. As operações decorreram durante a tarde desta quinta-feira. O conjunto escultórico composto por duas figuras, Caramuru e sua esposa Paraguaçu, fundido a bronze com cinco metros de altura, foi inaugurado na passagem do ano de 2008 para 2009. Desde o dia da sua inauguração que a polémica estátua é alvo das críticas da população, devido à dimensão e enquadramento arquitetónico no local mais nobre da cidade. Depois de tanta contestação, o Caramuru conhece novos horizontes. A escultura destinada a homenagear o Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, navegador natural de Viana do Castelo que naufragou no Brasil em 1508, foi encomendada pela Câmara de Viana ao mestre José Rodrigues. QUEM FOI CARAMURU?    “Caramuru, ou Diogo Alvares Correia, natural de Viana do Castelo, foi um destemido navega...

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.