Politécnico estuda com Câmara destino de convento abandonado em Viana do Castelo
O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) disse hoje estar a estudar com a Câmara Municipal um "destino digno" para o convento de São Francisco do Monte que se encontra em ruínas. Em declarações à agência Lusa, a propósito do alerta de grupo internacional de especialistas em história para "o estado de total negligência" em que se encontra o convento e apelando a uma "rápida intervenção de salvaguarda" daquele património, Carlos Rodrigues admitiu tratar-se de "uma preocupação de sempre", tendo sido realizadas "várias diligências no sentido de dar um destino digno ao que resta do convento". "Para mim não é nada agradável enquanto cidadão por um lado, e responsável por outro, ter um património daqueles no estado a que chegou o convento, ainda que tenha chegado às mãos do IPVC há relativamente pouco tempo. Isso não serve de desculpa, mas tenho de enfatizar que o convento é uma preocupação para todos e está a ser
CP acaba com ligação Porto-Vigo
ResponderEliminarEmpresa alega racionalização de custos. Associação de Utentes fala em agressão à mobilidade da região, que se vem juntar à cobrança de portagens na A28.
Artigo | 4 Julho, 2011 - 11:05
Ligação Porto-Vigo tem uma procura considerável, diz associação de utentes. A Associação de Utentes dos Comboios de Portugal - Comboios XXI criticou decisão da CP de interromper a ligação ferroviária entre Porto e Vigo "sem qualquer justificação ou consulta prévia".
A associação considera que esta é "mais uma agressão à mobilidade desta vasta euro-região (habitada por seis milhões de pessoas, uma das mais populosas da península), após a recente introdução de portagens na A28". A ligação, garante a associação, “embora sem nenhuma divulgação especial junto do seu público alvo, tem uma procura considerável - sobretudo na época estival".
A CP anunciou este fim-de-semana que vai acabar com a ligação ferroviária até Vigo a partir de dia 10, alegando falta de condições para continuar a manter o serviço, que tinha partida do Porto duas vezes por dia. “Entre os motivos na origem desta decisão está uma racionalização de custos que a CP tem que fazer, face à conjuntura financeira actual”, explicou fonte da empresa.
Isto é Ver Outra Viana por UMA CANUDO!
(É à moda do reaccionarismo de Ponte de Lima...)
Adorei ver os seus postais.Muitos deles fizeram-me rever a infância.
ResponderEliminarÉ pena não ter o mesmo bom gosto para a música.
Música de "elevador" para quem gosta de Viana, é uma coisa de sonho mau...
Meu caro e respeitado amigo,
ResponderEliminarComo não encontro o seu e-mail de modo a fazer-lhe chegar um convite gostaria de que após a leitura deste comentário me fizesse chegar um e-mail seu para geral@vivexperiencia.pt
Depois entraremos em contacto consigo de modo a dar-lhe conhecimento do motivo do nosso contacto.
Já agora, parabéns pelo video e pelo excelente blog, tem levado a cabo um notável trabalho por Viana do Castelo. Obrigado!
Melhores cumprimentos,
Nuno Barbosa
Eurodeputados do Bloco pedem solução para a ligação ferroviária Porto-Vigo
ResponderEliminarMarisa Matias e Miguel Portas perguntaram à Comissão Europeia se está disponível para apoiar “um pedido de fundos para modernização desta linha”, caso Portugal e Espanha o formulem, e se considera sugerir ao BEI a emissão de obrigações europeias “para a realização deste investimento na infraestrutura ferroviária".
Artigo | 5 Julho, 2011 - 01:48
Automotora da CP na estação de Vigo, 1 de Maio de 2009 - Marisa Matias e Miguel Portas apresentaram hoje uma pergunta escrita à Comissão Europeia sobre a interrupção da ligação ferroviária Porto-Vigo, com a circulação a ser suprimida entre Valença e Vigo já este domingo.
Os eurodeputados do Bloco de Esquerda querem saber se o executivo europeu está disponível para apoiar "caso Portugal e Espanha façam chegar à Comissão um pedido de fundos para modernização desta linha". Perguntam ainda se a Comissão considera "sugerir ao Banco Europeu de Investimento a emissão de obrigações europeias para projectos públicos (project bonds) para a realização deste investimento na infra-estrutura ferroviária".
"O desinvestimento no serviço público é a sua morte", comentou Marisa Matias sobre esta ligação que perdeu procura de forma drástica face "às três horas e vinte minutos de desconforto para percorrer cerca de 150 quilómetros". Um estudo do anterior governo a pedido da troika prevê o fecho de 800 Km de linha e a extinção de quase todo o serviço regional. A eurodeputada do Bloco de Esquerda teme que a decisão de hoje seja um prelúdio da rápida aplicação desse plano e pede soluções. "O investimento público na ferrovia gera emprego, crucial neste momento de crise, e tem um imenso retorno a nível da economia, da coesão territorial, da mobilidade, da poupança da energia e da protecção do ambiente".
A pergunta escrita à Comissão Europeia (a que pode aceder aqui) é um procedimento parlamentar de resposta obrigatória.
Também gostei desta recolha, a exemplo da anterior. Quanto à escolha da musica (o Sr.(a) que comentou anteriormente não gostou)confesso que gosto deste instrumental (gostos não se discutem).
ResponderEliminarTambém alerto para o autor(a) deste blogue que tenha cuidado com as escolhas das música, não esquecer que há os direitos de autor. Não basta escolher uma musica mais apropriada e colocá-la no vídeo, já me aconteceu fazer isso e o vídeo foi-me retirado do youtube.
Boa recolha. Sou muito nova, de certeza que muitos destes postais retratam lugares da altura em que eu ainda não tinha nascido.
ResponderEliminarÉ bom ter a possibilidade de ver as mudanças que a cidade teve ao longo dos últimos anos.
Parabéns. Continue a dar a conhecer a minha cidade, tanto no passado como no presente.