A foto em cima documenta o que acontece todos os dias, desde que fizeram a requalificação daquela zona da Ribeira de Viana, já lá vão alguns anos. Tudo o que é veículo ocupa abusivamente o espaço envolvente da Capela de Santa Catarina.
É banal assistirmos ao triste espectáculo de viaturas a circular pelo passeio à procura do seu lugarzinho de estacionamento.
É revoltante esta falta de civismo destes espertinhos, pois a poucos metros há no Campo da Agonia e nos terrenos envolventes do Castelo Santiago da Barra, muitas dezenas de lugares de estacionamento gratuito (pelo menos até ver).
Só vejo uma solução para acabar com esta vergonha, é o local receber mais visitas de agentes da PSP (até agora têm tido uma actuação manifestamente insuficiente), pois talvez assim se conseguisse algum sucesso no combate a este problema.
Já não é a primeira vez que abordo este assunto aqui no blogue e tinha prometido a mim mesmo não voltar a falar nele, pois mesmo após ter dado conhecimento da situação à Câmara e à PSP (esta agradeceu o alerta e actuou durante uns dias, mas depressa desistiu), considerei esta causa perdida.
A razão de voltar ao tema deve-se ao facto de na passada 5ª Feira, estando eu mais uns amigos a conversar no passeio junto à Capela de Santa Catarina, eis que de repente pára junto a nós uma viatura e o seu condutor gesticulando (com modos não muito pacíficos) e buzinando ruidosamente, para que nós desobstruísse-mos o passeio para o senhor poder estacionar o seu automóvel.
O sentimento de impunidade desta gentinha é de tal ordem, que se julgam com todo o direito de circular nos passeios e a ocupar abusivamente, com as suas máquinas, os espaços que não lhe estão destinados.